Já faz tempo que percebemos que a diversidade é uma pauta relevante para as empresas e seus públicos. Hoje em dia, as marcas são cobradas não apenas por mensagens positivas de inclusão, mas também por promover na prática a diversidade nas empresas, estabelecendo programas e ações de impacto.
Mesmo assim, a preocupação com o assunto ainda não gerou uma movimentação geral e consistente entre a maioria das grandes empresas.
Diversidade nas empresas ainda é desafio
Um estudo realizado pela consultoria Mais Diversidade percebeu que a inclusão e diversidade nas empresas são principalmente aplicadas em ações pontuais e não através de um programa bem estruturado, como seria desejado.
A amostra da pesquisa buscou empresas brasileiras com grande número de colaboradores e presença forte em seus segmentos. Foram 293 organizações nacionais e multinacionais, presentes em até 34 países.
93% delas afirmou que pretende ampliar ou manter seu investimento em integração e diversidade. Ou seja, a grande maioria percebe a emergência desse assunto. Ao mesmo tempo, só 35% delas possuem uma estratégia planejada, uma integração de políticas consistentes e monitoradas em toda a companhia. O que mais acontece são ações pulverizadas, distribuídas pontualmente.
A presença de uma área focada em inclusão e diversidade nas empresas entrevistadas é realidade em apenas 28% delas. Geralmente, as ações acontecem apenas como parte do RH, não como parte de uma visão perdurável da empresa.
A preocupação é o mundo atual
A principal preocupação do momento passa pela promoção de inclusão e igualdade racial: 33% das empresas entrevistadas colocaram este como o maior desafio para 2021. A pesquisa mostra que o debate levantado pelos movimentos antirracistas em 2020, como o #BlackLivesMatter, foi o principal motivador para essa preocupação.
Há pouco falei aqui no site sobre como deve ser o mundo no pós pandemia. Já sabemos que o público das marcas, consumidores ou não, esperam que elas estejam cada vez mais engajadas com questões sociais. A inclusão e diversidade nas empresas certamente está no radar.
Sabendo disso, não é apenas uma questão de imagem para as empresas, mas de utilizar sua presença para atuar positivamente em questões pertinentes para a sociedade. Com isso, o valor da marca perante o público só cresce.
Um bom exemplo
Atualmente, a Natura é uma empresa bastante lembrada por suas ações de diversidade. Inicialmente, ela se destacou na 1ª edição do Guia Exame de Diversidade por suas iniciativas com pessoas com deficiência. Isso se concretizou em ações estruturais: a meta de 2020 foi chegar a 8% do seu quadro de colaboradores preenchidos por este perfil.
Uma ação da empresa que ganhou bastante repercussão recentemente foi convidar um homem transsexual para seu comercial de Dia dos Pais de 2020, indicando para a diversidade nos consumidores da marca. Segundo alguns analistas de mercado, o conteúdo reforçou a imagem de inclusão e fez subir as ações da Natura na bolsa de valores.
Enquanto uma profissional em posição de liderança em minha empresa, a Projetual Comunicação, considero essencial o foco em iniciativas de diversidade nas empresas. Não é apenas uma questão de “moda”, mas de necessidade com questões emergentes no mundo e, sobretudo, oportunidades. Temos aberto mais nossos olhos para questões sociais no dia a dia. ´Precisamos entender de onde vem esse clamor, entender nossos ouvintes. As marcas, claro, devem fazer o mesmo e exercer o papel que podem, já que poderão ser cobradas por isso.