O que é Growth Hacking e como implementar em seu negócio?

growth_hacking

O crescimento é o maior objetivo almejado por empresas de todos os tamanhos. Mas, para atingir esse objetivo, são necessárias a união de diversos fatores como metodologia, equipe em sintonia e, claro, a mentalidade dos líderes.

Para além de estratégias e metodologias, existe o growth hacking, que vai de encontro com uma forma de pensar o Marketing Digital e que vem ganhando cada vez mais força por envolver e valorizar ideias e experimentos.

Você já ouviu o termo ‘Growth Hacking’ e quer saber mais como essa expressão, para que serve e como implementar no seu negócio? Então continue a leitura do artigo de hoje!

O que é Growth Hacking?

O Growth Hacking é uma nova forma de trabalhar estratégias visando o crescimento acelerado de uma empresa. Nesse conceito, adotam-se estratégias que combinam conhecimentos tradicionais de uma empresa, como o know-how técnico, e novos métodos e experiências em gestão de produtos, análise de dados e marketing digital para a rápida geração de ações mais certeiras para turbinar o crescimento.

Desenvolvida pelo fenômeno do marketing Sean Ellis, responsável pelo sucesso de empresas como Dropbox e Eventbrite, o Growth Hacking um marketing orientado a experimentos e, “ao testar ideias promissoras em ritmo acelerado e avaliá-las com métricas objetivas, permite que se descubra muito mais depressa que ideias têm valor e quais não tem” (ELLIS, 2017).

Como implementar no seu negócio?

Eu seu livro “Hacking growth: a estratégia de marketing inovadora das empresas”, Sean Ellis explica que, embora as formas de implementação das estratégias de Growth Hacking variem de empresa para empresa, há alguns métodos específicos que já podem ser trabalhados, como:

  •  criação de uma equipe multidisciplinar ou de uma série de equipes que rompam as barreiras entre os departamentos tradicionais de marketing e desenvolvimento de produtos e combinem talentos;
  • uso de pesquisas qualitativas e análise quantitativa de dados para entender a fundo comportamentos e preferências de usuários;
  • geração e teste rápidos de ideias e utilização de métricas rigorosas para avaliar resultados e agir com base neles.

É importante explicar que, embora comprovada a eficácia da disseminação do Growth Hacking e da facilidade da sua aplicação em quase todos os setores de uma empresa, não há um guia definitivo, confiável e detalhado para orientar todas as empresas de todos os portes sobre como conduzir esse processo. Ou seja: as estratégias utilizadas por Ellis para conduzir o marketing da Dropbox podem não ser as ideias para o seu negócio, mesmo que você tenha uma empresa grande.

Por que fazer Growth Hacking?

Com a publicidade tradicional tendo a sua eficácia questionada (afinal, quem garante que você vai conseguir impactar positivamente centenas de pessoas com uma propaganda veiculada na televisão ou no rádio?), o marketing digital passou a ser o meio ideal para atingir o nicho de interesse, com poucos, mas, eficazes investimentos.

E é aqui que o Growth Hacking entra. Com cerca de 4,9 bilhões de pessoas usando a internet e impulsionados pela emergência sanitária, só nos últimos dois anos centenas de negócios online cresceram, e empreendedores com lojas físicas de diversos segmentos se viram na urgência de adaptar os seus negócios para o mundo digital.

Sabendo disso, podemos compreender que o Growth Hacking é a resposta para essa necessidade de urgência em um mercado cada vez mais competitivo e em constante transformação.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre o Growth Hack, entre em contato comigo!

Juntos, vamos elaborar um conjunto de estratégias ágeis e eficientes para o crescimento da sua empresa.