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Como a sua marca deve agir durante uma crise?

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Na semana passada, falei por aqui sobre alguns passos sobre como fazer uma boa gestão de crises nas redes sociais. O primeiro passo, como citei anteriormente, é o seguinte: a gestão de crises começa muito antes da crise se instaurar, é preciso mapear situações para evitar que isso ocorra. Mas se ocorrer, as soluções já devem estar mapeadas. Neste artigo, vou me  a sua marca deve agir durante uma crise. Vem comigo!

Leia mais: Produzir conteúdo é essencial para o seu negócio se destacar no digital.

Por que você deve ficar atento ao que acontece na web?

Com a Web 2.0, o consumidor passou a ter maior influência na gestão das marcas. Seu comportamento social na internet possibilita o aumento de engajamento com as marcas, em virtude da interação e do relacionamento, é o que revela um estudo, feito na Escola de Economia da USP, dos pesquisadores Alexandre Borba Salvador e  Ana Akemi Ikeda.

O que é, de fato, uma crise? 

A crise, segundo diversos pesquisadores, é um evento não rotineiro, inesperado e repentino, que cria incertezas, ameaça os objetivos prioritários da organização, pode causar prejuízos financeiros e corroer a reputação corporativa.

Por que as marcas precisam se preocupar com eventuais crises? 

O aumento da ocorrência das crises de marca, o crescente empoderamento dos consumidores como geradores de mensagens de marca e, sem dúvidas, o aumento da velocidade, volume e variedade das informações exigem uma maior habilidade dos gestores no uso das informações e nas tomadas de decisão relacionadas à gestão de crise.  

O que fazer para evitar uma crise? 

Mesmo diante de monitoramentos diários, crises podem ocorrer, por isso, é importante caso a sua marca caia numa eventual adversidade, adotar alguns comportamentos, como: comunicar com a mesma linguagem em todas as plataformas. 

É imprescindível que neste momento sua marca pause todas as campanhas que estiver rodando nas redes sociais, já que elas podem potencializar a repercussão da crise ou até mesmo passar a impressão de que a marca está indiferente a situação causada. O momento é de reflexão, o meu conselho é: espere a poeira baixar…

Como a sua marca deve agir durante uma crise?

Se a sua marca cometer um erro, é normal que os usuários esperem um posicionamento dela. Ser indiferente nunca é a solução, o ideal é adotar um comportamento ágil, mas que dê conta de dar um posicionamento claro e objetivo sobre o que, de fato, ocorreu.

 Se você tiver um posicionamento incoerente, assuma o equívoco e busque formas para mudar de comportamento e mostrar aos consumidores que a marca está aprendendo. 

Lembre-se: é absolutamente normal errar, o que não dá é para culpar outra pessoa ou fingir que não aconteceu, hein. Nunca subestime o consumidor.

Neste artigo, você viu a forma adequada de como a sua marca deve agir durante uma crise. Quer mais dicas como essa? Fique de olho no meu blog, toda semana tem conteúdo novo para você. Se ficou com alguma dúvida, entre em contato comigo.

Gestão de crises nas redes sociais: 4 passos para evitar!

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Começo nesta semana uma série de artigos para falar sobre gestão de crises nas redes sociais. Hoje, eu vou começar com o básico e, posteriormente, vou aprofundando sobre o assunto. Quer aprender um pouco sobre este tema? Então, venha comigo!

O que é gestão de crise?

Gerenciamento de crise, de forma objetiva, é o processo por meio do qual uma organização lida com um problema inesperado, que pode prejudicar sua imagem e/ou causar danos à organização.

Como evitar que uma crise se instaure?

Em geral, não há fórmula mágica para isso. Mas é preciso adotar um conjunto de práticas para investigar possíveis riscos e gerenciá-los antes que uma crise se instaure.

Por que se preocupar com crises nas redes sociais?

Mais do que nunca, é preciso encarar o ambiente digital como um espaço importante de geração de informação e conhecimento. Na web, as informações orientam decisões estratégicas dentro de uma organização e, é justamente, por isso, que é preciso ficar atento, qualquer informação pode viralizar de forma imediata e influenciar inúmeras pessoas.

Qual é o poder da web hoje?

A comunicação 2.0, de acordo com o pesquisador David Monteiro,  é um novo instrumento para definir valores, promover relações, estabelecer novos canais, encontrar novos influenciadores e criar confiança. A forma como atua hoje, pode ditar o sucesso ou o fracasso de uma empresa.

Leia também: Growth Hacking: um método poderoso para você vender bem na internet.

Como lidar com crises no ambiente online?

A velocidade em que uma informação repercute na web é assustadora, por isso, as organizações precisam entender que cada palavra dita, cada ação tomada (ou não) pode prejudicar e muito a sua imagem.

4 passos iniciais para lidar com crises nas redes sociais:

Passo 1: escute o que o que os internautas estão dizendo

O monitoramento é peça fundamental para evitar uma crise. É por meio dele que você entende quais temas precisa melhorar, onde pode melhorar, em quais aspectos os usuários cobram seu posicionamento etc. Um monitoramento pode fazer com que você evite as eventuais crises e, isso vale para pequenas ou grandes organizações.

