De maneira geral, o ano está cheio de feriados e datas comemorativas. E, além de descanso e uma pausa no trabalho, esses períodos sazonais apresentam um forte apelo comercial e uma ótima oportunidade para fortalecer as marcas no mercado e melhorar os índices de venda. Por exemplo, uma data que traz muita movimentação para o comércio é o Dia dos Pais.
Mas, para fugir do óbvio, quais são as estratégias de marketing mais indicadas para atrair o público nessas datas? Além disso, quais ações comerciais podem contribuir com o sucesso das vendas nas épocas sazonais? Acompanhe o artigo de hoje e saiba como utilizar as estratégias comerciais e de marketing a seu favor. Boa leitura!
Estratégias para ter destaque nos períodos comemorativos e sazonais
Em razão do aumento no consumo, algumas épocas específicas despertam o entusiasmo de empresários e lojistas. Tais como: Dia das Mães, Dia dos Namorados, Dias dos Pais e Natal.
Para termos noção da importância das datas comemorativas e sazonais para o comércio, em 2021, o Dia dos Pais, somente no ambiente online, faturou mais de 6 bilhões de reais – segundo dados da Neotrust. E, de acordo, com pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) realizada em parceria com o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), a previsão para este ano é que o comércio de maneira geral movimente, em média, 22,35 bilhões de reais na data comemorativa deste ano.
A seguir, você confere estratégias que vão impulsionar as vendas do seu negócio. Inclusive, são iniciativas que podem contribuir com o aumento dos lucros nas datas comemorativas e períodos sazonais do ano todo.
1 – Conheça a sua persona e saiba o que ela quer nas datas sazonais
Via de regra, para uma estratégia de marketing ou de venda sair do papel é preciso conhecer a audiência, ou seja, o público que apresenta potencial para comprar o produto. Em síntese, antes de anunciar descontos e promoções incríveis, saiba qual é o perfil do seu consumidor. Dessa forma, as campanhas de divulgação serão mais eficazes e, como consequência, as chances de vender mais nas datas comemorativas e sazonais aumentam.
2 – Escolha os canais de comunicação certos
Sem dúvidas, para ser referência e ter destaque em vendas, é fundamental conhecer o público consumidor e fazer a abordagem mais assertiva. Por isso, na hora de divulgar o marketing de conteúdo ou as campanhas sazonais, escolha os canais que criem uma conexão com o potencial cliente. Dentre eles: as redes sociais, os sites, os blogs, o e-mail marketing e os anúncios patrocinados no Google ou Facebook.
3 – Use as redes sociais nas campanhas sazonais
Além de vitrine para produtos e serviços, as redes sociais podem ser uma ótima ferramenta de vendas. Por esse motivo, para divulgar a sua campanha em datas comemorativas, não esqueça das redes sociais. Sendo assim, uma sugestão é fazer post e stories especiais para a data; não somente com foco em vendas, mas também com conteúdo interativo que desperte a atenção e crie uma conexão com os possíveis compradores.
4 – Crie embalagens especiais para a data sazonal
É provável que você já conheça o termo unboxing experience, utilizado para fazer referência à experiência do cliente ao abrir uma embalagem e ter o primeiro contato com a compra ou presente. Desse modo, para conquistar a atenção e tornar a experiência de compra mais agradável e encantadora, crie embalagens e cartões personalizados para as datas comemorativas/sazonais.
5 – Ofereça benefícios e condições especiais de pagamento
Em geral, uma data comemorativa ou sazonal movimenta todos os nichos de mercado. E para se destacar das outras opções, é essencial oferecer benefícios e vantagens para o cliente. Por exemplo: descontos em produtos selecionados, brindes, sorteios, entrega grátis. Além disso, coloque a disposição formas de pagamentos flexíveis, tais como: um crediário próprio e a possibilidade de parcelamento.
Conclusão
Se o objetivo do seu negócio é aumentar o número de vendas e investir na experiência de compra do cliente nas datas sazonais, é essencial colocar em prática estratégias de marketing e da área comercial.
Mas, se o foco da sua marca vai além e almeja um lugar de destaque no mercado, uma alternativa que pode trazer grandes resultados é uma consultoria personalizada.
Entre em contato e agende o seu horário. Com a consultoria, vamos estudar a melhor estratégia de ação e de posicionamento para o seu negócio.
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