O que é Branding e por que ele importa para a sua empresa?

branding

Você já se deparou com símbolos e ícones diversos que, sem precisar de qualquer palavra associada, você sabe que representa uma empresa? Seja uma maçã mordida, um cartão roxo ou três listras, fica evidente que estamos nos referindo às marcas Apple, Nu Bank e Adidas.

Mas por que isso acontece? Quais estratégias são criadas para que as pessoas (e clientes em potencial) reconheçam uma marca e se reconheçam nessa marca?

Se você tem um negócio e quer fortalecer a imagem e agregar valor à sua empresa, está na hora de conversarmos sobre o branding. Acompanhe no artigo de hoje!

O que é uma marca?

Antes de nos aprofundarmos no branding, precisamos entender o básico: a marca. Afinal, o que é uma marca?

A definição de marca é:  “Marca é todo sinal distintivo, visualmente perceptível, que identifica e distingue produtos e serviços, bem como certifica a conformidade dos mesmos com determinadas normas ou especificações técnicas”.

No entanto, o conceito de marca é mais complexo, afinal, ela é a representação simbólica de uma entidade.

Mas isso não se restringe a um logotipo, uma tipografia, um símbolo. O conceito de marca engloba aquilo que você representa.

Umas das definições mais famosas sobre o conceito de marca, principalmente no marketing, é do Jeff Bezos, CEO da Amazon: “Marca é o que as pessoas dizem sobre você quando você não está no quarto”.

Dito isso, marca é o que você mostra para o mundo e o que o mundo pensa de você.

O que é branding?

Agora que o conceito de marca foi um pouco mais explicado (é importante ressaltar que esse conceito é mais complexo e amplo, porém, no artigo de hoje, vamos focar mais no conceito de marketing), qual é o papel do branding nisso tudo?

O branding é um conjunto de ações e estratégias que uma empresa realiza para transmitir seus valores e cultura, de forma a impactar positivamente seus clientes, o público consumidor, o mercado e, por que não, o mundo.

Essas estratégias são pensadas e geridas para resultado a longo prazo, pois são diversos processos que englobam elementos visuais e textuais de forma a melhorar a percepção do público consumidor em relação a uma marca e, consequentemente, aumentar seu valor no mercado.

Com boas estratégias de branding, uma marca passa a ser estimada e desejada, transformando clientes em fãs, o objetivo de toda marca.

Por que o branding é importante?

É importante que a sua marca tenha uma personalidade e um propósito, afinal, como falamos em outro artigo, as pessoas não são mais consumidoras passivas. As pessoas hoje consomem de marcas e empresas cujos valores e ações correspondam às suas crenças pessoais.

E é importante na criação do conceito da sua marca falar ao público o porquê da sua existência, qual o seu objetivo, como vai impactar e mudar o mundo dessas pessoas.

Lembre-se que uma marca que trabalha bem essa conexão emocional é uma marca que consegue transformar clientes em evangelistas, verdadeiros fãs dispostos a defender uma marca.

Gostou deste artigo e quer mais dicas de marketing para o seu negócio? Então não deixe de acompanhar o meu blog, semanalmente você irá encontrar artigos sobre marketing e empreendedorismo.

Mas, se você quer fazer o seu negócio decolar com estratégias assertivas para o seu segmento, entre em contato comigo. Ficarei feliz em ajudar!