Passo 2: entenda a sua marca como uma pessoa

Sua marca tem que ser pensada como uma pessoa. Ela tem valores, ideologias, sonhos, aspirações, desejos… Quando os consumidores enxergam as marcas como pessoas, elas criam uma relação maior de afeto e carinho com elas, pois gera aquele sentimento de identificação. Se você quer evitar crises em sua organização, deve entender que a sua empresa não é um robô, há pessoas por trás dela.

Passo 3: sua marca também pode cometer erros

Ver a marca com mais humanidade é importante para entender que ela pode cometer erros. Os usuários estão mais compreensivos com os erros das empresas, isso quando elas assumem seus erros e trabalham para que eles não se repitam.

Muitas vezes, é impossível prever quando uma crise vai acontecer, mas ter em mente que os erros do passado não serão mais repetidos e que a empresa tomou uma atitude para isso, já é um primeiro passo.

Passo 4: trabalhe com coerência, consistência e transparência

Se eu pudesse dar apenas uma dica seria a seguinte: trabalhe com coerência, consistência e transparência. Não há nada pior do que organizações que adotam um discurso, mas suas ações são completamente diferentes dos discursos que adotam.

Com a velocidade que as informações rodam na web, não ser transparente é, sem dúvidas, uma bomba relógio para uma eventual crise (em maior ou menor escala).

Agora que você já sabe um pouco sobre gestão de crises nas redes sociais e a importância de pensar o tema nas redes sociais, te convido a acompanhar o meu blog, esse mês vou falar um pouco mais sobre o tema. Não deixe de conferir e até a próxima!

3 passos para o seu negócio sair na frente da concorrência

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Para fazer a sua loja virtual ter sucesso, o primeiro passo que você precisa entender é o seguinte: a web é um mar de possibilidades. Com ela, você tem acesso a uma rede inesgotável de usuários, que podem, caso sejam cativados, se tornar novos e-shoppers. Neste artigo, vou te explicar, de forma objetiva, 3 passos preciosos para você sair na frente da concorrência. Vem comigo!

Não deixe de conferir: Vale a pena investir no Reels do Instagram?

3 passos para o seu negócio sair na frente da concorrência

Invista em uma produção de conteúdo de qualidade

Antes de oferecer o seu produto, você precisa conquistar seu possível consumidor. Para tal, crie um blog para o seu e-commerce, publique, com consistência, conteúdos que podem ajudar o seu usuário a entender melhor o seu nicho de mercado. Mostre que você se importa com ele — isso vai fazer a diferença no seu negócio.

Se você precisar de ajuda para fazer isso, eu tenho uma sugestão mega importante: a Projetual – empresa em que atuo como CEO – é especialista em produção de conteúdo para web. Todos os profissionais são escolhidos a dedo por mim e sabem produzir conteúdos sobre marketing digital e marketing de conteúdo como ninguém.

Assista também: Como escolher o Influencer certo para meu negócio?

Deixe seus canais digitais atrativos para que os usuários achem o seu negócio atrativo

Boa redação, layout atrativo e uma identidade visual coerente é essencial para fazer com que o internauta crie interesse pela sua loja virtual e queira saber mais sobre o seu negócio.

Além desses critérios, a pesquisa é um elemento essencial para o sucesso do seu negócio. Afinal, você vai precisar pensar na jornada de compra do seu usuário e elencar elementos que provoquem uma melhoria considerável neste percurso.

Tenha um atendimento personalizado

Para ter sucesso em seu negócio, você também vai precisar de um atendimento personalizado. Encontre formas para ajudar o seu cliente a sanar todas as dúvidas dele. Muitas vezes, um trabalho de escuta ativa pode fazer a diferença para você não perder a venda (ou o cliente).

Monitorar sua marca é essencial para ajudar seus clientes, reconhecer erros e até mesmo prevenir crises.

Além do mais, saber o que acontece nas plataformas digitais do seu negócio pode ser uma excelente alternativa para que você possa entender se sua empresa está conseguindo manter a comunicação efetiva com seus clientes. Lembre-se: uma escuta ativa pode ser a chave para que o seu negócio saia na frente da concorrência.

Quer ler mais conteúdos como este? Acompanhe o meu blog, toda semana, eu publico conteúdo atualizado para você entender mais sobre Marketing e Digital. Ficou com alguma dúvida? Entre em contato com a gente, estou aqui para te ajudar.

Uma liderança inspiradora pode fazer a diferença em sua empresa

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Nem sempre a remuneração é o motivo principal para que as pessoas escolham um trabalho. Estar num espaço que incentiva a diversidade, com pessoas que apoiam a liderança e o bem-estar dos colaboradores também são peças que vêm se tornado, cada vez mais, fundamentais para o sucesso de uma empresa. Neste artigo, vou falar sobre liderança inspiradora e como estimular este comportamento no ambiente organizacional. Venha comigo!

