Marketing Digital: tendências para o segundo semestre de 2022

De fato, a área de Marketing Digital apresenta atualizações constantes. Em geral, as ferramentas e as plataformas que são úteis para o Marketing Digital passam por várias modificações e adaptações em curtos espaços de tempo. Ou seja, o que é útil hoje, amanhã pode perder espaço para uma nova tendência.

Por essa razão, o artigo desta semana vai te atualizar sobre as tendências digitais, úteis para a área de marketing, que continuarão em destaque até o final do ano. Acompanhe o texto e saiba o que se encaixa da melhor maneira ao seu modelo de negócio.

Boa leitura!

Você precisa conhecer essas tendências!

Sem dúvidas, em uma área que cresce e é competitiva, uma particularidade pode fazer toda a diferença. Ou seja, um pequeno erro pode fazer o cliente deixar a sua página ou conteúdo digital e buscar o concorrente. Por isso, saber quais são as ferramentas corretas é fundamental para se posicionar com estratégia e conseguir destaque no mercado.

A seguir, você terá acesso às principais tendências da área de Marketing Digital que irão seguir em alta até o final do ano e que podem ajudar a sua empresa a sair na frente da concorrência.

SEO: otimização do seu site e conteúdo digital

Em primeiro lugar, não adianta criar um site e conteúdo de Marketing Digital sem estratégia, é preciso produzir um material que fique bem-posicionado nos sites de buscas.

Com certeza, sua empresa vai perder dinheiro e oportunidades de venda se não formatar a página e o conteúdo de texto de maneira que prenda a atenção do visitante e que seja destaque nos meios de busca. E essa é a função do SEO, Search Engine Optimization, que em tradução livre quer dizer, otimização de mecanismos de busca.

De maneira geral, ele tem a função de colocar a sua página nos primeiros lugares nos motores de busca. Isso quer dizer que, quando alguém pesquisa algo no Google, se o seu site ou conteúdo tiver algum material sobre o assunto irá aparecer nas primeiras opções. Assim, seu conteúdo será visto por mais pessoas e ocorrerá mais tráfego orgânico para o seu site.

Produção de vídeos: Marketing Digital em imagens

A princípio, o Marketing Digital trabalha muito com o impacto visual. Seja com o layout do site, com a distribuição do texto nas redes sociais e, em especial, com os vídeos.

Via de regra, o conteúdo audiovisual ajuda a sua empresa a chamar a atenção, gerar leads e manter os clientes antigos da sua marca. É uma ferramenta que permite apresentar os diferenciais dos seus produtos, mostrar o funcionamento de algum item e, até mesmo, negociar por meio das lives.

Sem dúvidas, é uma tendência que continuará em alta, pois traz resultado e não exige grandes investimentos em equipamentos profissionais, nem conhecimento técnico em gravação ou edição de imagens.

Instagram: apelo visual para a sua estratégia de Marketing Digital

De acordo com pesquisa realizada pela We Are Social em parceria com a Hootsuite, o Instagram possui 122 milhões de usuários no Brasil. Esse dado por si só, mostra o poder de influência dessa rede social e como ela já faz parte da rotina dos brasileiros.

E a característica mais marcante do Instagram é o forte apelo visual. Afinal, é a plataforma onde o texto fica em segundo plano e a maioria das ferramentas são desenvolvidas para editar e deixar as fotos e os vídeos mais atrativos para o público.

No momento atual, o Instagram é a terceira rede social mais usada no Brasil e apresenta uma previsão de crescimento. Ou seja, é uma tendência que vai se manter viva durante todo este ano. Por isso, é essencial não deixar de fora essa rede social quando for elaborar um conteúdo de Marketing Digital. Afinal, é possível utilizar os recursos da plataforma e divulgar vídeos informativos, promocionais, interativos e, além disso, humanizar a sua marca.

TikTok: entretenimento e marketing digital

Com toda a certeza, o TikTok é uma rede social que estará em destaque nesse segundo semestre de 2022. Afinal, é a rede social que cresce em grande escala e trabalha com dois recursos que agradam muito ao público: vídeos e entretenimento.

Em tese, o seu público-alvo é a ala jovem. De acordo com dados divulgados pela própria plataforma, 66% dos usuários tem menos de 30 anos. Dessa forma, para as empresas que possuem clientes que se enquadram nessa faixa-etária, é essencial utilizá-la como ferramenta de Marketing Digital.

Conclusão

Em síntese, a empresa que acompanha as tendências do cenário virtual, tem mais a oferecer para o seu cliente. Aliás, marcas que utilizam o Marketing Digital de maneira correta têm mais chances de aumentar sua área de atuação e converter leads.

Por isso, é fundamental saber qual ferramenta e estratégia se encaixam melhor aos objetivos de cada empresa. Mas, se o seu negócio não possui uma estratégia de Marketing Digital definida ou, até mesmo, não utiliza todas as possibilidades oferecidas pela área, agende uma consultoria comigo.

Juntos, vamos analisar o seu mercado de atuação e criar a melhor estratégia para a sua empresa chegar ao sucesso.

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