O que tem a ver o design na decisão de compra? Saiba que a decisão de compra de um cliente é fortemente impactada pelo design. Confira mais sobre o assunto!
Você sabia que ao comprar um produto que lhe chamou a atenção, você foi altamente influenciado pelo design na decisão de compra? É bem provável que isso realmente tenha acontecido!
Afinal, ao escolher produtos nas prateleiras dos supermercados, ao finalizar o pedido em uma loja virtual e até no momento de contratar um serviço, existem inúmeros fatores que podem te influenciar a decidirse é aquilo mesmo que você quer.
Esses fatores foram feitos para te conduzir inconscientemente a uma nova etapa da jornada de compra do marketing. O design na decisão de compra é um destes grandes fatores e tem papel primordial em todo esse processo.
Isso porque é ele quem passa mensagens por meio de imagens, cores e outras especificidades que traduzem o que é aquela marca. Ele é aquele elo de ligação imprescindível entre o produto e o público-alvo.
Quer saber mais sobre o design na decisão de compra? Acompanhe com a gente nos próximos parágrafos:
Os reflexos do design na decisão de compra
Em tempos de pandemia e era 4.0, não adianta “apenas postar” nas redes sociais e fazer anúncios na internet. Você precisa, sem sombra de dúvidas, conhecer a fundo o seu público-alvo. Além disso, é preciso ter em mente alguns outros fatores que influenciam diretamente na decisão de compra do seu cliente.
Considerando tudo isso e trabalhando bem com o design, é possível passar uma imagem muito mais certeira da sua marca, além de encantar seu cliente de forma correta. Inclusive, é uma maneira prática de evitar desperdícios com campanhas que, provavelmente, não dariam muito certo.
Agora, vamos falar um pouco mais sobre as etapas da jornada de compras, o poder de influência sob o consumidor e como o design pode ajudar nisso tudo! Veja só:
Jornada de Compra: o que isso significa?
Pode ser que levem anos, mas, pode ser que leve apenas alguns minutos para que o seu cliente decida que irá mesmo finalizar aquela compra. Tudo depende de algumas informações acerca do produto e também do perfil do consumidor.
Quando falamos, por exemplo, da compra de um imóvel, dificilmente o interessado irá logo na imobiliária com o dinheiro contado e o apartamento escolhido para comprar. Esse processo normalmente leva semanas ou até meses para escolher o imóvel ideal e realizar o financiamento, não é mesmo?
Então, podemos perceber que, neste caso, a decisão de compra acontece em um período mais longo. Afinal, é preciso muita pesquisa, conversar com muitas pessoas e levar em consideração uma série de requisitos.
Porém, se prestarmos atenção aos produtos de menor valor agregado, como um sapato em uma lojinha virtual, perceberemos que, na maioria das vezes, é quase que instantânea a decisão de compra do cliente. Em poucos cliques, o produto já foi decidido e comprado pelo cliente.
Contudo, nas duas situações, as etapas de compra são as mesmas e isso acontece mesmo tendo alguns aspectos externos influenciadores da decisão. Algumas pessoas, além de tudo, podem nem perceber esses aspectos que, muitas vezes, foram pensados por anos.
Mas, o que um bom Designer toma em conta quando sabe realmente trabalhar com Branding? Sem dúvida nenhuma são estes aspectos:
- classe social;
- fatores psicológicos;
- aspetos culturais;
- personalidade;
- faixa etária;
- círculo social;
- lifestyle;
- e muito mais!
Todos esses pontos são estudados minuciosamente para que se consiga entender a fundo quem é a persona daquela marca, como ela se comporta, o que gosta de fazer e até quanto dinheiro consegue movimentar. São características que contribuem para, além de criar suas campanhas, construir uma identidade visual condizente com o público-alvo e suas expectativas.
A Jornada de Compra
#1 O surgimento de uma dúvida
Tudo começa a partir de uma dúvida ou uma necessidade do consumidor. Às vezes, trata-se apenas de um sonho ou uma vontade daquela pessoa.
Ao compreender quais são as reais necessidades do consumidor, fica muito mais fácil de se fisgar algumas vendas, não é mesmo? E, antes de criar um anúncio ou uma arte para suas redes, o design é trabalhado para servir a essas necessidades do público-alvo – quando não as cria.
#2 A solução dos problemas
No momento em que o target começa a pesquisar sobre aquela necessidade, buscando conhecer um pouco mais sobre aquele serviço ou produto que está interessado, ele já partiu para a segunda fase da jornada de compra. Aqui ele está um pouco vulnerável e aberto para receber informações sobre aquela dúvida.
Um ponto-chave para influenciar na decisão de compra é sempre estar presente no dia a dia do consumidor. Anúncios de remarketing, por exemplo, são estratégias bem diretas para essa fase. Afinal, quem não é visto, não é lembrado.
Além disso, é quase que óbvio dizer que o site precisa estar bem otimizado e com informações distribuídas de forma clara e concisa. A navegabilidade precisa ser imprescindivelmente intuitiva e com imagens de bastante qualidade. Você também pode explorar os recursos das redes sociais, iniciando por lá o contato com a sua persona.
Vale lembrar que, nos dias de hoje, o consumidor sempre está buscando informações a respeito daquilo que deseja. Logo, é preciso prestar bastante atenção na comunicação e na experiência do usuário para atender às necessidades destes clientes superexigentes.
#3 A decisão de compra
Falando nisso, é preciso ressaltar que, mesmo que ele clique no botão de “finalizar a compra”, é mais que necessário pensar em toda a experiência que ele leva até tomar essa atitude. Se houver quaisquer fatores que dificultem a compra, ele pode abandonar o carrinho na hora, e não é isso que você quer não é mesmo?
Por isso, para as lojas virtuais, é indispensável que as informações de pagamento sejam de fácil compreensão e visualização para o usuário. Em outras palavras, tudo deve ser bem claro e bem objetivo.
Aqui, um bom trabalho de design pode garantir com que a navegação aconteça de forma fluida e interativa. Satisfazendo as necessidades e os olhos do consumidor.
Motivos de se ter um trabalho profissional de Design
Não importa qual nicho, produto ou serviço que você presta ou faz parte, é mais do que necessário contratar um excelente profissional de Design para transmitir corretamente o conceito e o valor de uma empresa.
Inclusive, o design está presente em todos os processos estratégicos de um marketing eficiente. Trata-se de uma ferramenta valiosa no processo de atrair clientes para as empresas.
O próximo passo é assegurar que tudo isso funcionará da melhor maneira possível. Para isso, conte com a nossa equipe especializada em marketing digital! Entre em contato agora mesmo, clicando aqui!