Leads: como definir corretamente um lead em minha estratégia?

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Saber o que são leads ajuda a organizar melhor a sua estratégia. Confira um pouco sobre seu conceito a seguir!

Certamente, se você está buscando por novas formas de captar clientes no meio digital, certamente já ouviu falar sobre leads, correto? Trata-se de um dos processos pertencentes ao funil de vendas do marketing, onde seus “talvez futuros clientes” vão sendo filtrados em cada etapa da jornada de compra.

Então, para sanar as suas dúvidas, resolvi resumir neste texto o real conceito do que são leads. Acompanhe comigo nas próximas linhas para mais informações.

Leads: o que isso significa?

Aqueles clientes em potencial, que refletem uma oportunidade de uma futura venda e que de alguma forma já demonstraram interesse no seu produto podem ser chamados de leads. Mas, como isso funciona no meio digital?

Simples! Leads são aquelas pessoas que baixaram o seu catálogo, que pediram orçamentos, que experimentaram o seu serviço e, em troca disso, deixaram alguma forma de contato. Dessa maneira, a empresa tem a oportunidade de ir mantendo um relacionamento até que ele decida comprar de você uma ou milhares de vezes.

Relacionamento

Basicamente, aqueles usuários que você consegue estabelecer alguma conexão, nos mais variados canais digitais, são os seus leads. Pessoas que chegaram até você por meio de outras estratégias, como marketing de conteúdo e SEO, e que agora podem ser selecionados a receber os seus conteúdos.

O Inbound Marketing fez com que esse termo ficasse bem conhecido ultimamente, e é uma ótima estratégia de relacionamento, inclusive. Com isso, você pode perceber quem são:

  • aquelas pessoas que talvez comprem seu produto;
  • aquelas que têm grande probabilidade de finalizar uma compra;
  • e aquelas que definitivamente não têm.

Estamos falando de uma prática chamada funil de marketing, que percebe a jornada de compra dos seus leads e filtram aqueles que podem ser seu cliente de fato. Assim, uma equipe de marketing eficiente consegue manter o contato com estes usuários, por meio de conteúdos, tira-dúvidas, entre outros, até que ele decida que o seu produto é realmente o que ele estava procurando e finalize a compra.

Lead, visitante ou prospect?

Para realmente saber como definir um lead é preciso entender que existem outros tipos de usuários que não são classificados como um. Por exemplo, o que é um visitante e o que são prospects? Será que é tudo a mesma coisa? Vamos conferir:

Visitantes

Aqueles usuários que, de alguma maneira, entraram em seu site, em suas redes sociais, ou etc., são os seus visitantes. Diferente dos leads, o visitante nem sempre tem interesse em seus produtos e serviços, mas acabou acessando o seu perfil.

Contudo, dentre os vários visitantes que podem ter diariamente em sua página, há uma pequena parcela que se interessam. E, são eles que nos interessam também.

Contato

Basicamente, se você tem o número de telefone da pessoa, um e-mail ou endereço, por exemplo, pode considerá-la como um contato. Contatos são toda e qualquer pessoa que está ao alcance da sua empresa, sendo ela presente em qualquer etapa do funil.

Prospect

Para considerar um usuário como prospect, ele precisa atender a alguns parâmetros. Isto é, quando o usuário necessita de uma abordagem de venda mais ativa, pois possui o exato perfil do cliente ideal e já está decidido sobre o que quer, consideramos que estamos lidando com um prospect.

Assim, a equipe de marketing entra em sinergia com a equipe de vendas e, caso a prospecção funcionar, teremos um novo cliente para você!

Conseguiu entender agora qual é o real significado do termo lead? Espero ter esclarecido da melhor maneira para você! Mas, se ficou com qualquer dúvida, entre em contato comigo!