É incrivelmente válido quando sua empresa consegue deixar seu cliente satisfeito. Veja nesse artigo como conquistá-lo para transformá-lo em um cliente fiel!
Será que é possível ter bons resultados para sua empresa, sem deixar o seu cliente satisfeito? Obviamente, é muito mais vantajoso quando acontece o contrário. Garantir um bom nível de satisfação da clientela é uma forma inteligente de se propagar boas recomendações sobre sua marca.
A fidelização é uma das grandes vantagens dessa prática, afinal, um cliente satisfeito poderá comprar de você novamente, diminuindo o seu custo de aquisição de cliente. E, se ele realmente gostar de toda a vivência da compra, certamente recomendará a sua marca para outras pessoas.
Além disso, sabendo como foi a experiência do cliente, além de conhecer melhor seu target, você também poderá conhecer quais são as suas falhas e onde pode melhorar.
Sendo assim, nas próximas linhas, eu vou falar para você o que realmente precisa saber para deixar o seu cliente satisfeito em todas as etapas da compra. Vamos lá!
Como deixar seu cliente satisfeito?
Ofereça outros canais de comunicação
Ter apenas as redes sociais para que seu público possa se expressar sobre sua marca, pode não ser tão legal assim, principalmente quando falamos de feedbacks negativos, não é mesmo? O cliente pode ficar chateado de não ter alguém para lhe dar uma atenção mais próxima e pode também expôr a sua marca negativamente para todos os usuários das redes.
Nesses casos, o que você deve fazer? É supersimples: aplique em seu e-commerce ferramentas de suporte ao cliente e de feedbacks. Sistemas de avaliação da experiência e um atendimento prático em tempo real são alguns exemplos que podem garantir um cliente satisfeito. Que tal investir em chatboxes ou em um bate-papo ao vivo?
Crie proximidade
Caso receba um feedback negativo, não tente achar que a pessoa está tentando destruir o seu negócio. Pelo contrário, entenda como uma dica para melhorar ainda mais os seus processos e também os seus produtos. Agradeça por mais uma oportunidade de melhoria!
Responda todas as perguntas, de maneira próxima e humanizada, e anote todas as ocorrências. Assim, seu cliente saberá que você lembra dele e irá se sentir muito mais satisfeito, não precisando repetir toda a situação, caso precise entrar em contato mais de uma vez. Segundo Kotler, em seu livro “Administração de Marketing”, se suas reclamações forem atendidas, entre 54% e 70%, dos clientes que tiveram experiências ruins, voltarão a comprar da sua empresa.
O marketing de conteúdo também é uma ótima forma de criar proximidade e engajamento. Ofereça em artigos de blog soluções que seu cliente necessita. Mostre a ele que você é exatamente o que ele estava procurando, antes mesmo de ele perceber isso. Incluir cases de sucesso em seus textos também influencia na percepção que o cliente tem da sua marca.
Fique de olho na concorrência
Busque o máximo de informações relevantes em seus concorrentes diretos. Isso porque é praticamente certeiro que um cliente, quando não satisfeito com a sua marca, procurará a satisfação que queria na concorrência.
Também não existe problema nenhum em se inspirar nas boas ações das marcas adversárias. Essa é uma boa prática principalmente para quem é novo no mercado e precisa encantar os clientes com aquilo que ele já está acostumado. Só não esqueça do diferencial, ok?
Conta para mim nos comentários se você teve um case de sucesso de um cliente satisfeito. Se preferir, compartilhe este artigo em suas redes sociais. Para mais dicas para sua empresa, é só entrar em contato. Até o próximo post!