Ações para sua pequena empresa fazer um trabalho ‘de gente GRANDE’ no ambiente digital

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Eu sei que pode parecer impossível competir com grandes players de mercado quando o assunto é marketing digital. Afinal, grandes empresas possuem gigantescos setores de marketing e uma verba milionária.

Mas a verdade é que se você realmente estiver disposto a conhecer o seu cliente, o seu mercado e o seu próprio negócio, você pode executar algumas ações no ambiente online que trarão muita autoridade e credibilidade para a sua marca.

É justamente sobre essa ações que eu quero apresentar para você hoje. Vamos lá?

Ações de Marketing Digital para Pequenas Empresas

As dicas que você verá a seguir não são exclusividade de pequenas empresas, afinal, já são práticas bastante conhecidas no mercado. Entretanto, é comum observar que muitas empresas ainda em crescimento julgam não ser capaz de executar determinadas atividades no ambiente online, ou então a insegurança acaba fazendo com que a ideia seja descartada.

Por outro lado, há a questão do investimento, e pequenas empresas muitas vezes não conseguem investir o suficiente para obter bons retornos.

Mas a boa notícia é que há ações bem acessíveis para o marketing digital de pequenas empresas. Então prepare-se para anotar as dicas abaixo e… mão na massa!

Crie um Blog para sua Empresa

O blog para pequenas empresas talvez seja um dos elementos de maior importância e que menos exigem da gestão empresarial. Digo que menos exige porque basta a vontade para dar o pontapé inicial nas publicações, onde você mesmo pode começar a criar os conteúdos para a sua marca, sem pagar nada. 🙂

É claro que se você tiver a oportunidade de trabalhar com um volume maior de publicações e pensar em estratégias exclusivas para esse canal, seus resultados poderão ser melhores e mais rápidos – e você talvez precise de mais gente.

Mas, para começar, os artigos podem ser escritos por você mesmo, levando em consideração as boas práticas de SEO, que você pode verificar aqui, sem esquecer também da profundidade do assunto. Busque escrever artigos que realmente atendam as necessidades do seu público e que possam de alguma forma auxiliar seus clientes.

Se você não quer pagar para ter um blog bem construído, pode optar por opções mais em conta ou então free, como o Blogger, Wix, Tumblr e afins. 

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Ofereça Infográficos

Muita gente menospreza o valor dos infográficos nas estratégias de marketing. Entretanto, eles são uma das formas mais atraentes de conquistar novos visitantes no seu site ou então fazer com que você consiga bons compartilhamentos.

Com o olhar para os dados que só você tem do seu negócio e mais algumas observações e pesquisas de mercado, você pode elaborar um infográfico para apresentar tendências, curiosidades e muito mais.

Assim como o conteúdo do blog, o infográfico também deve ser atrativo, tanto com relação ao conteúdo como ao design. Para que você possa experimentar ou tentar sua primeira experiência de infográfico, pode usar ferramentas como o Canva, por exemplo.

Faça Sorteios

Seja para conquistar novos clientes ou apenas para gerar divulgação de marca, os sorteios possuem grande potencial de exibir a sua empresa para o maior número de pessoas possível, principalmente quando se trata de algum produto grátis.

Tente sempre oferecer algo que está diretamente ligado ao seu negócio, de preferência algum produto ou serviço seu, ou então algum cupom de desconto, kit, enfim, algo que as pessoas identifiquem a sua marca mesmo após o sorteio.

Vamos supor que você possui uma loja de roupas mas optou por sortear um cartão presente da Netflix: pouco tempo após o sorteio ninguém irá relacionar com a sua marca.

Ah, lembre-se de verificar certinho quais são as regras e regulamentos de sorteios na sua localidade.

Apresente um Webinar

O webinar é uma ótima forma de atrair novos leads para o seu negócio, principalmente se for no segmento b2b. Boa parte das apresentações está relacionada com tópicos do tipo “como fazer”, ou seja, uma apresentação online que traz conteúdo útil para alguém, ensinando algo.

A prática mais usual é trabalhar com webinars agendados, assim as pessoas interessadas podem criar certa expectativa pelo seu conteúdo, o que te permite também mais tempo para divulgar sua futura ação.

Se você está começando, pode usar ferramentas de webinar gratuitas, como o Google Hangouts ou até mesmo o YouTube.

Distribua um e-Book

Se você pretende posicionar a sua empresa ou marca como especialista em algum assunto ou segmento, o e-book talvez seja uma das melhores opções.

Crie um material relevante para o segmento, ou aposte em guias e tutoriais de “como fazer” que sejam atrativos para o mercado em que você atua.

Disponibilize o e-book gratuitamente em seu site e não esqueça de divulgá-lo em todos os seus canais.

eBook LinkedIn

Gostou das dicas de hoje? Com algumas ações bem planejadas você pode conquistar espaço nesse tão disputado lugar chamado internet. Continue acompanhando meu blog para mais dicas e curiosidades sobre o universo online.