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Como rankear melhor no Google?

SEO

Quando o assunto é atrair novos clientes ao site, SEO pode ser uma excelente estratégia para a sua loja rankear melhor no Google, pois mais pessoas vão ter acesso ao seu negócio, por isso, hoje vou te ensinar o básico sobre este assunto, vem comigo?

Quem tem o Google é rei

Quando o assunto é SEO, o Google é o verdadeiro protagonista. A empresa, de acordo com a GS Statcounter, tem 92% marketing share em todo o mundo. E no Brasil, o domínio do Google é ainda maior, segundo a mesma pesquisa, 97% do marketing share é da empresa.

Só para se ter uma ideia, de acordo com dados da Search Engine Land, são feitas aproximadamente 63 mil buscas por segundos, todos os dias, nos mecanismos de busca do Google.

Leia também: Por que você deve fugir das métricas da vaidade?

Como rankear melhor no Google?

Segundo dados do próprio Google, a organização possui mais de 130 trilhões de páginas indexadas em seus servidores. Com isso, surge um desafio para pequenos e grandes empreendimentos: como rankear melhor no Google diante de tanta competitividade?

A resposta é a seguinte, hoje é essencial ter boas práticas de SEO. E para tal, algumas ações são necessárias, tais como: conteúdo único e de alta qualidade, velocidade de carregamento, relevância, autoridade do site, uso das palavras-chave certas, mobile-friendly, entre outros fatores.

O principal objetivo do Google é trazer conteúdo relevante ao usuário e,para tal, os conteúdos precisam estar alinhados com a busca dos usuários, há um trabalho árduo por trás da organização em criar mecanismos para selecionar e categorizar estes conteúdos.

E não basta o conteúdo estar alinhado ao que o usuário busca, elementos como semântica, concordância, localização e histórico de busca também são critérios extremamente importantes.

Como verificar os dados de SEO do seu site? Com o Google Analytics, você tem acesso a um panorama completo com os resultados das suas estratégias e, com isso, você entende melhor o comportamento dos usuários do seu site e/ou aplicativo, para avaliar melhor o desempenho de marketing, conteúdo e mais.

Com o Analytics, você recebe insights do Google para aproveitar os dados ao máximo. Esta plataforma de dados é perfeita, pois trabalha em conjunto com Google Ads, Google Optimize, Search Console e Data Studio. Não tem como ser mais completa, não é mesmo?

E o melhor, você sabia que a versão gratuita do Analytics é perfeita para pequenos, médios e até grandes sites? O Google disponibilizou um modelo gratuito para quem está começando no digital.

E se você está se perguntando, Milena: “Precisa disso tudo, mesmo com os avanços de inteligência artificial do Google? A resposta é sim, a alta concorrência exige estratégia e conteúdo de qualidade. Antes de produzir qualquer tipo de conteúdo é essencial saber quem é a persona a ser atingida, não pode dar bobeira, hein.

Conteúdo de qualidade não é tudo, o SEO é a prova disso, há inúmeras estratégias para você se consolidar na web e, claro, entrar no radar do usuário. Quem deseja rankear melhor no Google não pode ter medo de colocar a mão na massa.

Agora que você já sabe por que é essencial ser estratégico para que o seu negócio possa rankear melhor no Google, converse comigo, posso te ajudar a se destacar no Google.

Por que você deve fugir das métricas da vaidade?

metricas da vaidade

Ao investir em Marketing Digital é preciso saber mensurar os resultados das estratégias implementadas. Para tal, é de extrema importância definir os KPIs certos. Ao longo da minha carreira, já vi muitos empreendedores criando estratégias para o próprio negócio, mas, muitas pessoas não mensuram os resultados dessas ações, por isso, neste artigo vamos responder uma pergunta mega importante: por que você deve fugir das métricas da vaidade? Venha com a gente!

É preciso fugir das métricas da vaidade

KPIs são indicadores-chave de performance que precisam ser associados a um objetivo específico. Para acompanhar o quanto a sua marca está perto dos objetivos projetados, é preciso saber analisar bem as métricas selecionadas.

E as métricas são várias: engajamento, likes, comentários, alcance e muito mais. Depende dos objetivos da marca. Lembre-se: números por números não significam nada, é importante entender o porquê de cada um deles.

