Como usar o TikTok em sua estratégia de Marketing Digital

TikTok

Os profissionais de marketing digital precisam constantemente se atualizar sobre as novidades do mercado e o TikTok é uma delas.

Essa rede social já mostrava sinais de se tornar uma febre mundial no fim de 2019, quando se tornou a quarta maior rede social do mundo em número de usuários e o terceiro aplicativo mais baixado tanto na App Store quanto na Google Play Store. O isolamento social decorrente da pandemia da COVID-19 deu um boom para o aplicativo. Por isso, vamos entender como ele funciona e como é possível usar o TikTok na estratégia de marketing digital.

O que é o TikTok?

Para saber se vale a pena investir no TikTok na sua estratégia de marketing, primeiro precisamos entender o aplicativo. O TikTok App é uma plataforma de vídeos curtos, lançada em 2016 na China, disponível para Android e iOS. Através dele os usuários podem criar e editar diretamente no aplicativo vídeos de até 15 segundos (ou uma sequência de 60) ou fazer o upload de arquivos editados fora do app. Dentro do TikTok, o usuário tem à sua disposição uma variedade de filtros e músicas.

Em 2018, o aplicativo também chinês Musical.ly, que permitia aos usuários cantar músicas “ao lado” de cantores famosos   — a tela era dividida ao meio, de um lado uma gravação do cantor cantando trechos da canção e do outro o vídeo do usuário, de forma que eles faziam um dueto — ficou extremamente popular e foi incorporado ao TikTok, contribuindo para sua popularidade.

Como usar o TikTok no marketing do meu negócio?

Os números são impressionantes. No final de março, o TikTok foi o segundo app mais baixado na web e apenas na Google Play Store teve 1 bilhão de downloads. Os dados oficiais do Brasil ainda não foram divulgados, mas estima-se que mais de 7 milhões de brasileiros estejam no aplicativo. O sucesso em nosso país é visível com a entrada de diversas celebridades e pessoas influentes e nos diversos vídeos que se tornam virais inclusive nas outras redes, depois de fazerem sucesso no TikTok.

Mas antes de investir nessa rede social, é importante considerar alguns pontos.

O público do TikTok

Primeiramente, o público do aplicativo está majoritariamente na faixa etária entre 16 e 24 anos. Este é o seu público alvo? Se sim, investir no TikTok pode ser extremamente eficaz para se aproximar do seu consumidor. Se não, é provável que você não encontre o seu cliente nesta rede. É claro que, com o tempo e com a inscrição de novos usuários, esse cenário pode mudar.

Outro ponto é que o aplicativo ainda não é de uso massivo Brasil, mas sua popularidade vem aumentando de forma exponencial nos últimos meses. A presença da sua marca no TikTok pode te colocar à frente da concorrência.

O TikTok possui uma segmentação extremamente eficaz

Ainda pensando no público, algo muito positivo no TikTok é sua inteligência artificial que faz com que o conteúdo que chega ao usuário seja extremamente segmentado de acordo com os interesses e com o que ele se engaja na rede.

A forma como ele funciona, mostrando um vídeo atrás do outro, também aumenta essa interação com o conteúdo. Segundo o Bussiness of Apps, os usuários passam 50 minutos por dia no aplicativo.

O que postar no TikTok?

De forma geral, o TikTok tem uma veia humorística e descontraída. Os vídeos que viralizam são de humor, dublagem de música e de hashtag challenges – geralmente ao som de músicas do momento, inclusive esses desafios ajudaram no desempenho de hits como Say So da Doja Cat e Dance Monkey de Tones and I.

Por isso, se sua empresa tem um tom mais formal e sério, é mais difícil encontrar reverberação no TikTok. Porém, existem perfis que produzem conteúdos mais sérios, como dicas de aprendizado, e que apresentam bom engajamento. Afinal, quando falamos de redes sociais nada é definitivo, o próprio Instagram surgiu como uma rede para fotógrafos profissionais compartilharem seu trabalho, objetivo que foi se adequando até chegar à proposta atual.

Marcas como Guess e Calvin Klein já lançaram campanhas de hashtag challenges no TikTok e tiveram ótima repercussão. A hashtag #InMyDenim da Guess estimulava que usuários compartilhassem looks e teve 37 milhões de visualizações.

Portanto, se for criar conteúdo para sua empresa no TikTok explore as hashtags, pense em criar um challenge, poste vídeos do dia a dia da empresa, de demonstrações rápidas do produto, etc.

Assim como nas outras redes sociais, também é possível anunciar através de influenciadores. Segundo pesquisa da Infobase Interativa, 72% dos usuários do app seguem influenciadores e 50% confiam na recomendação dessas personalidades.

De olho no sucesso, foi criado o TikTok Ads. Apesar de não estar em português, é possível usá-lo, porém a criação da conta não é aprovada automaticamente. No Brasil, o acesso ainda é restrito, mas a tendência é que se torne uma ferramenta mais acessível conforme o aplicativo populariza-se por aqui.

O TikTok é uma forma de engajar seus clientes e construir uma relação mais próxima.

A chave do TikTok, com vídeos descontraídos e curtos, é a dinâmica e proximidade com os usuários. Muito se fala da tendência de desglamourazição das redes sociais, o público está cansando da imagem super produzida e dos feeds extremamente organizado do Instagram, e o TikTok é um meio que surge neste contexto de humanização.

O consumidor atual cada vez mais busca ter uma relação próxima com as marcas e quer se identificar com o propósito daquilo que consome, por isso, o TikTok se apresenta como um novo canal com grande potencial para o branding das empresas, seja com conteúdo próprio ou através de influenciadores.

Explore o TikTok e analise sua estratégia de negócios atual: sua persona, seus objetivos, seu propósito; se eles casam com o aplicativo, comece a postar!

Vídeo de YouTube.com/projetualcomunicacao. Inscreva-se!