Sua empresa está preparada para a tendência do conteúdo em áudio?

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Você já sabe da importância de ficar por dentro do que os usuários (especialmente os potenciais consumidores da sua marca) estão falando, vendo e consumindo, certo? E será que eles entraram na onda do conteúdo em áudio também?

Sim, parece que está crescendo a tendência das redes e plataformas de conteúdo em áudio. É mais um foco de atenção que profissionais e agências de marketing devem atentar para chegar onde o consumidor está. Na verdade, isso já está acontecendo.

Hoje, vou falar sobre como essa está se consolidando e o que isso significa. Acompanhe!

Conteúdo em áudio está tomando redes sociais

Nos últimos meses, vimos o nascimento de ferramentas e redes sociais inteiras criadas especialmente para o conteúdo em áudio. A maior delas você provavelmente já ouviu falar: o Clubhouse.

Se você ainda não conhece, o Clubhouse é uma rede onde usuários se comunicam apenas por áudio. Nele, você cria salas de conversa para conversar com amigos ou desconhecidos, ou para que apenas pessoas específicas possam falar (como um programa de entrevistas, por exemplo). No início do mês de fevereiro, as procuras pelo Clubhouse no Brasil subiram mais de 500%.

Pra aprender mais sobre como funciona o Clubhouse, confira este texto da Projetual Comunicação.

Conheça a interface do Clubhouse, acima.
Imagem: TeamLewis.

Logo após foi a vez do Twitter anunciar sua ferramenta dedicado a conteúdo em áudio na rede, o Espaços (Spaces).

A novidade da rede do passarinho azul ainda sendo testada e aprimorada, mas basicamente irá permitir que usuários criem salas de bate-papo para que até 11 pessoas conversem ao mesmo tempo, enquanto um número ilimitado consegue ouvi-las.

Até pouco tempo, o conteúdo em áudio não tinha espaço no Twitter, enquanto texto, imagem e vídeo são naturais na plataforma. Agora com o Spaces, criar uma sala de áudio fica tão fácil quanto postar um tweet. A ferramenta, inclusive, possibilita que a sala fique disponível em segundo plano, tocando mesmo quando o usuário não está no app – assim como no Spotify.

Ah! E vale lembrar também que o sucesso do Clubhouse fez o Facebook se movimentar para criar sua ferramenta de conteúdo em áudio, segundo uma matéria do jornal The New York Times. Se isso se concretizar, é provável que chegue também ao Instagram e WhatsApp, propriedades do Facebook.

A tendência do Podcast

O formato do podcast, um conteúdo totalmente em áudio, ganham cada vez mais adeptos no Brasil e no mundo. É o sucesso mais ou menos recente dos podcasts que pode ter incentivado as redes sociais a implantarem novas ferramentas.

Há algum tempo, a Projetual Comunicação mostrou como o mercado publicitário tem se atentado para os podcasts: em 2020, durante a pandemia, o investimento em publicidade em podcasts foi o único que cresceu, comparado a outros formatos e conteúdos.

Segundo o relatório State of the Podcast Universe, o Brasil foi o país que mais cresceu no consumo de podcasts durante o ano passado.

E como isso impacta o marketing?

Uma grande tendência atual no marketing é também o conteúdo humanizado, que coloca a experiência, os interesses e repertório do usuário e consumidor em primeiro lugar. Neste sentido, cada marca precisa considerar de acordo com seu caso: “Será que meu consumidor deseja conteúdo em áudio? O que ele gostaria de consumir? Como isso seria comunicado?”.

A partir daí, estratégias podem ser traçadas. No marketing de conteúdo, por exemplo, a empresa pode produzir audiobooks ou disponibilizar textos narrados, como já fazem vários portais de notícias. Se for conveniente, ela pode também criar seu próprio podcast com conteúdo específico do seu universo.

Uma tendência atual também são empresas patrocinando podcasts que são ouvidos pelos seus potenciais consumidores. É uma excelente forma de marcas presença e garantir publicidade humanizada.

Por fim, todo o investimento de marketing só funciona se é feito de forma estratégica para impactar o público da forma certa, garantindo um bom retorno sobre investimento.

Quando me procuram para consultorias de marketing, eu sempre indico essas diretrizes básicas: dedique-se a conhecer seu consumidor e público-alvo, defina bem suas personas e realize pesquisas constantes para acompanhar as mudanças.

Quer conversar sobre melhores estratégias de conteúdo para sua empresa? Vamos conversar!