Por que criar um blog para minha empresa?

Blog_corporativo

Lojas virtuais estão atraindo muito mais visitantes por meio de artigos de blog. Saiba mais a seguir!

Você também tem essa dúvida? Por que afinal devo unir minha estratégia de marketing digital com a criação de um blog? Essa, pelo menos, é uma questão frequente entre profissionais que já conversaram comigo a respeito. Muitos nem entendem como tudo isso funciona.

Por essa razão, organizei neste artigo alguns insights sobre por que você precisa ter um blog e como isso pode otimizar os resultados do seu e-commerce. Acompanhe comigo:

O que é um blog e por que ele é necessário?

O blog é, praticamente, toda a parte conceitual de sua empresa. É um espaço onde você pode personalizar a aparência, colocar alguns elementos visuais que fazem parte da sua identidade, enfim, é uma página onde você pode adicionar atributos que envolvem e conectam o seu cliente com a sua marca.

Mas, além disso, a principal função de um blog é oferecer aquele “algo a mais” que deixará o seu cliente muito mais satisfeito por meio de textos explicativos. Sabendo construir um texto bem estruturado com as práticas de SEO, é também uma forma assertiva de atrair visitantes para a sua loja virtual.

Ter um blog é uma estratégia valiosa para engajar o seu público, criar um relacionamento com ele, adquirir leads e até mesmo conquistar novos clientes. Afinal, oferecendo conteúdos relevantes sobre o seu universo, as percepções do target em relação a sua marca enriquecem e muito!

Por que publicar blogposts?

Simplesmente, para conseguir se comunicar com o seu target em mais um canal, e mostrar a ele que você realmente entende do assunto. Segundo a Hubspot, “quem mantém um blog possui 55% mais visitantes”.

Oras, se as pessoas estão buscando informações na internet e, se você tem a possibilidade de entregar essas informações a elas, fazendo com que elas entrem em seu site e conheçam a sua empresa, por que não investir?

O que publicar em meu blog?

Para publicar artigos dentro do seu e-commerce, é interessante que você fique antenado nas novidades do mercado e que ofereça conteúdos que são de interesse do usuário.

Entender quem é seu público-alvo e conhecer bem suas personas ajudam significativamente a construir uma boa estratégia de marketing de conteúdo. Pois, dessa forma, você saberá exatamente o que essas pessoas querem saber a respeito do seu produto ou, ainda, o que elas buscam nos sites de pesquisa.

Trata-se de mais uma forma de interagir com seus visitantes. E, para isso, as possibilidades são muitas. O essencial aqui é ser criativo, saber se comunicar bem por meio das palavras, saber publicá-lo ou ter uma equipe responsável por isso.

Temas que podem ser abordados

Vou passar algumas dicas de temas bem interessantes que você pode adotar em seu blog. Veja só:

  • Aproveite as dúvidas que surgem de seus clientes no dia a dia das vendas e crie um texto explicativo. Afinal, outras pessoas que estão navegando na internet também podem ter essa mesma dúvida;
  • Encontre soluções para as dores dos usuários, e compartilhe todo o seu conhecimento de mercado em seus artigos;
  • Conte casos de sucesso para instigar o interesse de outros visitantes;
  • Fale também dos seus produtos e funcionalidades, não há nenhum problema nisso;
  • Sempre que possível, conte novidades do seu setor. Quem sabe um artigo sobre a experiência de estar em um grande evento, etc. Mostre que tem autoridade no assunto!

Agora que você já sabe por que é tão importante para as lojas virtuais construírem um blog para otimizar suas vendas, venha conversar comigo a respeito. Nos vemos no próximo post!