Black Friday 2020: confira boas estratégias de marketing

Black Friday Online Sale

A Black Friday é um grande evento para aumentar o faturamento anual do comércio online. Confira algumas estratégias de marketing a seguir!

Prontos para a Black Friday? O evento acontece sempre em novembro, isto é, este é o momento para começar a criar as suas campanhas de marketing e todo o planejamento para esta data tão lucrativa para o varejo online.

Em tempos de pandemia e crise econômica, a expectativa para que esta data ajude a aumentar o volume do faturamento anual das empresas é consideravelmente alta. Ainda mais tendo em vista que, com o fechamento temporário de muitas lojas físicas, a tendência é que as compras online sejam ainda mais numerosas.

Sendo assim, como toda campanha de data comemorativa, é essencial se preparar para que tudo aconteça sem nenhum problema. Por isso, vou te mostrar nas próximas linhas como você pode turbinar suas vendas na Black Friday com a ajuda de excelentes estratégias de marketing digital. Acompanhe comigo!

Marketing Digital para a Black Friday

Selo Black Friday Legal

Uma coisa incrivelmente relevante na Black Friday, principalmente para os consumidores, é a veracidade das informações. O cliente reconhece quando as lojas oferecem descontos ilusórios e, se isso acontecer, pode acabar manchando a reputação da sua empresa.

Além de ser verdadeiro em seus descontos, uma alternativa para trazer mais confiança para os seus clientes é mostrar a todos o selo Black Friday Legal oferecido pela Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico.

Promova seus conteúdos

Sabemos que a concorrência nesta data é incrivelmente acirrada. Dessa forma, contar com a sorte de apenas publicar conteúdos esperando que seu cliente venha até você pode te dar apenas bons resultados.

Mas, para garantir resultados excelentes, é legal definir uma boa verba para as suas ações de marketing. Sem esquecer, é claro, de criar materiais condizentes à data e de ótima qualidade para fazer o investimento.

Pesquise

Pergunte aos seus clientes fiéis quais são as expectativas em relação à sua marca para a Black Friday. Lembrando que essa ação deve ser feita com bastante antecedência para você poder planejar tudo com segurança. Cerca de 30 dias antes já pode ser suficiente para conseguir falar com os fornecedores e organizar a sua logística.

Enviar e-mails para a sua base de contatos e até usar as perguntas no Stories do Instagram podem ser boas alternativas para realizar essa pesquisa.

Apareça

Comece a divulgar tudo o que você irá promover no evento. Instigue seus clientes a lembrarem de você na Black Friday. Uma boa estratégia é fazer vídeos apresentando os produtos, de uma maneira bem próxima. Mostre-se para sempre ser lembrado.

WhatsApp

Criar grupos no WhatsApp para oferecer aos participantes descontos especiais é uma incrível estratégia. Isso porque, depois da Black Friday, você poderá ter uma grande lista de contatos para enviar conteúdos pelas Listas de Transmissão.

Instigue a compra

Ofereça descontos progressivos, como “compre 2, leve 3” e outras estratégias semelhantes. Isso fará o volume de vendas aumentar exponencialmente.

Essa é uma incrível estratégia para conseguir mais clientes. Veja só: quando um cliente finalizar uma compra na semana da Black Week, forneça um cupom de desconto se ele compartilhar ou conseguir com que mais algum amigo compre na sua loja.

Além disso, pense também nas compras pós-Black Friday. Para isso, ofereça descontos para aqueles que finalizarem a compra e desejam comprar mais algum produto no mês seguinte, que, no caso, é o mês do Natal – outra data com alto volume de vendas.

Pagamento

Neste evento, as pessoas estão geralmente pensando em comprar produtos de alto valor para se beneficiar com os descontos. Porém, é necessário pensar que muitas precisam de flexibilidade para poder realizar o pagamento, principalmente com a crise econômica gerada pela pandemia.

Por isso, pensar em melhores condições de pagamento, como maior parcelamento, retirada dos juros, ou descontos maiores para quem pagar por boleto podem te garantir ainda mais clientes. Lembre-se de calcular tudo o que você pode oferecer com antecedência para não acabar gerando prejuízos.

Gostou dessas dicas incríveis que você pode usar para as suas ações para a Black Friday? Se precisa de mais alguma informação, ou ajuda em relação ao marketing digital para a sua empresa, é só entrar em contato comigo!