CRM : saiba como a plataforma pode ajudar o seu time de vendas

Relacionamento entre vendedor e cliente.

Primeiramente, você sabe o que significa a sigla CRM?

Ao pé da letra, significa Customer Relationship Management, e em português: Gestão de Relacionamento com Clientes.

De maneira geral, é a ferramenta que vai te ajudar na organização dos seus contatos profissionais. Em outras palavras, a plataforma vai registrar e gerenciar toda a trajetória dos seus clientes.

Além de informações de contato, o CRM vai possibilitar o acesso ao histórico de compra e às particularidades de cada cliente.

Consequentemente, vai ajudar de maneira significativa o trabalho da sua equipe de vendas.

Agora que você já sabe o significado, vamos entender como a plataforma de Gestão de Relacionamento funciona.

CRM e o cotidiano do setor de vendas

Certamente, você já deve ter utilizado um manual de instruções, um mapa ou até mesmo um roteiro em algum momento. E você já parou para pensar que a conversa com o seu cliente também pode contar com esse tipo de orientação?

 É, justamente, essa a função do CRM: levar à sua equipe elementos para conduzir a conversa com o cliente de maneira personalizada e direcionada para o fechamento da compra.

Ao conhecer o perfil do seu cliente, você entende a real necessidade do seu público. Com isso, consegue realizar melhorias no seu produto ou serviço.

Por outro lado, o CRM também pode auxiliar o setor comercial caso a compra não tenha sido concretizada. Isso significa que a plataforma vai registrar também as razões que afastaram o cliente. Dessa forma, sua empresa terá elementos não só para iniciar a aproximação com o seu potencial cliente, mas também para analisar o que influenciou o afastamento da clientela.

 Ainda mais, é um sistema corporativo que permite inserir informações pessoais e qual a preferência de compra do seu público. Logo, contribui para o aumento das suas oportunidades de venda.

Portanto, as plataformas de CRM gerenciam informações que são úteis em todo o funil de vendas, ou seja, desde a captação até a decisão de compra.

De maneira geral, pode ser utilizado tanto por empresas tecnológicas, como também por pequenas e médias empresas que adotam processos mais tradicionais.

Como escolher o melhor CRM

Antes de mais nada, há vários sistemas de CRM disponíveis no mercado. Você pode adotar estas dicas quando for escolher sua plataforma de gestão: optar pela plataforma que atenda às necessidades reais da sua equipe, que apresente mecanismo de fácil manuseio e que armazene os dados com segurança.

Além disso, o sistema escolhido deve apresentar layout organizado e de fácil compreensão. Ou seja, os dados disponibilizados devem ser entendidos não só pela equipe comercial, mas também por outros setores. Por exemplo, pelo setor de marketing, que pode consultar o CRM ao elaborar campanhas publicitárias e material de divulgação.

Os sistemas de CRM mais utilizados no mercado

Como dito antes, a plataforma CRM pode ser útil para empresas de diferentes tamanhos.

Em seguida, confira as melhores opções disponíveis.

ZohoCRM

É a melhor indicação para equipes pequenas, com até 3 membros. Apesar de comportar um número bem limitado, é considerado por muitos usuários como o melhor do mercado por apresentar muitas ferramentas e recursos. Outra vantagem, é ter uma versão totalmente gratuita.

RD Station CRM

A vantagem desse software é ser extremamente simples e estar em português. O usuário consegue acessar o conteúdo disponível sem necessitar de conhecimento prévio. Além disso, também oferece uma versão gratuita.

HubSpot CRM

É um sistema muito versátil. Seus recursos atendem tanto equipes menores, como empresas com setores mais numerosos. Além disso, também oferece uma versão de qualidade sem custos.

Conclusão

A sua empresa pode utilizar o sistema CRM em todo o processo de venda. Além disso, oferece melhorias para diferentes setores. Por exemplo, atendimento ao cliente, vendas e marketing.

Se você quer organizar sua empresa e também quer vender mais em menos tempo, mas não sabe por onde começar, entre em contato comigo. Será um prazer te ajudar a alcançar o sucesso!

Fonte – Imagem: www.freepik.com