De quem ama até quem odeia, todos estão falando de Big Brother Brasil. O reality show tem ganhado novos telespectadores ano após ano, especialmente entre o público jovem. As marcas inteligentes estão antenadas e aproveitando essa febre para interagir com seu público.
É um tema tão debatido nas redes sociais que até o Twitter lançou dicas para marcas se engajarem na conversa, mesmo que não patrocinem o programa.
Por que todos estão falando de BBB?
Já faz alguns anos que redes sociais sempre se movimentam a partir do reality, discutindo todos os lances do programa, produzindo memes e torcidas. O boom aconteceu mesmo com a edição de 2020, que contou com celebridades e influenciadores entre os participantes, engajando ainda mais o público.
Os números da edição atual falam por si só: nas capitais São Paulo e Rio de Janeiro, a estreia do BBB21 teve respectivamente 49 e 52% de participação pela televisão (porcentagem de televisores sintonizados no programa), como apurou a Folha. A audiência superou a edição de 2020, que já havia batido recordes.
Já nas redes sociais, outra métrica importante é acompanhar o número de seguidores dos participantes do programa: 72 horas depois da divulgação, os “brothers” acumulavam juntos impressionantes 113 milhões de seguidores, segundo o site Gshow.
As marcas estão entrando na conversa
A edição 2021 do BBB conta com patrocinadores de peso, como Coca Cola, Amstel, PicPay, Americanas e outros. A participação dessas empresas no programa tem efeitos reais perante o público, como foi o caso do McDonald’s: enquanto patrocinava uma “prova de resistência” do programa nos dias 5 e 6 de fevereiro, a busca pela empresa no Google subiu mais de 100%.
Contudo, até marcas concorrentes, que não participam do time de patrocinadores, estão falando de BBB. Elas escolhem participantes, comentam lances, fazem piadas.
Foi o caso, por exemplo, do Burger King. Eles se engajaram depois que uma prova da Coca-Cola deu a “liderança” do programa para uma participante pouco gostada pelo público. A marca fez uma provocação citando concorrentes da Coca:
O Giraffas, outra empresa que não patrocina o programa, brincou no seu perfil do Twitter sobre como ela seria uma “participante” ideal:
A Claro Brasil, empresa que patrocinou a edição 2020 do programa, não quis ficar de fora, mesmo não sendo mais patrocinadora. Ela engajou seus seguidores no Twitter desde o início:
Dicas para começar a engajar o público da sua marca
As marcas que estão fazendo sucesso falando de BBB nas redes sociais estão acertando em pontos específicos: conhecimento sobre o programa, momentos ideais para interação e noção das conversas do momento.
Basicamente, estar falando de BBB neste momento não é apenas pelo bom humor mas aproveitar uma oportunidade de ouro: se engajar numa conversa que todos estão tendo. Feita da maneira certa, as marcas podem ter ações para conquistar novos seguidores e fidelizar ainda mais os já existentes.
Contudo, entender por que e como realizar essas ações passa por conhecer bem o seu público-alvo. Será que a persona da sua marca também está falando de BBB neste momento? Antes de você começar, é importante entender bem o que sua audiência espera de você.
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