3 Dicas para definir os melhores Canais para as suas Campanhas

canais de marketing

Encontrar os canais certos para as suas campanhas de marketing faz com que elas sejam muito mais bem sucedidas. Conheça a seguir 3 grandes dicas para definir os seus!

Você já parou para pensar que há poucos anos apenas os canais de massa, como a TV e o rádio, eram a única forma de comunicação entre o público e as empresas, de uma maneira ainda bem padronizada? Isso nos faz refletir sobre como a área do marketing está em constante mudanças, não é mesmo?

Obviamente, os processos no ambiente de trabalho de uma equipe de marketing também evoluíram à medida em que os anos foram passando, trazendo novas formas de desenvolver estratégias e práticas ainda mais complexas.

Por isso, vim te ajudar neste texto a encontrar qual o canal mais conveniente para começar o planejamento das suas campanhas e, assim, definir aqueles mais oportunos para a sua empresa. Vamos lá? Acompanhe comigo a seguir:

Passo a passo para definir seus melhores canais

Passo #1 – Construção das Personas

Para estabelecer quais são os melhores canais de marketing para as estratégias das campanhas da sua empresa, é preciso pensar primeiramente em suas Personas.

Isso é, você deve saber quem exatamente será impactado com as suas peças. Para isso, você precisa mapear quem é o seu público-alvo e construir suas Personas, ou a figura dos seus clientes ideais.

Trata-se de um exemplo fictício de um cliente que tem o perfil que se encaixa perfeitamente aos consumidores do seu produto. Tendo ao menos uma Persona bem definida, fica muito mais fácil de se explorar o que seus clientes gostariam de receber e como interagir com eles nas redes sociais ou outros canais.

Passo #2 – Jornada do consumidor

Mapear a jornada do consumidor também é uma das formas para se descobrir qual o seu canal ideal. Mas, você deve estar se perguntando, como assim jornada do consumidor?

É simples! A jornada do consumidor é como o usuário se comporta até finalizar a compra. Ou seja, onde ele faz a busca do seu produto e como ele a faz. Ou melhor, quais passos ele segue para se tornar efetivamente um cliente.

Dessa maneira, você irá oferecer o conteúdo certo, ou até mesmo o anúncio certo, no melhor momento para convencer o cliente. Sabendo quais são os melhores canais para se atrair e para se relacionar com os usuários, suas campanhas, com certeza, serão mais eficazes.

Passo #3 – Variações de cada canal de marketing

Agora é a hora de ter em mente que cada canal escolhido terá uma função específica. Por isso, você deve verificar quais são aqueles que mais se encaixam com as suas estratégias de campanha e – não podemos esquecer – com a(s) sua(s) Persona(s).

Escolhidos os canais, você deve levar em conta os formatos que serão apresentados em cada um deles, assim como quais são os conteúdos mais relevantes para se trabalhar em cada canal.

Agora que você chegou até aqui e aprendeu essas 3 dicas incríveis sobre como escolher os melhores canais de marketing para estruturar as campanhas da sua empresa, te convido a assistir ao meu vídeo sobre Jornada de Compras: você sabe em qual momento seu cliente está?

Para saber mais, converse comigo. Estarei à disposição para te apresentar as melhores estratégias para a sua marca! 😉