Empatia significa “faculdade de compreender emocionalmente um objeto”, ou ainda “capacidade de projetar a personalidade de alguém num objeto, de forma que este pareça como que impregnado dela”. Como será, então, que pode ser aplicada em uma estratégia de marketing empresarial?
Atualmente as marcas enfrentam uma importante questão: se as necessidades dos consumidores atuais são mais complexas, porque os métodos de relacionamento ainda são os mesmos? Já não basta ter um bom planejamento, uma entrega excelente e uma equipe preparada, é preciso entender o cliente.
Neste sentido, para realizar uma estratégia de marketing de sucesso você precisa lembrar que nada funcionará se sua marca não tiver o mais importante: empatia com os consumidores.
Mas o que é praticar a empatia? No dicionário você encontraria algo como: “se permitir entrar em contato com uma sensação que não é sua, sair da zona de conforto para, com paciência, deixar de lado julgamentos pré-concebidos e enxergar o mundo sob a percepção do outro”. Sob o olhar do marketing, se colocar no lugar do outro (neste caso, do consumidor) pode ser seu principal diferencial competitivo.
Para entender os benefícios que as práticas empáticas podem trazer às suas estratégias de marketing, preparamos algumas dicas para ajudar na criação de novos olhares dentro da empresa ou repensando os existentes.
Conheça a sua marca
Primeiramente, você precisa entender quem sua marca é, qual seu conceito, seu propósito, como funciona o mercado ou nicho em que atua, os produtos que trabalha, os diferenciais que possui e os objetivos que quer alcançar.
Ao se questionar como marca e reavaliar seus objetivos, você ainda não começou a trabalhar com empatia, mas já será capaz de estabelecer metas e dizer se tem um produto (ou serviço) “feito para o mercado”, ou não.
Quando você entender seu negócio segundo a visão de seu cliente, sua empresa não estará vendendo apenas produtos ou serviços, ela venderá soluções úteis e que farão de fato a diferença na vida do consumidor. Você estará criando um valor intrínseco à sua marca / empresa.
Para seu produto ser reconhecido como um solucionador de problemas, você vai precisar descobrir quais os benefícios, vantagens e atributos ele traz. É papel do marketing identificar os desejos e vontades do público para que seu produto possa ser elaborado com base nessas informações.
Conheça seu cliente – de verdade!
Já passou da hora (mas nunca é tarde…) para desenvolver a Persona – ou Personas – da sua empresa. Descreva quem é essa pessoa que compra seus produtos ou serviços, que os prefere e os defende, o seu cliente mais fiel, o seu cliente ideal. Com a definição de seu público, o que ele pensa, gosta, ouve, lê e diversos outros interesses e comportamentos, você conseguirá informações que ajudam a centrar a comunicação.
Outros fatores importantes de serem descobertos são: quais são as redes sociais que seu cliente ideal usa? Com o que essa pessoa trabalha? Ela usa uma linguagem séria ou descontraída? O que ela gostaria de saber mais sobre seu negócio? Quais são as dificuldades que ela encontra? Quais as dores que seu produto ou serviço podem solucionar?
O próximo passo para realmente entender a fundo seu ciente é realizar pesquisas de público. Com essa prática você entenderá melhor com quem sua marca está tentando falar. Procure formular e aplicar pesquisas que vão fazer com que seu modo de ver essas pessoas seja de fato mais aprofundado.
Finalmente, a partir dos dados descobertos, seu negócio possui muitas formas para trabalhar o marketing com empatia. Mas lembre-se, para colocar a empatia em prática é necessário fazer mais do que só conhecer suas Personas: seu negócio deve enxergar a vida sob a perspectiva dessas pessoas. Muito mais do que compradores, os consumidores são indivíduos únicos.
Siga o exemplo de grandes marcas
Como exemplo de marca que utiliza a empatia a seu favor está a Dove. Ao longo dos anos a marca vem realizando inúmeras campanhas com o foco no amor próprio, buscando conhecer suas clientes, suas personas e desenvolvendo estratégias de comunicação extremamente eficazes.
Campanhas como “Escolha bonita” e “Retratos da beleza real” fizeram com que a Dove alcançasse um espaço no mercado como marca que se comunica de maneira eficaz e com empatia. Essas campanhas alcançam muita mídia espontânea de seu público por tocarem no que é necessário, inclusive conquistando prêmios como Cannes.
Com campanhas bem elaboradas trazendo temáticas como amor próprio, cuidado com o corpo e empoderamento feminino, a marca consegue criar um posicionamento, isso além de ajudar na aplicação a empatia de maneira mais fácil e verdadeira, aumenta o valor da marca para o consumidor ideal.
O Marketing Digital precisa ter sensibilidade! As transações podem ser virtuais, mas envolvem pessoas. Por isso o fator humano sempre será determinante! Com a ajuda da empatia, sua empresa chamará atenção das pessoas pelos motivos certos. Mas não esqueça – nunca – que qualquer discurso só é válido se for genuíno.
Um abraço,
Milena Mancini