O frete grátis no e-commerce costuma ser uma estratégia muito bem-sucedida para vender mais. E em um momento como este, de isolamento social, no qual cada vez mais pessoas estão optando por comprar on-line, oferecer frete grátis pode ser uma boa opção para conquistar novos clientes.
Mas é preciso muita cautela e planejamento para que seja possível oferecer frete grátis em sua loja virtual com segurança. Por isso hoje vou falar um pouco mais sobre essa opção. Vem comigo!
A importância do Frete Grátis para sua Estratégia de Vendas
O frete sempre foi motivo de muita preocupação por parte dos lojistas virtuais. Afinal, oferecer a melhor opção de entrega pode ser fundamental para a decisão de compra. Por outro lado, sabemos que nenhuma loja on-line sobrevive com frete 100% grátis o tempo todo, mas alguns números mostram como pode valer a pena investir nesse tipo de ação.
De acordo com o estudo Consumer View, realizado pela National Retail Federation (NRF), os consumidores estão cada vez mais esperando por ações de frete grátis em e-commerces. Além disso, outro movimento interessante é o de retirar suas compras do e-commerce em uma loja física.
O resultado do estudo ainda constatou que 75% dos consumidores entrevistados querem frete grátis mesmo em pedidos abaixo de US$ 50. Os baby boomers (nascidos em 1946-1964) são os que mais demandam entregas gratuitas, com 88% deles desejando a ação. Por outro lado, 77% para a Geração X (1965-1980), 61% para os millennials (1981-1994) e 76% para a Geração Z (1995 e posterior). Os dados da NRF também indicam que 65% dos e-consumidores pesquisam os limites de frete grátis antes de adicionar itens aos carrinhos de compras on-line.
O que considerar ao oferecer Frete Grátis na sua Loja Virtual?
Preço do Frete para a sua Loja
Frete grátis mesmo, só para o cliente. Sua loja on-line precisará de alguma maneira despachar o produto e isso tem custo. Por isso, quanto menor o preço de frete, menor será seu custo com essa prática. Nesse caso, você pode negociar e conseguir preços mais atrativos com a transportadora, normalmente com um grande volume de fretes contratados e de acordo com a região de entrega. Algumas plataformas também oferecem negociações especiais e intermedeiam a operação com os Correios, por exemplo, devido ao alto volume que seu montante de clientes opera.
Não esqueça da margem de lucro
Para sua loja, o valor do frete deve ser retirado da margem de lucro dos produtos comercializados. Por isso, uma boa opção pode ser selecionar produtos com boa margem de lucro, ou então faça uma readequação dos preços.
Busque definir uma região específica
Por meio de ferramentas de análises e relatórios disponíveis na internet, como o Google Analytics, você pode verificar quais regiões mais acessam sua loja on-line, que mais montam carrinhos, ou seja, com maior potencial de vendas.
Com isso, você pode montar uma ação específica de frete para essas regiões. Com isso em mente, busque estreitar a relação do seu e-commerce com a transportadora para entregas nessas regiões, conseguindo valores mais atrativos decorrentes do volume, como citado na primeira opção.
Limite regras para o frete
Algumas formas de incentivar o consumidor a comprar mais é oferecendo a ele mais produtos, ou de valores mais altos, em troca do frete grátis. Por isso, você pode criar kits ou regras para utilização do frete grátis. Uma ação bastante comum em lojas virtuais é o limite de valor; por exemplo, compras acima de R$ 199.
É comum também trabalhar com entrega gratuita para determinados estados ou cidades, como no item anterior. Logo, você pode trabalhar com ações de frete grátis só para São Paulo, por exemplo.
Por fim, lembre-se sempre de pesquisar a concorrência e ver qual tipo de frete mais comum no seu setor específico, pois sabemos que em muitos casos o concorrente pode divulgar “Frete Grátis” com o custo – ou boa parte dele – embutido no preço do produto. E, para o consumidor, o apelo de perceber alguma vantagem na negociação pode ser o impulso que faltava para apertar o botão Comprar…
Também podemos pensar frete grátis em campanhas pontuais como CAC, ou Custo de Aquisição de Clientes: neste caso você estuda uma região potencialmente interessante para o seu negócio e oferece frete grátis para uma ação específica. A ideia consiste em pagar o frete como contrapartida à atração de novos clientes, o que pode funcionar ainda melhor se você incluir um Cupom de Desconto para uma segunda compra no período de 30 dias, por exemplo. Desta forma você estimula a recompra, mas certifique-se de que de preferência apenas o primeiro frete seja pago por você, por isso a ideia de campanha de “tiro curto”, como a ilustrada abaixo. Ah! Só tome cuidado se seu ticket médio for muito baixo. Neste caso o CAC pode não compensar a ação.
Você já usou algumas dessas estratégias no seu e-commerce?
Me conta nos comentários!