Nos últimos anos vimos mudanças significativas na forma com que os consumidores preferem fazer suas compras, tanto quanto em como as lojas se preparam para receber os clientes e apresentar seus produtos e serviços.
Enquanto produtos viraram commoditties, o varejo se voltou para o encantamento. Como abordar, encantar e fidelizar consumidores cada vez mais exigentes?
Neste contexto surgiu, e ganha cada vez mais espaço, o Marketing de Experiência, que envolve os consumidores pela conexão emocional: explora sentidos, sentimentos e pensamentos, estimulando ação e identificação.
“O marketing de experiência — também conhecido como Marketing Sensorial — é uma tática que procura trabalhar a relevância de um negócio para seus clientes, através da percepção de todo o processo de compra, interações e experiências que uma pessoa tem com uma empresa.”
(Rock Content)
Tudo sobre o cliente
Essa estratégia se baseia em construir um relacionamento direto entre marca e consumidor. Entretanto é preciso lembrar: para encantar você precisa conhecer muito bem quem está do outro lado. E aí voltamos novamente para ela, a figura principal das “novas estratégias de Marketing”: a Persona.
Entenda o que é e como delimitar a(s) Persona(s) da sua marca clicando aqui.
A construção da Buyer Persona é de grande importância para fortalecer laços com o consumidor, mas depois de entender com quem você está falando, também é importante construir a humanização da marca. Sua empresa está disposta a genuinamente dialogar, ouvir o consumidor e ter uma relação horizontal? E, como próximo passo, está disposta a ajustar seus processos para implantar o Marketing de Experiência?
Como humanizar o discurso da marca
Não existe apenas uma maneira de humanizar sua marca, mas existem algumas dicas, dentre as quais:
- Posicionamento
Essa é uma das formas mais abraçadas pelas grandes empresas no Brasil: consiste em assumir uma crença (ou posição) e defende-la não só por meio de sua comunicação, mas através de ações efetivas.
Essa é uma maneira de fazer seus consumidores associarem seus próprios ideais com os da sua empresa.
- Identificação
Não distante do tópico anterior, a identificação explora os principais interesses e ideias do consumidor. Assim ele se sente parte do universo da marca, e sua vontade de pertencimento se estende até o processo de compra. Comprar de determinada marca passa a ter mais valor do que em uma ocasião sem essa conexão.
“O processo de compra cria estímulos, e esses estímulos geram respostas emocionais que ficam atreladas à experiência de compra.”
Os três V’s do Marketing de Experiência
Assim como temos os 4P’s do Marketing e os 8P’s do Marketing Digital, no Marketing de Experiência temos 3 V’s para direcionar as ações: Verdade, Vontade e Valor.
- Verdade
Sua marca precisa ser verdadeira na comunicação. Na era do Storytelling, apenas histórias verdadeiras perduram – e convencem!
- Vontade
A vontade de comprar, interagir ou se relacionar com uma marca parte do consumidor a partir da “verdade” mostrada pela empresa. E essa “vontade” está ligada ao contexto da experiência.
- Valor
Já o “valor” aborda a percepção que os clientes possuem da experiência e das conexões criadas no primeiro contato com a marca. Neste caso, sim, a primeira impressão é a que fica.
Inove e surpreenda
Ao considerar o Marketing de Experiência em sua empresa, pense em uma ideia que seus consumidores não esperam: o elemento surpresa estará ao seu lado se mantiver em mente a palavra “encantamento”. Inovar não significa apenas inventar novas ações, mas também adaptar ideias ao seu negócio.
“O Marketing de Experiência é uma mistura de todas as sensações pelas quais um cliente passa, desde quando era um desconhecido à marca até se tornar um cliente fiel.”
Porém, como dica final: não limite seu pensamento sobre Marketing de Experiência apenas fazendo, por exemplo, um “Espaço Instagramável” dentro da sua loja. Marketing de Experiência não é uma ação pontual de PDV, mas começa pelo treinamento e envolvimento da sua equipe, a experiência Omnichannel da marca e se estende ao pós venda, ao relacionamento e a estar disposto, o tempo todo, de ouvir e se reinventar.
Te vejo no próximo conteúdo! 🙂
Milena Mancini