Se você é dono de um comércio na região em que mora, certamente está sempre em busca de novos clientes, certo? Seja para uma loja, um restaurante ou até mesmo consultórios, o SEO Local é uma estratégia de captação de clientes que leva em consideração a localização do negócio e a necessidade do cliente que busca por aquele produto ou serviço.
Essa é uma ótima opção para conseguir atrair novos clientes e dar mais visibilidade ao seu estabelecimento. Por isso, hoje quero falar um pouquinho com você sobre SEO Local, vamos lá?
O que é SEO Local?
O SEO Local é uma estratégia de marketing que tem como objetivo otimizar a entrega de resultados de determinado comércio nos motores de busca (Google, Yahoo, Bing). Nesse caso, levamos em consideração a geolocalização e outros elementos.
Vamos imaginar que um cliente queira presentear a sua esposa com um buquê de flores. Qual vai ser a primeira atitude dele? Buscar por floriculturas na sua cidade, de preferência próximas à sua residência ou local de trabalho.
Portanto, quando esse mesmo usuário realizar a sua pesquisa nos motores de busca, a floricultura que estiver melhor posicionada terá muito mais chances de receber cliques e consequentemente realizar mais vendas.
Como o Google enxerga o seu negócio?
Nesse momento eu vou usar o Google como exemplo de buscador pela sua grande liderança no segmento, mas o conceito vale para todos os demais motores de busca, ok?
Todas as pesquisas feitas no Google passam por uma série de algoritmos para que a plataforma entregue os melhores resultados, considerando os termos que o usuário buscou e sua possível intenção com aquela busca.
No caso do SEO Local os algoritmos ficam ainda mais apurados, uma vez que o Google tem a intenção de oferecer a melhor experiência. E é nesse ponto que nós vamos focar!
Usuários possuem maneiras diferentes de realizar uma busca.
> Alguns preferem pesquisar por “restaurantes perto de mim”.
> Enquanto outros podem buscar “restaurantes em Curitiba”.
A partir dessa busca é que o Google irá analisar o seu negócio e verificar a relevância dele, para então decidir se entrega ou não o resultado para o usuário.
E as buscas não se limitam aos moradores da cidade somente. Considerando que a geolocalização é um dos principais fatores para o SEO Local, o Google identifica onde o GPS do celular está apontando para indicar os melhores resultados.
Se você estiver viajando para a Itália, por exemplo, e buscar por “pizzaria”, é provável que o Google vá indicar locais na região em que você está, não na sua cidade de origem, afinal, ele já identificou a sua localização. Deu pra entender um pouquinho? Isso é também uma ótima forma de atração de turistas para negócios locais.
Quem pode utilizar o SEO Local?
O SEO local é ideal para quem possui algum estabelecimento físico, como já citei acima. Se você possui um e-commerce, por exemplo, essa não é a estratégia mais indicada para o seu negócio.
Entretanto, se você tem espaço na cidade, você pode iniciar o SEO Local para seu comércio. Aqui, podemos estender para um grande número de negócios, como por exemplo:
- Lojas de roupas
- Cafeterias
- Bares
- Hotéis
- Cinemas
- Teatros
- Casas noturnas
- Salões de beleza
- Barbearias
- Escolas
- Hospitais
- Consultórios
- Farmácias
- Restaurantes
- Estacionamentos
E muito mais.
Benefícios do SEO Local para o seu negócio
A partir do momento em que o Google identifica o seu local como resultado relevante, você será exibido mais vezes quando alguém procurar pelo seu segmento na região, cidade e bairro.
Com as pessoas encontrando o seu local com maior facilidade, você tem muito mais vantagem competitiva em relação aos concorrentes.
Com mais visibilidade, o seu negócio também passa a ser mais conhecido entre os próprios moradores da região, podendo receber mais visitas e converter em mais oportunidades de vendas.
De acordo com uma pesquisa do Think With Google, 76% das pessoas que fazem uma busca local no smartphone visitam o negócio em até 24 horas e 28% das buscas resultam em venda. Legal, né? Além disso, ao aparecer nos primeiros resultados de busca, seu negócio também passa a ter mais credibilidade, não só entre os clientes, mas também no mercado como um todo. Isso também serve para que você possa conquistar novos clientes e estar sempre renovando a sua base de consumidores.
Como otimizar o seu SEO Local?
Existem alguns caminhos que facilitam a otimização do seu negócio frente aos buscadores. Aqui, vou dar algumas sugestões, anota aí:
1 – Tenha um site responsivo e deixe-o otimizado
2 – Invista na produção de conteúdo local e otimizado (como blog posts, por exemplo)
3 – Esteja cadastrado no Google Meu Negócio
4 – Mantenha atualizadas as informações de contato e endereço nas redes sociais
5 – Considere inserir seu negócio em plataformas de locais, como TripAdvisor, por exemplo
6 – Incentive clientes a avaliar e comentar no seu negócio no Google My Business
Gostou das minhas dicas para o sucesso do seu negócio? Fique à vontade para entrar em contato comigo e vamos juntos pensar na melhor estratégia para o seu estabelecimento.
Aproveito para te convidar a assistir ao vídeo 06 Dicas para ter um Site de Sucesso.