Em um primeiro momento você pode pensar que o LinkedIn é mais uma daquelas redes sociais que não vingaram e sobrevivem de poucos usuários. Apesar de não aparecer na lista “top 5” de redes sociais mais usadas do mundo, o LinkedIn possui a fidelidade dos seus usuários e alta confiabilidade no nicho profissional, afinal, já são quase 20 anos no ar.
Mas há dados muito animadores que com certeza farão você pensar com carinho na rede social. Atualmente existem mais de 50 milhões de empresas cadastradas na plataforma. Outro dado curioso é que aproximadamente 92% de organizações da Fortune 500 estão no LinkedIn.
Com isso você pode observar que há um grande movimento de marcas e empresas apostando na rede social de negócios. Isso significa que há muito potencial para conquistar clientes no LinkedIn, eu mesma já consegui fazer bons negócios! 🙂 E é sobre isso que eu vou falar na publicação de hoje.
Por que usar o LinkedIn?
Para que você possa entender melhor do que eu estou falando, resolvi apontar alguns fatores interessantes sobre a rede social, além dos que você já viu acima. Dessa vez, o foco está nos usuários, o que talvez ajude você na decisão de inserir sua marca na plataforma, olha só:
- A companhia voltada para relacionamento profissional e negócios já ultrapassou a marca dos 690 milhões de usuários em todo o mundo.
- Por trás da companhia há uma gigante da tecnologia: a Microsoft comprou o LinkedIn em 2016 pela singela quantia de US$ 26,2 bilhões.
- Só no Brasil são mais de 43 milhões de pessoas utilizando a rede social
- De acordo com uma pesquisa da Hubspot, o Linkedin pode ser até 277% mais eficaz na captação de leads do que Facebook ou Twitter
Deu pra sentir um pouco o poder da rede social de negócios? Com tanto potencial e estratégias que funcionam, sua empresa pode dar um grande passo na conquista de clientes no LinkedIn. Então sem mais delongas, vamos às oportunidades!
DICAS PARA CONQUISTAR MAIS CLIENTES NO LINKEDIN
Crie e alimente uma Company Page
A company page nada mais é do que um perfil dedicado à empresas dentro da plataforma. Isso permite ao usuário diferenciar quando é uma pessoa física e quando é uma organização, bem semelhante ao que ocorre no Facebook com as páginas.
Criar uma company page é o primeiro passo para que você possa atrair mais clientes no LinkedIn, é lá onde você terá a oportunidade de exibir os seus produtos ou serviços e interagir com o público.
Mas a página por si só não vai ser responsável pela conquista de novos públicos, cabendo a você a missão de alimentar de forma atrativa o conteúdo da página. Por isso, a dica é: não se limite apenas a textos! aproveite a oportunidade para compartilhar também:
- e-books
- podcasts
- materiais exclusivos e gratuitos
- ferramentas
- enquetes
- blogposts
Quanto mais diversificado e atrativo for a sua produção de conteúdo na company page, mais chance você tem de atrair seu público-alvo.
Showcase
Showcase page é a alternativa do LinkedIn para que a sua empresa possa focar em produtos, serviços ou marcas específicas para apresentar aos clientes, funcionando como uma vitrine. Isso é extremamente relevante para organizações que possuem em seu portfólio uma grande variedade de produtos.
Imagine uma grande companhia fabricante de chocolate, que em seu portfólio apresenta inúmeras marcas. Ficaria difícil conciliar todas as informações, divulgações e novidades apenas na Company Page, certo? Com isso, a organização pode optar em criar uma showcase page para a marca x, y ou z, onde os usuários poderão acompanhar as atualizações específicas, sem deixar de seguir a company page principal.
Dessa forma você consegue manter atrelado à sua organização diferentes públicos para diferentes perfis de produto. E aqui a dica é a mesma do tópico anterior: invista em conteúdo! Criar uma showcase e deixá-la abandonada pode ser um erro.
Anúncios segmentados
Assim como as demais redes sociais, empresas também podem anunciar dentro do LinkedIn, em diferentes formatos. O valor costuma ser um pouco maior em relação ao Facebook ou Twitter, por exemplo, mas como você viu acima, as chances de capturar leads qualificados para o seu negócio são maiores.
E com os anúncios do LinkedIn você pode conquistar mais clientes, aumentar o número de visitas ao seu site ou simplesmente promover maior engajamento entre usuário e a sua marca, por exemplo. Os 3 principais tipos de anúncio são:
Text Ads: anúncios simples em formato de texto, como o nome sugere. Pode ou não acompanhar uma pequena imagem, como logo da empresa, por exemplo. São exibidos no banner superior ou na barra lateral direita do LinkedIn. Também aparecem em dispositivos móveis.
Sponsored Content: esses anúncios se assemelham aos do Facebook, onde a organização paga para que o conteúdo seja exibido no feed do usuário dentro da plataforma. Com isso, as chances são maiores de alguma interação. Também é mais dinâmico os formatos de anúncios, que podem ser imagem, link ou vídeo, por exemplo.
Sponsored InMail (Messaging): esse talvez seja o grande diferencial dos anúncios do LinkedIn. O anúncio sponsored messaging permite que a marca envie seus conteúdos diretamente na caixa de entrada dos usuários, em formato de mensagem. Elas possuem uma grande taxa de abertura e podem funcionar muito mais para conquistar novos clientes.
Viu só? Com algumas dicas rápidas e simples você consegue estruturar uma boa administração da sua marca dentro dessa poderosa rede de negócios. Continue acompanhando o blog para mais dicas, notícias e curiosidades.