E-commerce: vantagens da realidade aumentada

realidade-aumentada

Mesmo com o crescimento das compras online, muitos consumidores ainda sentem falta do contato próximo com o produto, principalmente no segmento de moda, onde a compra é mais cautelosa, pois não há a possibilidade de experimentar as peças.

Uma possibilidade para driblar essas adversidades do comércio eletrônico é a tecnologia de Realidade Aumentada, que possibilita visualizar produtos em seu tamanho real.

Quer saber como essa tecnologia pode ajudar a impulsionar as suas vendas? Então acompanhe o post de hoje!

O que é a Realidade Aumentada?

A realidade aumentada é uma tecnologia que permite inserir objetos virtuais em ambientes reais, proporcionando a interação do usuário com o objeto e melhorando a sua percepção sobre como o objeto ficaria disposto no ambiente físico.

Um dos exemplos mais comuns de aplicação da tecnologia é no setor de casa e decoração, em que a realidade aumentada possibilitada visualizar de forma imersiva mudanças na decoração.

Aplicações da realidade aumentada no E-commerce

Como falamos acima, com a R.A. é possível ter uma experiência imersiva com a interação do objeto virtual sobreposto no ambiente físico. Para o E-commerce, é uma ótima forma de gerar engajamento com o público.

A realidade aumentada possibilita, além de visualizar móveis e objetos de decoração no ambiente, a prova de peças de roupas, calçados e acessórios no chamado “provador virtual”, uma tecnologia de inteligência artificial que recomenda o tamanho ideal de uma peça de vestuários para o usuário.

Outras aplicabilidades da R.A. é a visualização de maquiagens e tinturas de cabelos a partir de fotografias das pessoas, um experimento que se popularizou no país através das redes sociais.

Por que usar a Realidade Virtual?

A realidade aumentada, que ganhou força diante da necessidade de distanciamento social, tem um papel fundamental na jornada de compra online, ajudando o consumidor a ter uma melhor percepção dos objetos de escolha, sem a necessidade de comparecer a um local físico.

Aumento do engajamento

Aplicar novas tecnologias que facilitem cada vez mais o processo de compra no E-commerce é sempre uma forma eficaz de gerar um ótimo engajamento com o público, que vê valor em sua marca pela praticidade, além, claro, de ser um diferencial pensada para ajudar o consumidor.

A partir dessa boa experiência, já podemos considerar os outros resultados que vem na sequência: aumento das visualizações, ótimos feedbacks e a divulgação espontânea por parte dos clientes.

Como aplicar

A Realidade Aumentada ainda é uma tecnologia recente que gradualmente vem sendo implementada por algumas empresas. Mesmo com todas as suas vantagens, é importante que testes sejam feitos antes aplicar a tecnologia de forma definitiva.

Para isso vale criar aplicativos, filtros para redes sociais, sites interativos, entre outras possibilidades. Esses são alguns exemplos de como é possível explorar a realidade aumentada e proporcionar uma grande experiência de compra através dessa tendência que chegou para ficar!

Gostou deste conteúdo? Aproveite para ler mais artigos escritos por mim. Toda semana, eu trago conteúdos atualizados para você entender mais sobre Marketing. Entre em contato comigo se tiver alguma dúvida.