A importância do planejamento de marketing

planejamento de marketing

Você percebe que seu negócio não vai muito bem, as vendas não crescem e parece que você não tem a visibilidade que precisa? Talvez esteja faltando um ponto essencial para o sucesso do seu empreendimento: o planejamento de marketing.

No artigo de hoje, vou falar da importância desse planejamento para a sua empresa, além de algumas dicas essenciais para uma estratégia eficiente. Vamos lá?

O que é planejamento de marketing?

O planejamento é um conjunto de estratégias, fruto de muito estudo, para posicionar uma empresa no mercado, visando destacá-la perante a concorrência, além de conter um conjunto de ações para atingir o público alvo certo, com os produtos e serviços certos.

Qual a sua importância?

Como falei acima, o planejamento tem como objetivo posicionar e destacar a sua empresa no mercado. Mas de que formas isso acontece? Com estudo e pesquisa.

É a partir disso que é possível reconhecer pontos fortes, fraquezas, definir público-alvo, criar personas, analisar a concorrência, fazer benchmarks e coletar dados de mercado para perceber ameaças e identificar oportunidades.

Alguns exemplos de ações a partir do planejamento de marketing:

  • Escolher os melhores meios para as ações. Canais como redes sociais, e-mail marketing, site, blog, etc
  • Análise de métricas e resultados para elencar os erros e acertos
  • Posicionar a empresa no mercado, definindo objetivos e metas possíveis dentro de um determinado prazo
  • Coleta dados para entender melhor seu público-alvo (desejos, gostos, o que esperam do seu produto ou serviços, o que consideram antes de fechar um negócio, entre outros fatores)
  • Análise de ameaças (seja da concorrência, do próprio mercado, etc)
  • Identificar tendências e possibilidades

Alguns passos para um planejamento de marketing mais eficiente

Antes de tudo, é preciso compreender que esse planejamento não pode ser feito de qualquer forma. Esses estudos demandam tempo, paciência e muita seriedade. Portanto, prepare sua equipe para esse trabalho e elenque os principais tópicos a serem analisados: público-alvo, mercado, concorrência, pontos fortes e fraquezas.

Defina quem é o seu principal cliente: para quem eu estou vendendo ou oferecendo esse serviço? Quem se interessaria em fechar negócio comigo? Qual o perfil dessa pessoa?

A partir dessa primeira análise, é hora de investigar a concorrência. Veja quem são os seus concorrentes diretos, seus pontos fortes, suas estratégias, seus diferenciais e, a partir dessa coleta de dados, fica mais fácil saber o que fazer para atrair o mesmo público.

Depois de analisar o ambiente em que você está inserido, vamos aos meios de comunicação. Quais os canais ideais para você passar a sua mensagem e mostrar quem você é? Que tipo de comunicação você deve estabelecer nesses canais? Você é mais formal ou informal?Seu público é mais velho ou mais jovem?

Vejam, por mais simples que pareça, cada um desses pontos faz toda a diferença na hora de traçar uma estratégia. E é sempre bom lembrar que a estratégia pode não funcionar de forma imediata. Por isso sempre falo que um bom planejamento é feito por tentativas. Erros serão cometidos (mas nada tão grave que possa prejudicar a sua imagem, ok?) – um anuncia que não foi bem executado, uma publicação que não trouxe o engajamento necessário, entre outras possibilidades.

Por isso, não desanime! E conte comigo para a construção de uma estratégia de marketing eficiente. Entre em contato e vamos fazer a sua empresa crescer!