Um exemplo para entender mais sobre os KPIs, se o objetivo da sua marca é ter mais presença na web, um KPI importante seria conquistar mais seguidores nas redes sociais. E caso o número de seguidores desejado seja alcançado, a estratégia implementada está no caminho certo.

Leia também: Por que você deve criar um blog para a sua empresa?

As organizações estão preocupadas com os resultados de suas estratégias?

É fundamental ter um objetivo atrelado por trás de todo KPI, é preciso fugir das métricas da vaidade. Entenda por que elas são necessárias e as analise de forma clara e assertiva. Algo que é importante ficar atento é o seguinte: o número de seguidores não indica necessariamente qualidade.

E as organizações já entenderam isso, é o que revela a Social Media Trends de 2019, pois de acordo com dados disponibilizados nesta pesquisa: 75,6% das empresas analisam os resultados nas redes sociais, apenas 6,1% delas não acompanham essas métricas.

Hoje, as principais métricas observadas pelas organizações são as seguintes: engajamento (75,5%) e alcance (72,4%). Apesar disso, é importante ficar atento que essas métricas por si só não representam nada, na hora de analisar dados é preciso atrelar um objeto por trás dessa análise. Sua marca sabe exatamente o que ela deseja conquistar na web?

Saber responder essa pergunta de forma assertiva e saber exatamente como conquistar este objetivo é o primeiro passo para quem deseja ter sucesso na Internet. Ao longo da minha carreira, eu vejo muitos empreendedores preocupados em ter um grande número de seguidores, mas sem saber exatamente o porquê disso.

Quando me perguntam: “Milena, como eu faço para que minha marca tenha mais seguidores?” Eu respondo o seguinte: “Por que você precisa ter mais seguidores?” Se seu objetivo é criar presença na web, tudo bem. Mas é importante entender exatamente onde você deseja chegar. É preciso ter objetivos claros por trás das métricas, lembre-se sempre disso.

Antes de se preocupar sobre que tipo de conteúdo a sua marca deve publicar, saiba exatamente onde você deseja chegar. Quem deseja se destacar, precisa ser estratégico.

Agora que você já sabe por que é tão importante mensurar todas as estratégias implementadas em seu negócio, venha conversar comigo, posso te ajudar a encontrar a aumentar a sua presença no ciberespaço.

Como criar Conexão com seus clientes?

Conexão com Clientes

Ao longo da minha carreira na Comunicação, uma das coisas em que eu mais insisto é o seguinte: trabalhar com redes sociais não termina quando publicamos um post.

O Marketing de Conteúdo vai exigir muito mais se a sua marca realmente desejar criar presença no mundo digital. Quem busca criar Conexão com seus clientes precisa usar todos os meios digitais ao seu favor. Venha comigo e descubra como fazer isso.

Atual cenário das redes sociais no Brasil

O atual cenário das redes sociais no Brasil é de ascensão, pois elas servem como canais de comunicação entre marcas e consumidores.Por um lado, o seu consumidor pode tirar dúvidas sobre o seu negócio e entender mais sobre o seu nicho. Por outro, serve como uma vitrine para que a sua marca possa mostrar o melhor ao seu consumidor.

Atendimento de qualidade em seus canais digitais é a garantia do sucesso

É importante lembrar também que o consumidor de hoje não aceita mais conversas unilaterais, por isso, é de extrema importância investir em um SAC de qualidade, capaz de responder de forma assertiva as dúvidas dos seus possíveis e-shoppers.

O SAC é um serviço essencial para o seu negócio, pois é a partir dele que as marcas aprendem a ouvir e a aceitar a opinião do mercado e dos clientes.

Além disso, é super importante saber aproveitar as oportunidades, pois comentários como “tenho dúvidas…” “preciso de ajuda…” “como faço para…” podem te dar a chance de responder sugerindo um conteúdo, serviço ou produto. Você ajuda o seu potencial cliente e ainda promove a sua marca.

Leia também: Entender a jornada de compra do cliente pode te ajudar a vender mais

Por que é importante ouvir o seu consumidor?

Seu consumidor pode sugerir ideias de ações e campanhas de como trabalhar a sua marca. É um olhar novo de uma pessoa que está realmente interessada em te ajudar. Saber ouvir é a garantia de sucesso.

De acordo com uma pesquisa publicada pela CEB Marketing Leadership Council, em 2015, para 79% dos consumidores, a conexão com a marca é um fator decisivo na hora da compra.

