Marketing Olfativo: a estratégia que pode alavancar a sua marca

Garota segurando uma fragrância de perfume nas mãos

Como sabemos, a área do marketing tem várias vertentes. Mas, independente da linha de atuação, um dos pontos principais da área é criar estratégias para ajudar empresas e marcas a encontrarem o seu público e serem reconhecidas no mercado. De maneira geral, esses objetivos são conquistados por meio da conexão com o cliente, muitas vezes, baseada em emoções e sensações.

Nesse sentido, um nicho que vem ganhando espaço é o Marketing Olfativo. Uma estratégia utilizada para estimular a conexão emocional e física dos clientes com os produtos e as marcas. Em poucas palavras, apresenta como propósito motivar nos potenciais consumidores a intenção de compra por meio das sensações e memórias afetivas despertadas pelo olfato.

Continue a leitura deste artigo e saiba mais sobre essa área do marketing que pode ser um diferencial para a sua marca. Além disso, saiba quais vantagens essa estratégia pode trazer aos seus negócios. Não perca!

Como o Marketing Olfativo funciona?

Em primeiro lugar, para uma ação de Marketing Olfativo ganhar vida é preciso criar um aroma que seja fiel à identidade do ambiente físico e à marca já conhecida pelo cliente. Ou seja, é fundamental que se estabeleça uma conexão com o perfil do público consumidor.

Por exemplo, para as lojas com público infantil feminino, com logomarca em tons pastéis e rosa, a sugestão é trazer fragrâncias mais doces. Já para as lojas de carros, com a maioria do público masculino, uma estratégia de Marketing Olfativo eficaz é usar notas com toques de couro. Para estimular no potencial comprador o desejo de ter aquele carro com cheirinho de novo.

Em seguida, o próximo passo é decidir como a estratégia de Marketing Olfativo vai ser aplicada: só nas lojas físicas da marca ou na forma de produtos, por exemplo, perfumes e aromatizadores.

Quais são os objetivos dessa estratégia de marketing?

A princípio, os objetivos centrais do Marketing Olfativo são:

– Criar uma experiência de compra com base em sensações e emoções;
– Ser um diferencial para as marcas, afinal, a maioria das campanhas de publicidade atua apenas com o visual e o auditivo;
– Aumentar a área de atuação das marcas e reforçar o posicionamento de mercado;
– Trazer mais conforto para as lojas físicas e tornar o ambiente mais favorável ao consumo;
– Prolongar o tempo de permanência do cliente na loja, dessa forma, aumentam as chances de compra;
– Fidelizar clientes.

Quais vantagens o Marketing Olfativo traz para os negócios?

Com certeza, uma fragrância pode manter ou afastar o cliente de um ambiente. Isso vale tanto para as grandes marcas, como para os pequenos e médios comércios. Desse modo, as ações do Marketing Olfativo vêm para ajudar na escolha da identidade aromática que possa atrair e manter o consumidor conectado.

Inclusive, as grandes marcas do mercado de luxo usam o Marketing Olfativo como um recurso de diferenciação e para atingir novos públicos. Por exemplo, a Ferrari, a Mercedes Benz e as grifes da alta costura como Chanel, Carolina Herrera e Narciso Rodriguez desenvolvem ações dessa área do marketing para atender o desejo de consumo de clientes que não possuem o poder aquisitivo para comprar os produtos ícones dessas marcas de luxo, mas compram a fragrância para ter a sensação de status e sofisticação.

Mas, para as pequenas marcas, o Marketing Olfativo vem para fortalecer a identidade dos produtos e das marcas em si. Por exemplo, é possível fabricar um aromatizante de ambientes que traga bem-estar e aconchego para a loja física e colocar para a compra alguns frascos com a essência. Assim, acontece uma proximidade do cliente com o produto e a marca. É uma estratégia muito usada por lojas de roupa, de enxoval e de decoração. Empresas que usam o Marketing Olfativo com esse objetivo são a MMartan e a Zara.

Conclusão

Por fim, se a intenção da sua marca é trazer bem-estar aos clientes, conquistar novos públicos ou se fortalecer no mercado, investir no Marketing Olfativo pode garantir ótimos resultados.

Afinal, essa é uma estratégia que pode ajudar pequenos, médios e grandes comércios.

E se você quer ver a sua marca em destaque, é fundamental ter estratégias e objetivos bem definidos. E, por isso, ter uma consultoria personalizada é essencial.

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Fonte: Imagem – www.freepik.com