Estratégias preciosas para você manter clientes B2B e B2C

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Na última semana, a Projetual, Agência de Comunicação que fundei, lançou o e-book Como acelerar os processos de negociação B2B na era digital? Nele, você encontra de forma detalhada o que é o modelo de negociação B2B, por que a sua empresa deve ficar atenta ao digital, entre inúmeros assuntos relacionados ao tema. Então, para complementar este importante assunto, hoje nós vamos falar sobre como manter clientes nos modelos B2B e B2C. Venha comigo. 🙂

Diferenças entre os modelos B2B e B2C

De forma simples e objetiva, no modelo B2B (Business to Business), os processos de venda ocorrem entre empresas, enquanto no modelo B2C (Business to Consumer) as transações são realizadas entre organizações e os próprios consumidores finais.

No B2B, as vendas costumam ser em grandes quantidades e com uma certa regularidade definida no momento da contratação da empresa, pois se trata de um processo que envolve uma relação duradoura entre organizações. No B2C, o volume de vendas é difuso, pois qualquer pessoa pode adquirir aquele produto.

Não há um método melhor do que o outro, pois as organizações podem atuar em ambos os segmentos. Com isso, os processos de vendas se tornam ainda mais interessantes e envolvem estratégias distintas para atrair novos consumidores. Abaixo você confere estratégias para manter clientes no modelo B2B e no modelo B2C, continue com a gente.

Estratégias para manter clientes B2B

De acordo com pesquisa publicada pela State of B2B Marketing, 35% dos profissionais de marketing B2B classificam a satisfação do cliente como principal indicador de sucesso.

Para tal, não há fórmula mágica, é preciso prestar um excelente serviço com foco nos detalhes para conquistar bons resultados e também ter um atendimento de qualidade. Lembre-se: o cliente deve ser seu amigo, ouça com atenção e faça essa relação ser duradoura.

Outra dica fundamental é a seguinte: você deve trazer novas ideias de como auxiliar o seu cliente. Quanto mais for seu interesse em ajudar, melhor vai ser essa relação. Mas não faça isso de uma forma invasiva, respeite os limites dos seus clientes e vá ganhando confiança com o tempo. Acredite, esta dica vale ouro.

Leia também: Metodologia ágil: o que é e como ela tem ajudado empresaas.

Estratégias para manter clientes B2C

No modelo B2C, o leque de clientes é, normalmente, mais diverso do que no modelo B2B, por isso, é fundamental conhecer bem o seu consumidor, quanto melhor você conhecê-lo, mais vai poder ajudá-lo.

E você está me perguntando: “Como posso ajudar meu cliente, Milena?” A minha resposta é simples: produza conteúdo de qualidade para ajudar o seu consumidor, tenha um interesse genuíno em ajudá-lo.  Ter este propósito pode gerar uma resposta positiva e até mesmo fidelizar a relação entre você e seu consumidor.

Lembre-se: ter as mídias sociais do seu negócio ativas, ter um blog com artigos atrativos e e-mails personalizados que realmente gerem valor aos usuários podem ser ferramentas excelentes para você conquistar o seu e-shopper.

Essas são apenas algumas dicas para manter clientes nos modelos B2B e B2C, no e-book: Como acelerar os processos de negociação B2B na era digital? Você tem acesso a informações mais completas sobre o tema. Não deixe de conferir. 

Quer ler mais conteúdos como este? Acompanhe o meu blog, toda semana tem conteúdo atualizado para você entender mais sobre Marketing Digital. Ficou com alguma dúvida? Entre em contato comigo, estou aqui para te ajudar.