Como os profissionais de marketing estão lidando com a Inteligência Artificial?

Como o Profissional de Marketing se Relaciona com a Inteligência Artificial

Hoje a inteligência artificial está por toda parte, tanto na vida dos consumidores quanto nas operações das empresas. Recentemente, a pesquisa “IA no Marketing — Como o Profissional de Marketing Brasileiro se Relaciona com a Inteligência Artificial?”, conduzida pela Cordão, revelou algumas coisas sobre como os profissionais de marketing estão integrando essa tecnologia em suas rotinas. A pesquisa consultou 310 profissionais de marketing de diversas regiões do Brasil, abrangendo agências, anunciantes, consultorias, entre outros. 

A revolução da IA no marketing

Mas, afinal, como o profissional de marketing se relaciona com a Inteligência Artificial? Quase todos os profissionais entrevistados (99%) acreditam que a IA revolucionará o marketing. Essa perspectiva é bastante otimista quando comparada com a pesquisa global da Contagious Radar, que apontou que 60% dos profissionais já veem essa revolução em andamento, enquanto 26% esperam que ela aconteça no próximo ano, e 13% preveem mudanças nos próximos dois anos ou mais.

As ferramentas gratuitas dominam, com 85% dos entrevistados as utilizando, enquanto 32% pagam por ferramentas. Mais da metade (51%) usam ferramentas adaptadas com IA, e 11% possuem soluções desenvolvidas exclusivamente para suas empresas.

As aplicações mais comuns incluem redação e edição de textos, execução de tarefas operacionais, geração e edição de imagens, interação para geração de ideias e análise de dados ou pesquisas. No entanto, 60% dos profissionais afirmam que precisam fazer ajustes nos resultados fornecidos pela IA.

Leia mais: Inteligência Artificial: como ela pode aprimorar as ações de marketing e de vendas da sua marca?

Desafios

O ChatGPT é a principal ferramenta associada à IA pelos profissionais de marketing, mas há também preocupações com a velocidade de adoção, estratégias, e até riscos de informações falsas e insegurança. Apesar disso, 68% se sentem total ou parcialmente preparados para lidar com a IA, 14% permanecem neutros e 18% não se consideram preparados. Os dados mostram como o profissional de marketing se relaciona com a Inteligência Artificial.

Enquanto muitos enxergam a inteligência artificial como uma revolução iminente, é importante reconhecer que ainda existe um longo caminho a ser trilhado em termos de investimento, preparação e especialização.

Empresas e profissionais de marketing precisam dedicar tempo e recursos para compreender e implementar essas tecnologias de forma eficiente. Além disso, é fundamental investir na formação e especialização dos profissionais para que possam extrair o máximo potencial das ferramentas de IA.

Apesar desses desafios, as expectativas e o entusiasmo são altos. À medida que continuamos a explorar e desenvolver essas tecnologias, podemos esperar um futuro onde a IA desempenhe um papel central em estratégias de marketing inovadoras e eficazes. A revolução pode estar apenas começando, mas seu impacto promete ser duradouro.

Converse com a minha equipe e descubra tudo o que o marketing aliado à IA pode fazer pela sua marca.