Afinal, quais são as diferenças entre B2B e B2C?

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Quem consome conteúdo sobre marketing digital, comércio e negócios digitais, com certeza já se deparou com essas duas siglas: B2B e B2C.

Aqui em meu site já falei sobre estratégias de marketing para vender mais para os dois segmentos e, claro, a importância delas para o crescimento do seu negócio.

Mas se você ainda tem dúvidas sobre o que elas significam e como elas fazem a diferença para a eficiência das estratégias da sua empresa, esse artigo é para você!

O que é B2B?

O termo B2B vem do inglês B2B, business to business, que significa “negócio para negócio”.

As empresas classificadas por essa sigla são aquelas oferecem soluções para empresas, desde produtos específicos à serviços personalizados.

O que é B2C?

Já a sigla B2C vem do inglês business to consumer, ou seja, “negócio para consumidor”.

Essas empresas são aquelas que vendem produtos e serviços para um consumidor final que é pessoa física.

Principais diferenças entre B2B e B2C?

A principal diferença entre os dois segmentos é o público-alvo e, entender a relevância dessa diferença, é crucial para o planejamento de marketing do seu negócio.

O segmento B2B trabalha com diferentes modelos de operação, entre eles:

  • revenda: a indústria vende seus produtos para revendas
  • transformação: comercialização de insumos para a indústria;
  • consumo: a indústria ou empresa vende para o consumidor final por meio de um distribuidor ou atacado (mercados atacadistas, marketplace, etc).

Já o modelo B2C é mais amplo e envolve lojas de mercadorias, empresas de serviço, indústria, atacado ou distribuidor que vende para profissional liberal e para o consumidor final, a pessoa física.

Diferenças no processo de venda

Os dois segmentos são complexos e tem suas particularidades, com vantagens e desvantagens. Vamos analisar algumas delas?

No modelo B2B as vantagens envolvem vendas frequentes e maiores, pois é uma categoria de serviço de abastecimento, o que por sua própria essência necessita de um relacionamento bem estabelecido com o cliente.

Enquanto isso o B2C depende de diversos fatores mercadológicos, mas é afetado diretamente pelas emoções. Assim, além das questões econômicas, como a imprevisibilidade do mercado e flutuações de moedas, é um modelo que demanda mais esforços para atrair um consumidor, transformá-lo em cliente e fidelizá-lo.

Diferenças estratégicas

Embora as redes sociais sejam um dos meios mais comuns para trabalhar as estratégias de atração e conversão, lembre-se que os dois segmentos tem as suas especificidades e linguagens próprias.

A primeira coisa a ser considerada na hora de estruturar as estratégias, é considerar o tempo de relacionamento que cada segmento desenvolve com seu cliente. O B2B lida com uma clientela mais específica, exigente e com necessidades complexas.

Por outro lado, o cliente do B2C é mais imprevisível, pois muda seus gostos conforme as influências que recebe, além de ter mais ofertas à seu dispor, o que o torna cada vez mais suscetível à mudanças.

Assim, pense nos meios mais adequados para atingir esse cliente, o que ele espera, o que ele necessita, qual é a melhor forma de conversar com ele.

Como vimos ao longo desse post, a natureza de um negócio é a essência da cultura e da  comunicação de uma empresa. Entender todos os processos internos são fundamental para segmentar e direcionar as estratégias para atingir eficientemente seu consumidor final.

Implementando as boas práticas de marketing na sua empresa, você consolida o seu negócio e abre o caminho para a sua expansão.

Material Bônus

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