Você sabe a diferença entre Persona e Público-alvo?

persona e publico alvo

Entender a diferença entre persona e público-alvo ajuda e muito no seu relacionamento com o cliente. Saiba mais!

Você sabe por que um direcionamento correto é capaz de tornar suas campanhas ainda mais assertivas? Pois é conhecendo o seu público que você terá uma probabilidade muito maior de levar a sua mensagem para a pessoa certa. Por isso, é muito importante saber a diferença entre persona e público-alvo para otimizar suas estratégias de marketing.

É importante entender que tanto o público-alvo quanto a persona têm características e intuitos diferentes. Vamos então entender nas próximas linhas como tudo isso funciona! Acompanhe a leitura comigo:

Conheça agora as diferenças entre Persona e Público-alvo

1)    Definindo o Público-alvo

Público-alvo é a primeira coisa que você deve pensar na hora de iniciar a sua campanha de marketing. Tratam-se de pessoas que têm uma grande probabilidade de comprar o seu produto por variadas razões. Para descobrir quem são essas pessoas, é necessário pesquisar informações sociais, econômicas e demográficas.

Agora me responda: seu produto é para empresas ou para pessoas? Onde essas pessoas moram? Homens, mulheres ou ambos usariam seu produto? Qual a idade ou a geração deles? E a renda? Qual o grau de formação? Casados, solteiros ou isso é indiferente para o seu produto? E com qual frequência eles retornarão a comprar? Tendo todas essas perguntas respondidas, você já tem o seu público-alvo bem definido. Fácil, não é mesmo?

O público-alvo é um grande start inicial para construir uma campanha de marketing, de fato. Entretanto, precisamos construir uma melhor investigação do destinatário direto do seu produto. Sendo assim, é extremamente necessário perceber, de uma forma muito mais precisa, como esse consumidor se comporta, a fim de se conseguir uma segmentação realmente eficiente para o marketing digital.

Por essa razão, o público-alvo não tem sido muito utilizado nas ações de marketing. Mas, felizmente, ainda é muito utilizado na hora do projeto do produto, nos estudos de mercado e na definição de canais de comunicação com o cliente, por exemplo.

2)    Conceito de Persona

Buyer Persona, ou somente Persona, é a representação fictícia de um cliente ideal do seu produto. E, tem como principal objetivo, entender assertivamente quem é o seu cliente. Assim, sabendo exatamente o que ele precisa, as chances de suas estratégias de marketing derem certo aumentam consideravelmente.

Especialistas afirmam que”com o uso de personas as vendas geradas em seus sites aumentaram em 124%”. Isso porque a definição da persona tem muito mais detalhes relevantes para se conseguir criar um vínculo ainda mais favorável, e para que a compra possa ser finalizada.

Para construir a sua persona, você precisa criar:

  • um nome hipotético;
  • o cotidiano e o lifestyle da persona;
  • onde ele(a) trabalha;
  • o que costuma comprar e onde;
  • quais redes sociais prefere;
  • quais seus valores e hobbies;
  • quais suas dúvidas e reclamações sobre seu produto;
  • e também seus desejos ou ambições.

Dessa maneira, o direcionamento fica ainda mais focado e eficiente para os seus posts e anúncios chegarem à pessoa certa, por exemplo. Pois a persona consegue te passar dicas valiosas na hora da construção da linguagem do seu conteúdo, nos assuntos que seria interessante trabalhar, quais formatos seriam perfeitos para se oferecer, etc.

Gostou de saber quais são as diferenças entre persona e público-alvo? Se ficou alguma dúvida, ou precisa de qualquer informação a mais a respeito de marketing digital, é só entrar em contato. Até próximo post!