Marketing de Experiência: explore os sentidos do seu Consumidor

marketing de experiencia

Nos últimos anos vimos mudanças significativas na forma com que os consumidores preferem fazer suas compras, tanto quanto em como as lojas se preparam para receber os clientes e apresentar seus produtos e serviços.

Enquanto produtos viraram commoditties, o varejo se voltou para o encantamento. Como abordar, encantar e fidelizar consumidores cada vez mais exigentes?

Neste contexto surgiu, e ganha cada vez mais espaço, o Marketing de Experiência, que envolve os consumidores pela conexão emocional: explora sentidos, sentimentos e pensamentos, estimulando ação e identificação.

“O marketing de experiência — também conhecido como Marketing Sensorial — é uma tática que procura trabalhar a relevância de um negócio para seus clientes, através da percepção de todo o processo de compra, interações e experiências que uma pessoa tem com uma empresa.”
(Rock Content)

Tudo sobre o cliente

Essa estratégia se baseia em construir um relacionamento direto entre marca e consumidor. Entretanto é preciso lembrar: para encantar você precisa conhecer muito bem quem está do outro lado. E aí voltamos novamente para ela, a figura principal das “novas estratégias de Marketing”: a Persona.

Entenda o que é e como delimitar a(s) Persona(s) da sua marca clicando aqui.

A construção da Buyer Persona é de grande importância para fortalecer laços com o consumidor, mas depois de entender com quem você está falando, também é importante construir a humanização da marca. Sua empresa está disposta a genuinamente dialogar, ouvir o consumidor e ter uma relação horizontal? E, como próximo passo, está disposta a ajustar seus processos para implantar o Marketing de Experiência?

Como humanizar o discurso da marca

Não existe apenas uma maneira de humanizar sua marca, mas existem algumas dicas, dentre as quais:

  • Posicionamento

Essa é uma das formas mais abraçadas pelas grandes empresas no Brasil: consiste em assumir uma crença (ou posição) e defende-la não só por meio de sua comunicação, mas através de ações efetivas.

Essa é uma maneira de fazer seus consumidores associarem seus próprios ideais com os da sua empresa.

  • Identificação

Não distante do tópico anterior, a identificação explora os principais interesses e ideias do consumidor. Assim ele se sente parte do universo da marca, e sua vontade de pertencimento se estende até o processo de compra. Comprar de determinada marca passa a ter mais valor do que em uma ocasião sem essa conexão.

“O processo de compra cria estímulos, e esses estímulos geram respostas emocionais que ficam atreladas à experiência de compra.”

Os três V’s do Marketing de Experiência

Assim como temos os 4P’s do Marketing e os 8P’s do Marketing Digital, no Marketing de Experiência temos 3 V’s para direcionar as ações: Verdade, Vontade e Valor.

  • Verdade

Sua marca precisa ser verdadeira na comunicação. Na era do Storytelling, apenas histórias verdadeiras perduram – e convencem!

  • Vontade

A vontade de comprar, interagir ou se relacionar com uma marca parte do consumidor a partir da “verdade” mostrada pela empresa. E essa “vontade” está ligada ao contexto da experiência.

  • Valor

Já o “valor” aborda a percepção que os clientes possuem da experiência e das conexões criadas no primeiro contato com a marca. Neste caso, sim, a primeira impressão é a que fica.

Inove e surpreenda

Ao considerar o Marketing de Experiência em sua empresa, pense em uma ideia que seus consumidores não esperam: o elemento surpresa estará ao seu lado se mantiver em mente a palavra “encantamento”. Inovar não significa apenas inventar novas ações, mas também adaptar ideias ao seu negócio.

“O Marketing de Experiência é uma mistura de todas as sensações pelas quais um cliente passa, desde quando era um desconhecido à marca até se tornar um cliente fiel.”

Porém, como dica final: não limite seu pensamento sobre Marketing de Experiência apenas fazendo, por exemplo, um “Espaço Instagramável” dentro da sua loja. Marketing de Experiência não é uma ação pontual de PDV, mas começa pelo treinamento e envolvimento da sua equipe, a experiência Omnichannel da marca e se estende ao pós venda, ao relacionamento e a estar disposto, o tempo todo, de ouvir e se reinventar.

Te vejo no próximo conteúdo! 🙂

Milena Mancini