Instagram: como conquistar mais seguidores e clientes

Mulher com o símbolo do Instagram em mãos

De acordo com a pesquisa desenvolvida pelas instituições We Are Social e Hootsuite, o Instagram é a terceira rede social mais usada no Brasil neste ano de 2022 e conta com 122 milhões de usuários ativos. De fato, já caiu no gosto popular e faz parte da rotina dos brasileiros.

Mas, o que fazer para aumentar o número de seguidores e aproveitar todo o poder de influência que o Instagram oferece?

A resposta você vai encontrar no artigo desta semana. Após seguir as dicas abaixo, seu perfil não será apenas mais uma conta como qualquer outra, pelo contrário, será uma vitrine de vendas.

Afinal, o que fazer para aumentar o número de seguidores e clientes?

Com certeza, é um desperdício não aproveitar todos os recursos e chances de interação que o Instagram proporciona. Por isso, vale a pena buscar mais conhecimento sobre essa rede social e elaborar um planejamento de marketing para melhorar o seu posicionamento diante dos seguidores.

A seguir, conheça dicas práticas que irão aumentar o engajamento do seu conteúdo. E o melhor, vão trazer mais seguidores ao seu perfil e, como consequência, possíveis novos clientes.

Crie conteúdo que seja interessante para os seus seguidores

Em primeiro lugar, conhecer as preferências do seu público é fundamental para cativar a atenção e criar uma conexão verdadeira com os seguidores. Dessa forma, você sabe quais temas são úteis para os usuários e poderá usar as postagens como ferramenta de apresentação e retenção.

Além disso, investir em produção de conteúdo para criar empatia com os novos seguidores é essencial. Ou seja, busque informações sobre os gostos, hábitos e formas de consumo do seu público e desenvolva publicações com esses temas para cair nas graças dos seguidores recentes.

Publique com frequência no Instagram

Via de regra, o Instagram da sua marca deve ter publicações diárias. Isto é, você pode publicar textos mais longos e informativos pelo feed e trabalhar com postagens mais curtas e interativas pelos stories. Além disso, pode trabalhar com vídeos mais longos (com duração máxima de 60 segundos) pelo Reels.

Ou seja, é uma rede social que oferece uma ampla variedade de recursos que podem ser aproveitados para ajudar a sua loja na conexão com o seu público e com os potenciais clientes.

Humanize a sua conta no Instagram

Antes de tudo, não utilize somente expressões técnicas ou conteúdo informativo nas suas postagens. Afinal, o excesso de informações pode deixar a navegação pela sua página cansativa e pode ocasionar um possível desinteresse de quem visita o perfil.

Por esse motivo, use os recursos de imagens, vídeo e edição que o Instagram disponibiliza para mostrar o lado humano da sua marca. Uma dica é apresentar quem, realmente, faz a sua empresa existir. Ou seja, você pode apresentar o dia a dia da sua loja; as equipes de produção, atendimento e vendas; os idealizadores e fundadores da empresa, entre outros. Em resumo, dê espaço para quem ajudar a dar identidade para a sua empresa.

Conclusão

Nos dias de hoje, o Instagram não é apenas uma rede de entretenimento. Aliás, quando bem utilizada pode ser uma ótima ferramenta de prospecção e vendas. Sendo assim, não vale a pena desperdiçar toda a utilidade e poder de influência que esse canal de comunicação e, inclusive, de vendas oferece.

Por isso, se você quer acertar nas publicações, aumentar o engajamento do seu conteúdo e alavancar os números de seguidores e potenciais clientes; a solução é apostar em uma estratégia de marketing.

Entre em contato e agende um horário. Por meio de uma consultoria especializada, vamos traçar uma estratégia para aprimorar a sua atuação no Instagram e trazer mais seguidores e clientes.

Fonte – Imagem: www.freepik.com