E-commerce: Estratégias de marketing para Black Friday

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Uma das datas mais importantes do varejo, a Black Friday este ano será no dia 26 de novembro e é uma ótima oportunidade para realizar grandes vendas.

Porém, com a popularidade, a data também virou alvo de polêmicas por fraudes, quedas de sites, vendas erradas, entre outros problemas que, infelizmente, tornaram-se comuns no evento.

Para evitar a repetição de problemas assim, separei algumas dicas básicas para você aplicar em suas estratégias e garantir uma Black Friday tranquila e com ótimos resultados!

Revise seu estoque

Antes de anunciar um produto com desconto, sempre confira se o seu estoque está abastecido e se você está em condições de suprir as vendas. Lembre-se que nessa data, a probabilidade de grandes vendas é altíssima e você não quer desapontar um cliente em potencial, não é mesmo?

Honestidade

Uma das principais reclamações sobre a Black Friday são os descontos que não são descontos”, o que gerou a alcunha de “Black Fraude” para a data. Portanto, seja honesto com seu público consumidor, ofereça descontos reais e esteja disponível para atendê-los e tirar suas dúvidas quanto aos valores.

Oriente sua equipe

Falando em atendimento, é imprescindível que você oriente sua equipe em todos os setores, para que todos estejam cientes de possíveis contratempos e como preveni-los. Dito isto, certifique-se de que todos os departamentos estejam em sintonia desde o primeiro contato com o cliente até a entrega do seu produto.

Marketing

As estratégias de marketing devem ser trabalhadas com muita antecedência, porém, na semana da Black Friday é importante um trabalho assertivo nas plataformas digitais. Assim, que tal tematizar suas redes com assuntos da Black Friday e utilizar o e-mail marketing? É uma forma eficiente de lembrar o consumidor da data que se aproxima e que você faz parte do evento, oferecendo ótimos descontos e um atendimento impecável.

Remarketing

Na Black Friday o número de carrinhos de compra abandonados em lojas online é enorme. Isso pode acontecer por diversos fatores, mas uma coisa é certa: o cliente estava disposto a efetivar a compra. Mas em vez de procurar justificativas para essa desistência, que tal fazer o remarketing?

O remarketing é, resumidamente, uma estratégia que sugere refazer o marketing para um determinado consumidor baseado em seu comportamento anterior. Em termos práticos, é uma forma de lembrar o consumidor de seu interesse nos produtos que abandonou no carrinho de compras.

Dessa forma, você pode oferecer um desconto exclusivo ou despertar o seu interesse com a estratégia da escassez do produto, queima estoque, etc.

Pós Black Friday

Passada a loucura da Black Friday, não esqueça do seu cliente, nem mesmo do cliente em potencial que não efetivou a compra. Entenda seus comportamentos e elabore uma estratégia para engajar e fidelizar esses dois perfis de consumidores.

Com estudo e paciência, você consegue atrair diferentes clientes e fortalecer o relacionamento com ambos, mostrando que você está à disposição para oferecer não apenas bons produtos, mas um atendimento de excelência.

Agora que você anotou minhas dicas, é hora de colocá-las em prática!

Aproveite essa semana para organizar suas estratégias e boas vendas!