Como as cores podem ajudar a conquistar mais clientes?

paleta de cores

O design é algo incrivelmente relevante para fisgar a atenção dos clientes. As cores são os elementos que mais podem te ajudar na influência da compra. Confira como a seguir!

Desde seus produtos, seu cartão de visitas até em seu próprio site, as cores presentes são grandes influenciadoras da decisão de compra do cliente. Sabe o porquê?

Elas conseguem transmitir percepções ou sentimentos perante as coisas. E, quando falamos de negócios, as cores escolhidas para o seu podem fortificar a visão que seu cliente tem de você, ou não

Por isso, e para garantir a boa imagem da sua empresa, confira comigo mais um pouquinho a respeito do poder de influência das cores na hora de fisgar clientes. Vamos lá?

Psicologia

Segundo a psicologia das cores, ao enxergar uma determinada cor, nossos olhos entram em contato com nosso sistema nervoso, fazendo com que nosso sistema endócrino libere pela tireóide hormônios que alteram o nosso ânimo, nossas emoções e até o nosso jeito de agir.

Para falar a verdade, 85% do porquê de você ter escolhido comprar de uma marca se dá por causa das cores que ela transmite em seu branding. Ou seja, as cores estão diretamente relacionadas às nossas lembranças e emoções.

A influência das cores

Agora que você já sabe que as cores geram forte influência na percepção da sua marca e consequentemente na decisão de compra, é legal pesquisar a fundo o que cada uma quer transmitir.

Por exemplo: o amarelo inspira otimismo, atenção, etc. Já o vermelho, indica paixão ou perigo. O azul, calma e confiança, verde é saúde e natureza, laranja é energia e animação. O roxo e o violeta nos remontam à sabedoria e ao poder, mas também podem estar relacionados à criatividade. O rosa lembra romance, feminilidade ou ainda irreverência. Preto é a cor do requinte e da seriedade, e o branco da pureza, da simplicidade.

Eu gosto muito do laranja e do roxo em minha comunicação. As duas cores trazem criatividade, trazem ousadia, trazem aquele ânimo que reflete em minha constante vontade de trazer ótimos resultados para as empresas, junto de muita inspiração e sabedoria para isso.

Da mesma forma, para influenciar positivamente a experiência do cliente com a sua marca, é importante pensar nas seguintes questões:

  • “Quem é” a sua empresa?
  • Quem é seu público-alvo?
  • O que você quer transmitir com a sua marca?

Pantone

Além disso, uma dica valiosa para desenvolver seus produtos é ficar ligado nas cores que a Pantone divulga todos os anos. Principalmente se você trabalha com moda, decoração ou design, é imprescindível estar atento a estas tendências.

Assim, especialistas da Pantone Color Institute pesquisam a fundo o mercado mundial e selecionam a cor que mais influenciará o ano em questão. Para 2021, temos duas cores indicadas pelo instituto, que são a 13-0647 chamada Illuminating, e a 17-5104 chamada Ultimate Gray.

Qual a sua paleta?

Para converter e atrair ainda mais clientes para a sua empresa, lembre-se que a apresentação dela deve ser coerente com a ideia ou conceito que você se propõe a oferecer. Ela deve contar uma história “junto com” e “para” o cliente.Precisando de qualquer informação ou ajuda para criar o branding de sua marca e assim atrair muito mais clientes, conte comigo! Basta entrar em contato que estou à sua disposição.