Você já ouviu falar em Marketing de Moda?

Mulher sorrindo com o celular na mão

Segundo pesquisa desenvolvida pela plataforma Melhor Envio, o setor da moda é o segmento que mais cresce no e-commerce nacional.

Após consultar mais de 9 milhões de solicitações de entrega, foi possível constatar que 19% das encomendas eram da categoria vestuário e itens de moda.

Além disso, de acordo com dados da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), para 2022, há uma projeção de crescimento para a produção da área de vestuário. A estimativa para o setor é uma expansão de 7,4%. Sobre os lucros, se espera atingir, em média, R$ 57 bilhões, resultando no aumento de 9,2%.

Sem dúvidas, é um mercado com números atrativos para várias áreas, inclusive, para a área do marketing. Isso porque, em razão do sucesso do setor e da tendência de crescimento, surge na área de marketing uma vertente especializada em pesquisar, produzir conteúdo e gerenciar marcas do nicho da moda.

Continue a leitura deste artigo e confira quais oportunidade o mercado da moda oferece para a área de marketing.

Qual a função do Marketing de Moda?

A princípio, há várias oportunidades que surgem para atender às necessidades do mercado da moda. Por exemplo, algumas delas são desenvolvidas pela área do marketing, entre elas estão: a construção de estratégias de marketing de conteúdo e digital, o branding e a gestão especializada nesse tipo de empreendimento.

Em resumo, o Marketing de Moda tem a função de criar e gerenciar ações publicitárias e de conteúdo para posicionar marcas no mercado. Além de estimular a venda e consumo de marcas e produtos do ramo fashion.

Como funciona o Marketing de Moda?

De maneira geral, as estratégias do Marketing de Moda são responsáveis por trazer as tendências e as criações até o público consumidor. Nesse sentido, é o setor de marketing que irá analisar as preferências, os hábitos e as maneiras de consumo do perfil inspirador das coleções.

Ainda mais, será essa área do marketing que vai produzir conteúdo informativo e de divulgação. Ou seja, vai apresentar as principais informações e diferenciais da marca, com foco em atrair clientes e tornar a marca conhecida no mercado.

Quais oportunidades a moda oferece para a área de marketing?

A seguir, confira as oportunidades que o mundo fashion oferece ao profissional de marketing.

Pesquisa e análise do mercado da moda

Sem dúvidas, a pesquisa é parte fundamental de todo planejamento de marketing. Afinal, seria perda de tempo e dinheiro produzir conteúdo de maneira eventual.

Por isso, todo o planejamento de conteúdo e mídia começa com a pesquisa e análise de mercado. Além do mais, errar nessa etapa, pode comprometer toda a estratégia e impactar de forma negativa o poder de influência e os lucros de uma marca.

Design e desenvolvimento da marca

Com certeza, essa é uma das etapas mais importantes para a manutenção e a consagração de uma marca.

Em suma, é uma atividade que requer preparo e atenção. Uma vez que deve une os objetivos comerciais da empresa de moda com as ferramentas de comunicação, tais como: o logotipo, a identidade visual, o slogan, os endereços virtuais, entre outros exemplos.

Por fim, as ações do design e do desenvolvimento de marca representam a imagem e personalidade que uma marca de moda deseja transmitir. Como resultado, criam uma identidade e oferecem componentes para conquistar empatia e conexão com o público.

Campanhas publicitárias

Em geral, essa é uma área que atua em paralelo com a pesquisa e análise de mercado. Isto é, com base nos dados de pesquisas, são feitas campanhas com conteúdo atrativo e persuasivo para impactar e motivar o consumo de possíveis clientes.

Via de regra, para trabalhar nessa área, o profissional de marketing deve ser criativo e acompanhar com frequência as tendências de consumo e de vestuário.

Conclusão

Mas, se essa vertente do marketing chamou a sua atenção e você quer mais informações sobre o tema, o que acha de marcar uma consultoria? Uma consultoria especializada vai te ajudar a aprimorar os seus conhecimentos e as suas habilidades.

Não perca tempo! Invista em você e acredite no seu potencial!

Fonte: Imagem – www.freepik.com