Ainda de acordo com dados da mesma pesquisa, 64% dos usuários que acreditam que a conexão é decisiva na hora de comprar algo, acabam pagando pelo produto ou serviço quando se conectam com a marca, por isso, é fundamental que a sua marca traga um atendimento humanizado e personalizado para cada um dos seus consumidores.

Quanto mais você ouve seus consumidores, melhor vão ser seus conteúdos, suas interações, seus relacionamentos, e, claro, as experiências de compra dos seus clientes. No meu ponto de vista, criar conexão com os clientes é essencial para mostrar ao consumidor que atrás de toda marca, há pessoas.

Criar Conexão com seus clientes é uma verdadeira arte

Para criar conexão e encantar seus clientes, além de saber ouvir, uma forma de criar conexão é através de conteúdos ricos que sanem, de forma genuína, as dúvidas destes grupos.

E lembre-se: todos os dias, oportunidades surgem do atendimento nas redes sociais e, por isso, é preciso ficar atento para encontrar formas de aproveitar essas interações e identificar formas de surpreender seu potencial cliente. Não perca a oportunidade, hein.

Mas você não precisa fazer tudo isso sozinho, se você deseja criar conexão com seus consumidores, você pode contar comigo. A Projetual, agência de comunicação que eu fundei, é especialista quando o  assunto é Marketing Digital e Branding, então se tiver qualquer dúvida, entre em contato comigo.

O Digital pode te ajudar a superar crises no mundo dos negócios

Marketing Digital orientado a resultados

Em tantos momentos de crise, ter resiliência é fundamental para superar uma crise, não é mesmo? E no mundo dos negócios isso não é diferente. Por isso, hoje a nossa conversa vai ser sobre como o digital pode te ajudar a superar crises. Vem comigo?

Motivação é importante, mas saber usar o marketing ao seu favor é essencial para levar olhar para o seu empreendimento por novas perspectivas.

O que é uma crise e como superá-la?

Crise é algo que sai da normalidade. No mundo dos negócios, esses empecilhos podem ser ‌motivados ‌por‌ ‌milhares‌ ‌de‌ motivos, como: a ‌intensa‌ ‌concorrência‌, ‌a‌ ‌saturação‌ ‌do‌ ‌mercado,‌ ‌entre outros‌ inúmeros ‌fatores‌.     

Durante o enfrentamento de uma crise ‌é‌ normal ‌que‌ ‌as‌ ‌pessoas‌ ‌acabem‌ ‌transmitindo‌ ‌um certo‌ ‌pessimismo‌ ‌em‌ ‌relação‌ ‌ao‌ ‌futuro. Mas as dificuldades trazem novos desafios, por isso, o meu conselho é simples: respire fundo e pense em soluções estratégicas para sair de uma situação ruim.

Novos cenários no mercado

A pandemia de Covid-19 virou o mundo de cabeça para baixo, o isolamento e o distanciamento físico trouxeram novas formas de interação e novas maneiras de gerir um empreendimento.

Apesar das mudanças, infelizmente, muitos negócios não resistiram à pandemia enquanto outros alavancaram ainda mais as suas vendas. E neste cenário de dualidades, o digital, que já estava em ascensão, ganhou ainda mais foco — e, é justamente, por isso, que investir no digital hoje é questão de sobrevivência.

Como o digital pode te ajudar a superar crises?

‌Para superar as dificuldades no mundo dos negócios, você deve buscar ‌alternativas‌ ‌para‌ ‌enfrentar os empecilhos encontrados. Crie ‌um‌ ‌propósito, motive a ‌sua‌ ‌equipe; verifique ‌o‌ ‌que‌ ‌outros‌ ‌empreendedores‌ ‌estão‌ ‌fazendo neste momento e use as redes sociais ao seu favor.

Redefinição é a palavra certa

Momentos de crise são espaços de redefinição. E, eu sei, nem todo mundo entende de marketing digital, mas levar o seu negócio para a web é essencial em tempos de incerteza. E claro, você não precisa fazer isso sozinho. Há profissionais que podem (e devem) te orientar nesta jornada.

Marketing digital não é gasto, é investimento

Lembre-se: marketing digital não é gasto, é investimento. Se seu negócio sobreviveu até agora sem o auxílio do digital, parabéns você é um ótimo empreendedor. Mas saiba: você poderia estar ganhando ainda mais, por isso, nunca subestime o poder do marketing digital.

