Google Meu Negócio: a ferramenta gratuita da gigante da internet

Google Meu Negócio

Aparecer no Google é (ou deveria ser) o sonho de qualquer empreendedor. Afinal, o maior buscador da internet está nas casas dos trilhões de termos procurados por dia! É muita coisa, né?

E se há um grande volume de pessoas, também há grandes oportunidades para empreendimentos que aparecem nos resultados de busca. Por isso o Google é tão desejado em termos de marketing e é onde encontram-se os maiores investimentos em anúncios, dos pequenos aos grandes negócios.

Mas e se eu te disser que existe uma maneira de aparecer de graça no Google? É justamente sobre isso que vamos falar no conteúdo de hoje, em que vou te apresentar o Google Meu Negócio.

O que é o Google Meu Negócio?

Lembra antigamente quando alguém precisava buscar o telefone de algum estabelecimento e recorria às famosas páginas das listas telefônicas? O Google Meu Negócio funciona como uma espécie de catálogo, mas obviamente mais moderno e com muitas funções.

A ferramenta gratuita do Google permite que empreendedores possam cadastrar seus estabelecimentos para aumentar sua exposição online e fazer com que mais pessoas encontrem os serviços ou produtos com que a empresa trabalha.

Dessa forma, se alguém está buscando por “material de construção em Curitiba”, por exemplo, o Google Meu Negócio irá exibir os resultados mais pertinentes para aquele usuário, considerando sua localização e alguns outros fatores. Se sua empresa oferece esse serviço e estiver cadastrada na plataforma, haverá uma grande chance do usuário encontrar o seu site, número de telefone ou produtos e serviços.

E você pode conferir mais detalhes dessa e outras estratégias nesse Artigo.

Além dos resultados nas buscas, o Google Meu Negócio também permite que a sua marca apareça no Google Maps. Dessa forma, quando alguém estiver navegando pelo aplicativo poderá encontrar sua empresa lá também.

Os segmentos mais buscados pelo Google Meu Negócio

Há empresas de absolutamente todos os segmentos cadastradas no Google Meu Negócio, o que torna o espaço um ambiente super democrático e acessível aos pequenos negócios. Para que você possa ter ideia de alguns números da ferramenta, listei abaixo os principais segmentos e o volume de busca mundial de cada um deles, de acordo com o próprio Google.

  • Pesquisas por restaurantes: 5 bilhões
  • Pesquisas por hotéis: 3 bilhões
  • Pesquisas por lojas de roupas: 1 bilhão
  • Pesquisas por salões de beleza: 600 milhões
  • Pesquisas por cafeterias: 5 milhões

Principais vantagens do Google Meu Negócio

Você no controle das informações e da credibilidade

Sabendo que o Google Meu Negócio é uma ótima porta para novas oportunidades, ninguém vai querer observar informações erradas sobre a sua marca, né? Imagine que você está atraindo um bom público na página da sua marca no GMN mas o endereço está errado? Isso só vai dar dor de cabeça!

Eu digo isso porque alguns estabelecimentos podem surgir no Google Meu Negócio ocasionalmente criados por usuário da plataforma, assim você terá que assumir a propriedade.

Com a propriedade em mãos ou caso você mesmo tenha criado, terá a chance de otimizar os recursos da ferramenta. Além disso, de acordo com o Google, “as empresas que confirmam as informações com o Google Meu Negócio têm duas vezes mais chances de serem consideradas confiáveis pelos consumidores”

Com isso, preencha corretamente dados como:

  • Telefones
  • Site
  • Horário de funcionamento
  • Endereço

E mais.

Com uma conta confirmada e bem gerenciada, os usuários terão muito mais confiança ao encontrar os dados da sua empresa online.

Foco na interação com os clientes

Agora que seus clientes já podem encontrar suas informações online, chegou a hora de dar o próximo passo para construir uma boa reputação online no Google Meu Negócio, e não há melhor maneira do que fazer isso interagindo com os usuários.

Um dos principais atributos da ferramenta é permitir que usuários possam avaliar e criar depoimentos sobre as empresas, ajudando outros usuários na tomada de decisão. Por isso, fique sempre atento aos comentários feitos pelos clientes, busque responder educadamente todas as observações, até mesmo as críticas, isso fará com que outros usuários vejam como você se importa com os clientes.

Além dos comentários, os clientes também podem inserir fotos do seu negócio da ficha da sua empresa no Google Meu Negócio. Mas convenhamos que ficaria chato algum usuário entrar na página da sua empresa e observar que somente outros usuários adicionaram fotos, né?

Por isso, sugerimos que você também inclua fotos do estabelecimento para que os usuários conheçam a estrutura do seu negócio. Outra vantagem dessa prática é que “as empresas que incluem imagens nos perfis recebem 42% mais solicitações de rota no Google Maps e 35% mais cliques de acesso ao site do que as que não adicionam.”

Entenda o comportamento do seu público

Outro interessante ponto do Google Meu Negócio está na oportunidade conhecer um pouco mais o público que chega até os dados da sua empresa. A própria ferramenta oferece alguns dados analíticos para que você enxergue como está sendo o desempenho da sua ficha online.

Esses dados são muitos valiosos na hora de planejar as suas ações online. Com o Google, você pode observar quantas pessoas ligaram para o seu telefone a partir do número exibido na página, poderá ver quais são os termos que fizeram com que as pessoas chegassem até o seu negócio e muito mais.

Isso dá uma grande base para você entender o que pode estar dando certo e o que pode estar dando errado. Se as pessoas estão chegando até o seu negócio por termos que não representem a sua empresa,  está na hora de fazer algumas mudanças.

Se o número de ligações está baixo, talvez você possa dar mais prioridade ao site ou WhatsApp, por exemplo.

Essas configurações básicas do Google Meu Negócio permitem que você obtenha um bom desempenho no ambiente online.

Gostou das dicas? Aproveite para deixar seu comentário e continue acompanhando meu blog para mais dicas de marketing digital!