Você já ouviu falar em psicologia das cores? Assim como a escolha das cores de ambientes ou roupas pode afetar nosso humor e nosso comportamento, no marketing isso também é uma verdade. No post de hoje eu trago pra você 5 dicas para fazer a psicologia das cores trabalhar a seu favor no marketing.
O que é a psicologia das cores?
A psicologia das cores é um estudo sobre como as cores afetam nosso humor e nosso comportamento. Sabe como quando alguém diz que está “vermelho de raiva” ou que o azul traz tranquilidade? É mais ou menos isso.
Estudos médicos sugerem que a cor vermelha se correlaciona com um aumento na pressão arterial e a cor azul corresponde com uma diminuição.
Esse estudo demonstra como as cores também têm um impacto no nosso comportamento e por isso são fundamentais na escolha da tinta para a parede da nossa sala ou quarto, por exemplo. Cores quentes (como vermelho ou laranja) tendem a criar ambientes mais alegres e cheios de energia. Já cores mais frias (como verde ou azul), contudo, trazem ar de tranquilidade e paz.
E como isso funciona no marketing?
As cores que você usa em sua marca, em sua identidade visual e até nas paredes da sua loja e no seu uniforme desempenham papel fundamental no comportamento do seu consumidor.
Você já pensou por que as cores das logomarcas do McDonald’s do Burger King são o vermelho e o amarelo? Pois ambas são cores que remetem à fome e alegria. Existe até uma teoria chamada de teoria do Ketchup e da Mostarda, o que faz com que o cliente queira parar na loja para poder comer algo.
E o marketing precisa entender estas cores para se conectar emocionalmente com o consumidor. Afinal, as cores trazem uma resposta emocional em todos nós, estejamos conscientes disso ou não.
Por isso é importante que você dê um pouco mais de atenção para a escolha das cores na hora de construir a sua marca e sua identidade visual.
Confira abaixo 5 dicas para fazer a psicologia das cores trabalhar a seu favor no marketing.

5 dicas para fazer a psicologia das cores trabalhar a seu favor no marketing
1. Conheça ao menos o básico da teoria das cores
Tente se familiarizar pelo menos com o básico sobre as relações das cores com nosso comportamento:
- Vermelho: excitação, paixão, raiva, perigo, ação, ansiedade, poder.
- Laranja: ludicidade, simpatia, criatividade, cordialidade, entusiasmo.
- Amarelo: felicidade, otimismo, alerta, alegria, originalidade, entusiasmo.
- Verde: Juventude, vibração, vigor, natureza, crescimento, estabilidade.
- Azul: Calma, estabilidade, profundidade, tranquilidade, confiança.
- Roxo: Realeza, luxo, romance, introspecção, calma.
2. Comece pela emoção
Seja na escolha da sua marca, do ambiente ou da identidade visual de suas redes sociais, sempre procure começar se perguntando: qual a emoção que desejo transmitir?
3. Inspire-se em outras marcas
Procure perfis e identidades visuais de outras marcas (do seu nicho ou não) e inspire-se nelas.
4. Faça testes
Lembre-se que para toda regra há uma exceção. E pode ser que a cor que você escolheu, por algum motivo, acabe por não transmitir a emoção que você esperava. Por isso é fundamental fazer testes e ver o que tem melhor resultado.
5. Na dúvida? Use azul
Não é por acaso que tantas marcas de tantos setores diferentes usam o azul em suas logomarcas: ele é a cor favorita mais popular no mundo todo. Então na dúvida, aposte na segurança.
Está buscando uma equipe de experts para trabalhar no marketing digital da sua empresa? Fale comigo. A equipe da Projetual está pronta para te ajudar a utilizar a psicologia das cores na comunicação visual da sua empresa.