Por que a experiência do usuário é importante para os seus negócios?

Por que a experiência do usuário é tão importante para o sucesso do seu negócio?

Em meio a alta competitividade do cenário atual, é cada vez mais comum as marcas priorizarem o relacionamento com o cliente e, em especial, a Experiência do Usuário (- User Experience UX). Afinal de contas, assumir uma postura acessível e atuar para garantir satisfação pode ser um grande diferencial de mercado.

De fato, já faz um tempo que colocar em primeiro plano a experiência do usuário (UX) é uma tendência. Inclusive, nos resultados de pesquisa do Google, a experiência do usuário é um fator de ranqueamento.

Mas, você sabe por quais razões esse conceito deve estar no centro das estratégias da sua marca? Já conhece as vantagens que ela pode trazer para os seus negócios? Descubra no meu artigo de hoje. Não perca!

O que é experiência do usuário?

A princípio, a experiência do usuário é a interação feita com determinado produto, serviço, atendimento, site, aplicativo etc.,

Além disso, engloba as sensações, impressões e as percepções que o usuário tem acerca de uma marca. Em vista disso, é um termo que ganhou muita importância nas áreas de desenvolvimento de produto, marketing e vendas.

Inclusive, no contexto de marketing e posicionamento digital, a experiência do usuário é um dos pontos centrais das etapas de planejamento, elaboração de estratégias e criação de campanhas.

Via de regra, uma experiência diferenciada tem como base os seguintes pontos: desempenho, estética, usabilidade, acessibilidade, utilidade, funcionalidade e desejabilidade.

Por que a sua empresa precisa investir nesse conceito?

Além de contribuir com a satisfação, priorizar a experiência do usuário é determinante para manter a reputação e a autoridade da marca. Uma vez que consumidores quando têm suas necessidades de consumo atendidas tornam-se verdadeiros promotores e defensores.

Ou seja, as empresas que focam nesse quesito têm mais chances de ampliar a cartela de cientes, elevar a taxa de fidelização, construir uma imagem de credibilidade e confiabilidade e, como consequência, vender mais.

Como aprimorar a experiência do usuário?

A seguir, confira algumas práticas que podem trazer melhorias para a experiência de uso do seu cliente. São ações que, além de facilitar a interação, também podem potencializar a sua presença digital e as suas campanhas de marketing e vendas.

Produzir conteúdo relevante

Sem dúvidas, uma iniciativa capaz de contribuir com a experiência do usuário é desenvolver conteúdo que traga soluções práticas para problemas do dia a dia, que consiga sanar dúvidas ou que seja funcional.

Mas, para que isso aconteça, é indispensável que a sua marca conheça o perfil de consumo, as preferências e o comportamento do público-alvo. Vale lembrar que, com essas informações, o seu posicionamento de mercado fica mais estruturado e a relação com o cliente tende a ser mais assertiva e estável.

Usar métricas de performance

Outra maneira de aprimorar a experiência do usuário é usar recursos de monitoramento de performance. Em geral, eles trazem dados valiosos sobre os desejos do cliente, o desempenho das campanhas de marketing e mostram quais pontos necessitam de revisão.

Em síntese, analisar a performance da sua marca contribui com a experiência do usuário pois permite que você encontre possíveis falhas e adapte o seu produto ou serviço de acordo com as necessidades reais do cliente.

Disponibilizar páginas digitais com boa navegabilidade

Se você deseja evidenciar o bem-estar do cliente e conquistar uma presença digital forte, é essencial disponibilizar sites, blogs e demais plataformas digitais com boa navegabilidade, rápido carregamento e layout organizado.

Dessa forma, você consegue facilitar a experiência do visitante, informar de maneira objetiva, manter o interesse nos produtos e influenciar a decisão de compra.

Investir em Mobile First

Por fim, uma estratégia que, certamente, vai trazer satisfação para o seu cliente é investir no conceito mobile first. Ou seja, permitir que o usuário acesse o blog, o site e as redes sociais do seu negócio por meio dos dispositivos móveis com a mesma navegabilidade do processo tradicional (via desktop).

Em outras palavras, desenvolver projetos para serem, prioritariamente, acessados pelas plataformas móveis, deixando a tela do computador em segundo plano. Desse modo, será possível flexibilizar o uso e proporcionar uma experiência mais dinâmica para o usuário.

Conclusão

Como vimos, a experiência do usuário pode ser um diferencial não só para o marketing digital e as vendas da sua marca, mas também para o seu posicionamento de mercado. Porém, para conseguir destaque e construir uma reputação mais sólida, é preciso ter direcionamento e expertise.

Mas, se você não sabe por onde começar ou necessita de um acompanhamento profissional, entre em contato com a minha equipe e agende já a sua consultoria. Juntos, iremos revisar as estratégias atuais da sua marca e traçar metas desafiadoras que te levarão ao sucesso.

Não perca tempo! Acredite no seu potencial!

Fonte: Imagem – www.pexels.com