Leia também: 4 passos essenciais para fazer a sua loja virtual ter sucesso

Saia da sua zona de conforto

Você precisa sair da zona de conforto e olhar seu negócio de uma forma ampla e atualizada, precisa, sem dúvidas, criar estratégias para chegar em novos públicos. A internet te dá um mar de possibilidades para você alcançar, cada vez mais, pessoas qualificadas para o seu negócio.

O digital pode levar o seu negócio a superar crises. O mundo mudou e a sua marca também precisa se reinventar. Na agência que eu fundei, a Projetual, você encontra inúmeros materiais que podem te ajudar a entender mais sobre o universo digital. Confira aqui.Gostou do que leu e precisa de ajuda para criar uma loja virtual? Entre em contato comigo. Além de uma consultoria, posso te ajudar a criar as melhores estratégias para o seu negócio se tornar referência em seu nicho de mercado.

BBB 2021: 3 lições que Gil do Vigor pode ensinar à sua marca

Fonte: https://todateen.uol.com.br/wp-content/uploads/2021/02/Gilberto-1.jpg

A Projetual Comunicação publicou recentemente um artigo sobre uma das participantes do BBB 2021 que mais se destacou no digital. E para complementar este assunto, eu preparei este texto para te mostrar 3 lições que Gil do Vigor pode ensinar a sua marca. Vem comigo?

BBB 2021

O Big Brother Brasil 2021 vai, sem dúvidas, deixar saudades. Essa edição conquistou recordes nunca antes vistos. Só para se ter uma ideia, a eliminação da cantora Karol Conka contou com 99% de rejeição. Mas não de ódio vive o telespectador, o Brasil também caiu de amores por Gil do Vigor e Juliette Freire, os novos queridinhos do país.

Autenticidade e coerência são as marcas para o sucesso

O primeiro passo que você precisa entender sobre BBB é que cada um dos participantes é uma marca, nem sempre eles vão agradar o público, mas o que não pode faltar em cada um deles é autenticidade e coerência. Quem deseja se destacar precisa investir em uma imagem que gere confiança. Isso vale para os participantes, mas também para o seu negócio.

Erre, mas reconheça

Gil do Vigor foi, sem dúvidas, um dos grandes protagonistas do BBB 2021. Até Tiago Leifert, apresentador do programa, revelou que o participante elevou tanto o nível do programa que as próximas seletivas vão ser ainda mais difíceis para os novos candidatos ao reality.

Gil não teve uma trajetória linear. Ele foi de mocinho a vilão e novamente caiu nas graças do público. O que diferenciou sua trajetória da de outros personagens que tiveram alta rejeição no programa foi o fato de Gil reconhecer seus erros e buscar formas de repará-los.

De mocinho a vilão e de vilão a humano. Imagem: Em Off.

Converse com seus públicos

Seus públicos precisam entender o que a sua marca deseja transmitir. O Gil ficou famoso na edição por fazer VT com o público. O participante não podia ver uma câmera que conversava com ela, dizia seus desejos, suas aspirações e, frequentemente, pedia desculpas por suas ações na casa.

Ao estabelecer esse contato direto com o telespectador, Gil não dava margens para a interpretação, ele mesmo assumia os seus posicionamentos. E este é o comportamento que o seu negócio deve mostrar, principalmente, no digital.

O que Gil do Vigor pode ensinar a sua marca?

Gil do Vigor pode ensinar a sua marca a ter autenticidade, assumir os erros e ter uma comunicação clara e assertiva com os públicos. Quem busca sair na frente da concorrência não deve ter medo de se arriscar. Se você está seguindo esses passos, eu acredito que você está no caminho certo.

Lembre-se: não existe uma fórmula mágica para o sucesso, o que há é coerência, consistência e trabalho duro. Muitas empresas me procuram para construir uma imagem forte para suas marcas. Mas isso só ocorre quando estes elementos estão presentes.

Atualmente, Gil já é o participante homem mais seguido de todas as edições do Big Brother, ele é uma grande case de sucesso quando o assunto é autenticidade e acredito que você também pode se tornar. Seja criativo e deixe a ousadia invadir a sua marca.

Gostou desse conteúdo? Acompanhe o meu blog, toda semana tem artigos para te mostrar novos caminhos para construir uma imagem forte para a sua marca. E se quiser uma consultoria, entre em contato comigo, vou te ajudar a elaborar uma estratégia personalizada para sua empresa deslanchar no digital.