A princípio, o termo Vendarketing deriva da palavra inglesa Smarketing (junção de Marketing e Sales) e tem o propósito de aliar o marketing e o comercial.
Ou seja, fazer uma estratégia de marketing que seja compatível com as ações, as dores e as necessidades do time de vendas. Em outras palavras, o objetivo desse conceito é atingir resultados com mais assertividade, rapidez e eficiência.
Desse modo, gerar leads, atrair novos clientes e vender mais passam a ser metas conjuntas e os dois times atuam sob o mesmo foco e responsabilidade.
Mas, como o Vendarketing funciona na prática? Como ele pode ajudar o seu negócio? Descubra no artigo desta semana.
Afinal, o que é Vendarketing?
Como vimos, o Vendarketing une os setores de marketing e vendas e tem o objetivo de elevar o potencial de conversão e aprimorar performances.
De um lado, temos o marketing que é responsável por atrair, nutrir e trazer leads qualificados. Na outra ponta, está o setor de vendas que, após a ação do marketing, consegue fazer uma abordagem mais direcionada e personalizada.
Em síntese, esse conceito vem para alinhar as duas equipes, alavancar resultados, gerar receita e, como consequência, aumentar a credibilidade de mercado de uma empresa.
Portanto, o Vendarketing ajuda a coordenar as atividades, isto é, enquanto o marketing foca os esforços em gerar oportunidades de negócio, posteriormente, a equipe comercial entra em cena para aproveitar o momento e fechar negócio.
Quais os benefícios do Vendarketing?
De fato, quando há sintonia entre as equipes de marketing e vendas melhorias surgem no cotidiano de uma empresa. A seguir, conheça as principais vantagens que o Vendarketing pode proporcionar.
Os times atuam na mesma sintonia
Sem dúvidas, uma das principais vantagens do Vendarketing é o alinhamento dos objetivos e dos esforços. Ou seja, as duas equipes desempenham as suas atividades focadas no mesmo propósito: encontrar as melhores tendências de mercado e aumentar a receita da empresa.
Desse modo, há gestão otimizada de tempo, melhor distribuição de tarefas e redução da incidência de erros.
Redução de falhas na comunicação
Outro benefício do Vendarketing é a possibilidade de monitorar com exatidão as ações de marketing e vendas e diminuir os ruídos no processo de comunicação.
Por exemplo, ele favorece o compartilhamento e o alinhamento dos times e, com isso, as estratégias podem ser compreendidas e discutidas por todos que estão envolvidos diretamente na prospecção e na reta final da trajetória de venda; reduzindo o desencontro de informações e equívocos.
Atração de leads qualificados
Ao aplicar o Vendarketing, é possível fazer um melhor aproveitamento de dados e, principalmente, identificar e atrair leads qualificados. Quer dizer, a integração das duas áreas permite que a empresa atinja com agilidade o contato que possui propensão a ser cliente e que apresenta real motivação de compra.
Além disso, há economia de tempo e de recursos operacionais.
Cálculo preciso do ROI
Um benefício de suma importância do Vendarketing é a capacidade de otimizar as operações e mensurar de forma objetiva o Retorno Sobre o Investimento (ROI).
Em outras palavras, ao colocar em prática esse conceito, fica mais simples calcular quanto retorno financeiro foi conquistado com cada valor investido e, caso o resultado não seja positivo, é possível reajustar as campanhas.
Conclusão
Por fim, para conseguir destaque e gerar mais receita para a sua empresa é fundamental elaborar boas estratégias de marketing.
E a consultoria é um recurso que pode aprimorar o seu posicionamento. Entre em contato com a minha equipe e agende o seu horário. Juntos, eu e você, iremos traçar o melhor plano de ação.
Não perca tempo! Acredite no seu potencial!
Fonte: Imagem – www.freepik.com