Se você está buscando atrair novos clientes, o Inbound Marketing é o método ideal para você. Neste método, é o cliente quem procura o seu negócio e não o contrário. Normalmente, ele te procura para buscar uma solução para um problema e quando isso ocorrer, você deve estar preparado para ajudá-lo.
Já falei por aqui, de forma geral, sobre como dar visibilidade para a sua marca, mas hoje vou te apresentar um método totalmente focado no consumidor, o Inbound Marketing. Meu objetivo é te mostrar um pouco sobre cada uma das etapas desta estratégia, vem comigo?
O que é Inbound Marketing?
No Inbound Marketing, ou Marketing de Atração, a propaganda em massa é algo secundário, o objetivo deste método é ser encontrado pelo consumidor. Para tal, você não pode ter foco apenas em vender, você deve nutrir um relacionamento com seu possível cliente e, só depois disso, partir para uma estratégia de venda mais agressiva.
Neste método, o consumidor vem até a sua marca porque ele precisa de ajuda, e, essa comunicação entre você e seu possível e-shopper precisa ser bidirecional e objetiva. Se você tem públicos específicos, o Inbound Marketing é a escolha ideal para atrair novos clientes, pois você pode sanar dúvidas que nem sempre estão disponíveis na internet.
O Inbound Marketing, como o próprio nome sugere, precisa ser focado em atrair novos públicos. Para tal, conteúdo de qualidade é algo indispensável nesta estratégia. Para criar materiais ricos antes de tudo é preciso entender quem são seus públicos e formular persona(s) para que os conteúdos que você elaborar sejam, de fato, focados nas dores dela(s).
Funil de vendas no Inbound Marketing:
A jornada do seu possível cliente possui, no mínimo, três etapas: a) consciência do problema, b) considerações das melhores soluções para este problema e, por fim, c) a decisão de compra. Vou falar brevemente sobre cada uma delas:
Topo do Funil
Consciência do Problema: nesta etapa, a pessoa tem um problema e ela quer aprender mais sobre uma área. Ela percebe que há algo que a incomoda e, neste momento, ela está buscando saber mais sobre essa dor. Por isso, é papel do seu negócio ajudá-la, um blog com artigos semanais pode ser uma boa estratégia para isso.
Meio do Funil
Consideração das Soluções: Nesta fase, o cliente já sabe definir o que o incomoda e busca mapear as melhores soluções para resolver o problema. Ele começa analisar as alternativas para solucionar o problema. É dever da sua marca, no meu ponto de vista, ter um diferencial sobre a concorrência para que o seu negócio seja a melhor escolha para ele.
Fundo do Funil
Decisão de Compra: Este é o momento em que o seu potencial cliente já sabe exatamente do que se trata o seu problema e também já mapeou as melhores soluções para resolvê-lo. Nesta etapa, seu consumidor pode realizar uma compra com você ou não. Então, você deve conquistá-lo.
A jornada do Inbound Marketing é um funil e, como em todo funil, pessoas se perdem ao longo do percurso. Isso não quer dizer que a sua estratégia tenha erros, mas sim que o seu negócio não era a escolha ideal para aquela pessoa naquele determinado momento e ela optou por seguir por outro caminho. Não deixe isso te desanimar, hein!
Como atrair novos clientes?
Atrair novos clientes exige esta conscientização, afinal, produzir conteúdos de qualidade, ter uma infraestrutura adequada, um sistema ágil e um SAC de qualidade são boas estratégias para conquistar novos públicos.
Em minha experiência no mercado publicitário, percebi que muitas vezes, os empreendedores investem em seus produtos e serviços de uma forma brilhante, mas esquecem o mais importante: mostrar isso aos clientes. Este é um erro gravíssimo, se você quer vender bem, deve mostrar todas as qualidades do seu negócio para a sua audiência.
Mas deixa eu te contar…
Nem sempre uma estratégia de Marketing Digital precisa usar Inbound e/ou Funil de Vendas. Funciona, muitas vezes, e para muitos tipos de estratégia. Mas quem acompanha meu trabalho sabe que Marketing é algo totalmente customizado e customizável: cada caso é um caso, e não acredito que receitas sempre funcionem.
Casos em que Funil de Vendas não é a resposta pra uma estratégia digital é o que eu te conto nesse vídeo:
Quer auxílio para criar a sua estratégia de Marketing Digital? Entre em contato comigo. Posso te ajudar a formular estratégias de crescimento para a sua loja. Lembre-se: quem deseja sair na frente da concorrência precisa pensar um passo à frente dela.