Marketing Digital: 4 erros que prejudicam a sua empresa

Sua marca pode ser destaque no mercado ou ser novata no ramo dos negócios. Porém, uma coisa é certa, sua empresa não deve utilizar a intuição ou realizar ações na Internet sem planejamento. Uma vez que, qualquer erro de posicionamento ou comunicação com o público online pode ser crucial para a sobrevivência da empresa. Para evitar esse tipo de erro, a solução é investir em Marketing Digital.

Com a intenção de trazer valor para as marcas, converter leads em clientes e manter o ritmo de vendas aquecido surge a estratégia de marketing. Mas, se a sua empresa não faz um planejamento de Marketing Digital baseado em pesquisas e métricas, seu negócio pode cometer erros significativos que prejudicam suas atividades e, consequentemente, te fazem perder tempo e dinheiro.

É neste artigo que você vai saber quais erros não podem ser cometidos ao elaborar a estratégia de Marketing Digital da sua empresa. Não perca!

O que não fazer ao elaborar a estratégia de Marketing Digital

A seguir, confira 4 erros cometidos na estratégia de Marketing Digital que atrapalham o sucesso da sua marca na Internet. Além disso, conheça dicas que vão te ajudar a não errar na comunicação com o cliente virtual.

Esquecer as métricas de performance

Sem dúvidas, é fundamental que você analise os impactos que as ações digitais trazem à sua empresa. Desse modo, não adianta executar ações e não acompanhar de perto os reflexos para a imagem do seu negócio.

Nesse sentido, as métricas de performance do Marketing Digital são os indicadores que acompanham o impacto dos seus conteúdos e campanhas nos veículos digitais. Isto é, proporcionam dados sobre as etapas da sua estratégia. Logo, fornecem informações para fortalecer o nome da empresa no mercado e alavancar as vendas.

Não planejar a estratégia de Marketing Digital

De fato, seus clientes podem estar em estágios diferentes do funil de vendas. Ou seja, alguns podem estar em fase de fidelização e outros em um processo de retenção. Por esse motivo, não é possível elaborar uma estratégia padrão que se encaixa a todos os seus clientes.

Desse modo, sua empresa precisa interagir e saber quais os objetivos e pretensões reais de cada cliente. Com isso, terá suporte para elaborar uma estratégia de marketing digital eficaz e individualizada. Além do mais, sua produção de conteúdo será mais direcionada e, como consequência, terá mais chances de criar empatia com o público-alvo. Em resumo, a sua estratégia de marketing deve ser personalizada e detalhada.

Não conectar as equipes de marketing e de vendas

Antes de tudo, o trabalho das duas equipes deve ser realizado em conjunto. Ou seja, o setor de marketing deve produzir material compatível com os desejos do cliente. Já o setor de vendas, por sua vez, deve manter a motivação de compra do cliente durante a negociação.

Em resumo, a equipe de vendas deve ser uma extensão da estratégia de marketing e não um setor isolado.

Não investir em pesquisa de campo

Com certeza, é fundamental conhecer todos os detalhes e particularidades da empresa. Ainda mais, buscar informações sobre clientes, fornecedores e concorrentes é obrigatório para elaborar a estratégia de marketing da sua empresa. Uma boa pesquisa de campo possui as seguintes etapas: observação de perfil, coleta de dados e análise de mercado.

Por fim, a pesquisa deve ser levada a sério na etapa de planejamento da estratégia de Marketing Digital pois é capaz de fornecer uma análise completa da área de atuação da sua empresa.

Conclusão

Com um mercado cada vez mais competitivo, um erro de posicionamento pode ser crucial para a sobrevivência da empresa. Por essa razão, é extremamente necessário investir em uma estratégia que traga resultados concretos.

Por fim, se você quer destacar sua marca no ambiente digital, agende uma consultoria comigo. Juntos vamos analisar sua área de atuação e planejar as melhores ações para alcançar o sucesso.

Fonte – Imagem: www.freepik.com