Por que você deve fugir das métricas da vaidade?

metricas da vaidade

Ao investir em Marketing Digital é preciso saber mensurar os resultados das estratégias implementadas. Para tal, é de extrema importância definir os KPIs certos. Ao longo da minha carreira, já vi muitos empreendedores criando estratégias para o próprio negócio, mas, muitas pessoas não mensuram os resultados dessas ações, por isso, neste artigo vamos responder uma pergunta mega importante: por que você deve fugir das métricas da vaidade? Venha com a gente!

É preciso fugir das métricas da vaidade

KPIs são indicadores-chave de performance que precisam ser associados a um objetivo específico. Para acompanhar o quanto a sua marca está perto dos objetivos projetados, é preciso saber analisar bem as métricas selecionadas.

E as métricas são várias: engajamento, likes, comentários, alcance e muito mais. Depende dos objetivos da marca. Lembre-se: números por números não significam nada, é importante entender o porquê de cada um deles.

Um exemplo para entender mais sobre os KPIs, se o objetivo da sua marca é ter mais presença na web, um KPI importante seria conquistar mais seguidores nas redes sociais. E caso o número de seguidores desejado seja alcançado, a estratégia implementada está no caminho certo.

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As organizações estão preocupadas com os resultados de suas estratégias?

É fundamental ter um objetivo atrelado por trás de todo KPI, é preciso fugir das métricas da vaidade. Entenda por que elas são necessárias e as analise de forma clara e assertiva. Algo que é importante ficar atento é o seguinte: o número de seguidores não indica necessariamente qualidade.

E as organizações já entenderam isso, é o que revela a Social Media Trends de 2019, pois de acordo com dados disponibilizados nesta pesquisa: 75,6% das empresas analisam os resultados nas redes sociais, apenas 6,1% delas não acompanham essas métricas.

Hoje, as principais métricas observadas pelas organizações são as seguintes: engajamento (75,5%) e alcance (72,4%). Apesar disso, é importante ficar atento que essas métricas por si só não representam nada, na hora de analisar dados é preciso atrelar um objeto por trás dessa análise. Sua marca sabe exatamente o que ela deseja conquistar na web?

Saber responder essa pergunta de forma assertiva e saber exatamente como conquistar este objetivo é o primeiro passo para quem deseja ter sucesso na Internet. Ao longo da minha carreira, eu vejo muitos empreendedores preocupados em ter um grande número de seguidores, mas sem saber exatamente o porquê disso.

Quando me perguntam: “Milena, como eu faço para que minha marca tenha mais seguidores?” Eu respondo o seguinte: “Por que você precisa ter mais seguidores?” Se seu objetivo é criar presença na web, tudo bem. Mas é importante entender exatamente onde você deseja chegar. É preciso ter objetivos claros por trás das métricas, lembre-se sempre disso.

Antes de se preocupar sobre que tipo de conteúdo a sua marca deve publicar, saiba exatamente onde você deseja chegar. Quem deseja se destacar, precisa ser estratégico.

Agora que você já sabe por que é tão importante mensurar todas as estratégias implementadas em seu negócio, venha conversar comigo, posso te ajudar a encontrar a aumentar a sua presença no ciberespaço.