Marketing Sazonal: como usar datas comemorativas nas estratégias?

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O Marketing Sazonal é uma das estratégias mais eficazes para o mercado. Confira mais a seguir!

Você já notou em suas redes sociais algumas empresas publicando posts em homenagem a alguma data comemorativa? Essa é apenas uma estratégia comum do marketing sazonal, que explora as datas comemorativas para garantir presença digital e impulsionar vendas!

Algumas marcas, inclusive, começam muitos meses antes o seu planejamento para estas datas. E o que podemos notar é que essas estratégias acabam realmente tendo resultado, visto o aumento significativo do faturamento das empresas nestes períodos.

Pensando nisso, vim trazer aqui para você algumas ideias relevantes para se começar a trabalhar com essa estratégia e ajudar a divulgar ainda mais o seu negócio. Confira comigo:

O que é marketing sazonal?

Basicamente, são ações estratégicas para se conseguir ainda mais clientes e, assim, conseguir bons resultados financeiros. Entretanto, as ações do marketing sazonal são, além de temporárias, especificamente relacionadas às datas comemorativas.

Inclusive, os empreendedores do meio digital estão cada vez mais se adequando a essas estratégias. Porém, é necessário ficar atento a outros pontos, além das campanhas de divulgação.

Calendário de Datas Comemorativas

Para uma campanha de data comemorativa realmente dar certo, é necessário bastante planejamento. As campanhas do Natal jamais devem começar a serem pensadas em dezembro, por exemplo, mas meses antes.

Primeiramente, você deve rastrear quais são as datas mais relevantes para o seu negócio e depois começar a pensar nas estratégias. É importante reforçar aqui que é necessário iniciar esse projeto com tempo hábil para qualquer mudança de planos.

Claro que, algumas datas, como Natal e Dia das Mães, são conhecidas nas estratégias de marketing sazonal. Mas, você certamente encontrará alguma específica para o seu nicho e poderá fazer bom uso dessa data comemorativa, assim como as mais óbvias. Não esqueça também de que ela deve ter relação com o seu público, ok?

Ações de marketing

Uma dica interessante para adicionar às suas ações sazonais é a criação de produtos limitados e exclusivos para a data. Mas, quem trabalha com produto digital, pode também oferecer bônus temáticos ou promoções.

O legal é adaptar todo o seu design com a campanha em questão, seja no seu site, nas suas redes, nos seus e-mails, etc. Tudo para impactar o consumidor de uma forma positiva e se destacar dos concorrentes.

Com o passar dos anos, você vai avaliando as suas campanhas e descobrindo as que mais valem a pena investir. O segredo é continuar naquilo que deu certo e rever aquilo que não foi tão eficaz.

Para finalizar, lembre-se que faltam alguns meses para a Black Friday! Este é o momento ideal para começar a pensar em toda a sua campanha. E, este evento vem se fortalecendo no mundo todo como uma grande data para o marketing sazonal.

De acordo com os dados coletados pela Ebit/Nielsen, o faturamento do varejo digital de nosso país em 2019 foi de R$ 3,2 bilhões entre a quinta e a sexta-feira da Black Friday, sendo este número um aumento de 23,6% se comparado ao ano anterior. Relevante, não é mesmo?

E, se você estiver precisando conversar a respeito das melhores estratégias de marketing sazonal para a sua empresa, converse comigo! Até o próximo artigo!