Atualmente, a expressão “prospecção de clientes” não é de conhecimento exclusivo do setor de vendas. Mesmo que você atue em outra área profissional, com certeza, já ouviu esse termo em algum momento do seu cotidiano.
A propósito, a prospecção faz parte do funil de vendas – é parte integrante do espaço reservado para o primeiro contato e qualificação dos leads.
De maneira geral, podemos entender a prospecção como a tentativa de contato com clientes potenciais. Ou seja, é a busca pelos clientes certos – aqueles que apresentam maior chance de aceitar uma proposta comercial. Em poucas palavras, são aqueles que podem fechar negócio.
Porém, vale lembrar que a prospecção de clientes não segue um padrão. O processo de prospecção varia de acordo com o modelo de negócio, objetivos da empresa e mercado de atuação. Mas, algumas ferramentas digitais apresentam processos mais práticos e generalistas, que podem ser utilizadas por diferentes segmentos.
Neste artigo, vou apresentar as plataformas mais utilizadas pelos times de vendas. Além disso, o texto traz informações que podem te ajudar a escolher o método de prospecção mais apropriado para a sua empresa.
Ferramentas mais indicadas para prospecção de clientes
É inegável que o avanço tecnológico já faz parte da rotina corporativa. Em vista disso, estão disponíveis plataformas e softwares que podem aumentar a produtividade do vendedor e otimizar o contato com o cliente.
Confira abaixo as ferramentas de prospecção de clientes mais utilizadas pelas equipes de alta performance.
Meetime
Essa ferramenta de prospecção é indicada para vendas remotas – Inside Sales. Ou seja, é indicada para o vendedor que faz a negociação no escritório e não precisa ir a campo. Seu diferencial é automatizar toda a parte operacional. Em síntese, busca agilizar o trabalho do vendedor nas etapas de: prospecção, comunicação e gestão de leads.
Além disso, disponibiliza ao usuário recursos para: realização e gravação de reuniões; acompanhamento do fluxo de contato e criação de relatórios e métricas de desempenho.
Com isso, deixa o vendedor livre para focar na abordagem e no desenvolvimento da melhor estratégia de aproximação.
Linkedin Sales Navigator
Primeiramente, a palavra-chave dessa ferramenta é segmentação. Via de regra, é a ferramenta indicada para o modelo de negócio B2B – sigla que vem do inglês Business to Business. Dessa forma, o modelo B2B é um campo restrito onde empresas vendem para empresas. De maneira geral, é a transação comercial entre pessoas jurídicas.
O objetivo dessa ferramenta é otimizar a prospecção de clientes por meio de filtros avançados de busca. Ela permite que o usuário personalize a lista de leads e priorize aqueles com maior relevância. Além disso, permite que o usuário receba alertas sobre atualizações de resultados.
De acordo com dados divulgados pelo Linkedin, usuários da plataforma fazem negociações mais lucrativas. Em geral, fecham negócios 42% maiores quando utilizam o Sales Navigator.
Geofusion
A plataforma está associada ao Geomarketing – estratégia de marketing que trabalha com uma localidade definida. Ou seja, faz o mapeamento de determinada área com o objetivo de levar às empresas informações sobre o consumidor local. Nesse sentido, a Geofusion vai permitir que o vendedor alinhe sua prospecção de clientes com seu local de atuação.
Desse modo, traz informações detalhadas sobre o perfil do consumidor e os hábitos de consumo de determinada região. Assim, o vendedor tem em mãos dados concretos que mostram onde seu produto faz mais sucesso. Além disso, aponta os locais de atuação que necessitam de um novo posicionamento de vendas.
Conclusão
Já sabemos que o mercado está cada vez mais competitivo. E que otimizar o processo de prospecção de clientes é crucial. Uma prospecção efetiva pode aumentar a produtividade da sua equipe de vendas, aperfeiçoar o fluxo de cadência e organizar as métricas de desempenho.
E, se após a leitura, você chegou à conclusão que precisa organizar suas atividades e aperfeiçoar sua estratégia de prospecção, entre em contato comigo. Minha consultoria vai analisar seu planejamento atual e corrigir possíveis falhas do processo.
Vai ser um prazer ajudar sua empresa a alcançar o sucesso.
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