Não deixe de conferir: O digital pode te ajudar a superar crises

Uma liderança inspiradora pode criar novos líderes

A motivação é a peça-chave para conquistar confiança, engajamento e resultados positivos. E, para fazer isso, você precisa investir na capacitação de líderes capazes de inspirar confiança e também criar novos líderes e oportunidades.

Ao longo da minha carreira na área de comunicação, já vi muitos empresários investindo fortemente em marketing digital e em uma comunicação externa bem estruturada. Mas isso só funciona quando a comunicação interna também colhe bons frutos.

Lembre-se: o seu primeiro cliente é o seu colaborador, é ele quem vai falar (com muita propriedade) sobre a cultura organizacional da sua empresa, por isso, investir num ambiente saudável e justo é essencial para a imagem da sua organização.

Além do mais, é preciso pensar no seguinte: sua empresa é feita de pessoas. São os colaboradores que farão o sucesso (ou fracasso) da sua organização, por isso, é extremamente importante estimular os pontos fortes da sua equipe. Você sabe como ajudar o seu time a desenvolver suas forças?

Como despertar o melhor da sua equipe?

Empatia, coragem, reconhecimento e assertividade são pontos-chaves que os líderes devem ter no relacionamento com os liderados. Quem deseja despertar o melhor de uma equipe deve estar atento para as necessidades dela.

Um líder inspirador é aquele que motiva as pessoas a liderarem e se tornarem protagonistas em suas redes. Quando a pessoa se sente motivada, ela entende que faz parte da cultura de uma empresa e, com isso, busca entregar o seu melhor para a organização.

Para despertar o melhor da sua equipe, um ponto importante é o feedback. Uma avaliação positiva pode mostrar a pessoa que ela está seguindo o caminho certo.

Quando o feedback é feito da maneira correta, tanto o líder quanto o liderado ganham com isso. Mas é importante ter em mente que o feedback não se resume apenas em apontar erros ou fazer elogios. É muito mais do que isso, trata-se de um retorno honesto, pautado em fatos e ações. Para isso, você precisa observar sua equipe com cautela e entender como você pode guiá-la para o sucesso.

Pessoas motivadas e engajadas trazem resultados positivos

Muitos empreendedores me procuram porque desejam que suas empresas tenham uma marca forte e sólida no mercado. Mas isso só acontece quando a empresa tem uma base sólida. Quando um time dá o seu melhor, os resultados também são melhores, por isso, dê feedbacks periódicos, invista em um ambiente saudável, estimule a troca e a colaboração em sua empresa.

Gostou do que leu e precisa de ajuda para criar um plano de comunicação forte que englobe aspectos da comunicação interna e externa? Entre em contato comigo. Além de uma consultoria, posso te ajudar a criar as melhores estratégias para o seu negócio se tornar referência em seu nicho de mercado.

Por que o seu negócio precisa de uma Consultoria de Marketing?

Consultoria de Marketing

O que é uma Consultoria de Marketing?

De forma simples e objetiva, uma Consultoria de Marketing é um serviço que busca auxiliar empreendedores no momento de escolher estratégias de divulgação para os seus produtos e/ou serviços.

Leia também: Growth Hacking: um método poderoso para você vender bem na internet

Quais empresas precisam de uma Consultoria de Marketing?

Todas as empresas que não tem um setor de marketing na equipe interna devem investir num olhar de um profissional desta área.

O marketing é uma área que ajuda a empresa a marcar presença, conquistar novos públicos e clientes e até mesmo construir sonhos.

É por meio das estratégias de linguagem e de comunicação, alinhadas às especificidades do negócio, que você vai conquistar leads qualificados para a sua marca. Gostou da minha explicação? Continue lendo este artigo.

Por que investir num serviço de Consultoria de Marketing?

O motivo é simples. Com uma consultoria de marketing, a sua empresa vai focar em estratégias de comunicação que façam sentido com o plano de negócio da marca. Com a consultoria, você também pode dar mais visibilidade aos seus produtos e/ou serviços.

Trata-se de um investimento, você coloca o seu dinheiro em algo que realmente faz sentido a sua empresa e que também trará bons resultados ao seu negócio.

Ademais, segundo a Consultoria PwC, 77% dos brasileiros são altamente influenciados pelas redes sociais na hora de decidir sobre a compra de algum produto ou serviço. Essas pessoas estão nas redes sociais, elas se expressam, pesquisam e interagem por meio delas.

Ainda de acordo com dados da PwC, 90% dos processos de compra se iniciam em pesquisas no Google. É muita coisa, não é mesmo?

O poder de influência do marketing digital não é pouca coisa, não. Continue lendo meu artigo para saber onde você pode ter uma consultoria de qualidade.

Faça a Consultoria do seu negócio

Muita gente me procura para saber onde fazer uma Consultoria de Marketing Digital. Pois eu posso te ajudar! Clique aqui para saber mais.

Se preferir, entre em contato comigo pelo WhatsApp.

Saiba também: Qual a diferença entre Consultoria e Mentoria de Marketing assistindo ao conteúdo abaixo:

Conheça a diferença entre Consultoria e Mentoria de Marketing Digital