Hoje em dia, para que sua empresa possa se manter competitiva no mercado, é fundamental que ela esteja inserida nos meios digitais. Isso vai desde a criação de um site até à presença nas redes sociais e demais canais de contato com o consumidor.
Mas, como todos nós sabemos, o ambiente digital pode ser um tanto desafiador, afinal, existe uma grande exposição a tudo o que você faz, de certo ou errado.
E apenas um deslize que sua empresa venha a cometer na internet pode significar a ruína de toda a reputação que você construiu online.
Por isso, hoje eu quero compartilhar com você algumas dicas do que sua empresa NÃO deve fazer digitalmente, para preservar a marca e percepção dos clientes. Vamos lá?
Confundir lado Profissional com Pessoal
Esse talvez seja o item mais importante da lista, por isso fique atento. Mesmo que o seu lado pessoal fale mais alto em algumas situações, procure uma maneira de não levar isso até a sua marca ou até os seus clientes, pode ser muito mal interpretado, mesmo que você imagine ter a razão.
Em um ambiente tão politizado como o que estamos vivendo, essa situação fica ainda mais evidente. Por isso, não comente nada na sua página com o seu perfil pessoal, evite marcações em fotos e opiniões em temas polêmicos. Lembre-se que sua marca deve atingir todo o potencial consumidor, e ao tender para um lado, você pode perder uma grande parcela de clientes.
Pecar no exagero, para mais ou para menos
Outro grande erro que muitas empresas cometem, principalmente no começo de suas operações digitais, é pecar no exagero. Na empolgação de entusiasmo de iniciar no mundo virtual, é comum que muitos gestores ou marcas queiram estar no maior número possível de canais. Até certo ponto essa estratégia pode ser boa, mas devemos considerar 2 pontos:
Presença demais é incômodo: na ânsia de conquistar autoridade, exagerar no número de publicações pode ter o efeito contrário e afastar o seu público, bem como o tipo de conteúdo, que se for irrelevante de nada adiantará. Por isso, é importante buscar o equilíbrio.
Presença de menos é desinteresse: não adianta sua empresa criar todos os canais possíveis se sua equipe não conseguirá alimentar com certa frequência todos eles. Redes sociais, sites e blogs que não são atualizados passam a impressão de abandono e tiram boa parte da credibilidade da empresa.
Não dar atenção ao Público
Se não alimentar seus canais é um grande erro, não interagir com o seu público é um equívoco ainda maior, por isso vai de encontro com o item acima, onde falamos da criação de canais. Lembre-se que o seu público pode estar em diversos ambientes e poderá falar e interagir com a sua empresa no que ele tiver maior afinidade.
Pode ser um post no Facebook, um tweet, um story no Instagram, um comentário no blog ou até mesmo um formulário no site. Sua marca deve ficar atenta a todos os canais ativos, afinal, interação de cliente tem grandes chances de se transformar em potencial de venda.
Além disso, é interagindo com o público que sua empresa poderá passar maior credibilidade e conquistar novos fãs, desde que haja um planejamento e precisão de linguagem na comunicação.
Não seja Raso!
A mensagem que eu quero passar aqui é para que o conteúdo publicado pela sua empresa ou marca possua certa profundidade e seja realmente útil para alguém. Não adianta ter 5 publicações diárias nas redes sociais se o conteúdo visto lá não vai impactar ninguém de forma positiva.
E aqui não importa a quantidade de posts, é preferível que só haja uma publicação por semana ou a cada 15 dias, desde que esse conteúdo seja bem elaborado e faça a diferença no momento daquele consumidor.
Gostou das minhas dicas? Fique a vontade para deixar seu comentário, propondo novas sugestões. E aproveita para me seguir no Instagram, no @milenamancinimarketing. 😉