Entender a jornada de compra do cliente pode te ajudar a vender mais

jornada de compras

Você conhece a jornada de compra do cliente? Essa é a pergunta que todo empreendedor deve se fazer para si mesmo. Hoje, mais do que nunca, é preciso investir em relacionamento para conquistar a sua audiência.

O que é a jornada de compras?

A jornada de compra é o caminho que uma pessoa percorre até  concretizar uma compra. Esta jornada possui 4 etapas: a) aprendizado e descoberta, b) reconhecimento do problema, c) consideração da solução e, por fim, d) decisão de compra.

Aprendizado e descoberta

Nesta primeira etapa, seu cliente (ou potencial cliente) não sabe muito bem que tem um problema ou uma necessidade. Ele ainda está despertando o interesse para um determinado tema.

Reconhecimento do problema

Nesta segunda etapa, o cliente já sabe as vantagens do seu produto ou serviço, por isso, na etapa de reconhecimento do problema, você deve mostrar ao cliente porque ele precisa da sua ajuda. No meu ponto de vista,  é seu papel criar essa necessidade e mostrar como o seu negócio pode ajudá-lo. Um blog, por exemplo, pode ser uma boa maneira de trazer essa abordagem. 

Consideração da solução

Nesta etapa, o consumidor já sente a necessidade de utilizar um produto ou serviço de um determinado nicho, ele mapeia algumas soluções possíveis e começa a avaliá-las. Qual o seu papel nesta fase? Para mim, você deve se mostrar mais relevante do que a sua concorrência. Uma boa dica para isso é criar um senso de urgência, um cupom ou um desconto podem ser boas estratégias para que a pessoa escolha a sua loja.

Decisão de Compra

Esta é a fase mais importante da jornada de compra do cliente, é o momento em que ele ou ela decide aderir o seu produto ou serviço, por isso, você precisa investir em um servidor ágil e um suporte bacana. Afinal, você não vai querer perder uma venda porque sua loja tem uma infraestrutura preparada para recebê-lo? Não marque bobeira, se você quer deixar a jornada de compra do seu cliente interessante, você precisa pensar nessas quatro etapas.

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Como deixar a jornada de compra do cliente mais atrativa?

Deixe sua loja virtual mais atrativa, inclua fotos interessantes e também descrições que sanem todas as dúvidas sobre os produtos oferecidos. Já pensou perder uma venda por deixar de descrever as características dos produtos?

Para evitar que isso ocorra, e claro, tornar a jornada de compra do cliente mais interessante, minha dica é simples: mostre-se disponível para sanar todas as dúvidas da sua audiência.

Você deve conquistar a pessoa mostrando o valor do seu produto na vida dela. E claro: não estamos falando apenas de preço. Questione-se sempre: “Por que meu produto é relevante para o meu consumidor?” “Quais são os meus diferenciais em relação a minha concorrência?” Se for qualidade no produto ou entrega rápida, mostre isso ao seu cliente.

Muitos empreendedores investem em uma logística adequada, qualidade do produto e preço justo, mas se esquecem o mais importante: falar sobre isso. Mas, como o cliente (ou potencial cliente) vai saber sobre todas essas vantagens se você não mostrar a ele? Não tem como, não é mesmo?

E como mostrar os benefícios de comprar em sua loja? 

Ao meu ver, você deve usar as redes sociais, elas, além de um potencial ponto de vendas, servem como uma vitrine dos benefícios da sua loja. Crie um calendário de publicações e mostre, ainda que sutilmente, como você pode ajudar o seu cliente.

Depois de deixar seus canais de venda impecáveis, estimule a venda. Sabe aquela promoção ou cupom para atrair mais vendas? Essas podem ser as estratégias certas.

Mas fique atento: não adianta atrair seu cliente uma vez e após fechar a venda sumir da vida dele. Isso pode trazer uma imagem negativa ao seu negócio. Após seu cliente realizar a compra, você pode enviar um e-mail questionando se ele gostou (ou não) dos produtos? Mostre-se disponível para ouvir e fazer melhorias, é assim que você fideliza um cliente e garante a recompra.

Consultorias e planos de marketing focados em suas necessidades podem fazer seu negócio decolar, eu posso te ajudar nisso. Vamos conversar? Entre em contato!