Vale a pena investir no Reels do Instagram?

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Já comentei aqui sobre as novidades que o Instagram trouxe para destacar a função Reels. Para quem não lembra, ela permite a criação de vídeos de até 30″com vários efeitos especiais e tem destaque na interface. Porém, após alguns meses a ferramenta ainda não caiu completamente no gosto de parte dos usuários. Será que, ainda assim, vale a pena investir no Reels?

Segundo o chefe do Instagram Adam Mosseri, ainda há muito a fazer para a rede chegar perto do principal competidor, o TikTok: ”Temos que ser honestos e admitir que o TikTok ainda está na frente”. Adam concedeu uma entrevista ao site estadounidense The Verge em que falou sobre o Reels.

Vamos lembrar que o TikTok de fato tornou-se uma febre mundial. Em 2020, foi o segundo aplicativo mais baixado no mundo. Como já comentei aqui, a rede faz sucesso entre os mais jovens, que são criadores de conteúdos ágeis, antenados. Para uma marca preocupada com o público de 16 a 24 anos, é cada vez mais essencial explorar o TikTok.

O Instagram está lutando para atingir esse público. Para o Adam Mosseri, o Reels ainda não conseguiu “ditar tendências” como o TikTok faz naturalmente – basta perceber como os vídeos da rede atravessam diferentes plataformas.

Instagram deu destaque ao Reels colocando um botão central na interface inicial da rede. Imagem: Instagram.

Investir no Reels ainda é uma boa ideia

Ao que tudo indica, o Instagram deve continuar apostando forte no Reels, especialmente na inclusão de ferramentas para produzir vídeos cada vez mais criativos – o maior diferencial do TikTok.

“Acho que temos que melhorar em construir ferramentas mais criativas e poderosas que não são necessariamente “memes” ou apenas momentâneas, mas que dão às pessoas criativas a habilidade de criar algo marcante”, comentou o chefe do Instagram.

A ideia da empresa, então, é investir no Reels para torná-lo um espaço para pessoas explorarem sua criatividade. As possibilidades e vantagens podem ser imensas, já que a função pode agregar cada vez mais produtores de conteúdo e influencers (que já estão bem presentes no Instagram).

Vídeos cada vez mais fortes no Instagram

Quando o IGTV foi apresentado em 2018, foi chamado de “o futuro dos vídeos”. O Reels pode ser visto como uma extensão disso.

Segundo Adam Mosseri, o Instagram está trabalhando para tentar “consolidar e simplificar” a maneira que a rede expõe seus vídeos. Atualmente, os vídeos de feed, stories, IGTV e Reels ocupam espaços bastante distintos, o que deve mudar.

Pensando bem, tudo isso confirma uma previsão feita há alguns anos, por diversos profissionais da comunicação, sobre como os vídeos se tornariam o futuro dos conteúdos. E isso não deve ir embora tão cedo, vide o sucesso das redes que comentei neste texto. Por isso, investir no Reels, no TikTok e em outras plataformas de vídeo continua sendo uma boa ideia.

E a sua marca, está antenada com os conteúdos e plataformas do momento? Para atingir resultados, é necessário falar a língua do consumidor, estar onde ele está. Entre em contato e vamos criar boas estratégias para seu negócio!