Algumas marcas têm um poder de influência tão forte que não oferecem apenas produtos aos clientes, mas sim um estilo de vida ou, até mesmo, uma identidade.
De maneira geral, são marcas que possuem um público específico, que não limita a decisão de compra apenas ao preço, pois enxerga o valor atribuído aos produtos e serviços.
Mas, você sabe o que fazer para ter uma marca com reconhecimento no mercado? Acompanhe o artigo desta semana e saiba o que fazer para chegar ao sucesso.
Estratégias para ter uma marca de sucesso
A princípio, o poder de uma marca é construído por meio de estratégias que conciliam métricas e objetivos empresariais bem definidos. Isto é, uma empresa que sabe onde quer chegar, desenvolve as suas criações com base em planejamento e pesquisa de persona e de mercado.
Mas, para ser referência, é preciso ir além e apresentar diferenciais. Confira, a seguir, estratégias que, se colocadas em prática, vão deixar a sua marca em uma posição de destaque.
Quem é referência no mercado, vende um estilo de vida
Em primeiro lugar, não basta colocar a venda apenas um produto de qualidade e com um bom preço. Empresas com o objetivo de serem autoridade no mercado, focam na personalização e excelência. Em outras palavras, empresas consagradas não negociam apenas produtos ou serviços e sim soluções para possíveis problemas e itens que atendam aos desejos dos clientes.
Por exemplo, uma empresa que é referência no mercado e não vende apenas um produto, e sim um estilo de vida, é a Harley Davidson. Tanto que os últimos slogans da gigante do ramo das motos foram, respectivamente: “Projetada para a aventura” e “Todos pela liberdade, liberdade para todos”. Ou seja, não produz apenas um material conhecido pela qualidade, mas também um objeto de desejo que mexe diretamente com as emoções do público que deseja viver intensamente e ter um estilo de vida livre.
Em resumo, busque conhecer o perfil do seu público para desenvolver produtos e conteúdo de divulgação que estimulem o real interesse de compra.
Marcas de sucesso despertam sensações
É inegável a soberania da Coca-Cola. Com certeza, é uma das marcas mais famosas e mais rentáveis de todo o mundo. Para se ter uma ideia da dimensão do sucesso, de acordo com o portal Valor Econômico, só no ano de 2021, a empresa faturou US$9,46 bilhões.
A Coca-Cola é um belo exemplo de marca que trabalha com as emoções do público. Tanto que as principais frases do seu material de publicidade são: “Abra a Felicidade” e “Sinta o Sabor”. Desse modo, vale a pena atuar com estratégias de marketing que impactem as emoções do público-alvo. Afinal, marcas que conseguem criar uma conexão emocional são lembradas com mais facilidade pelo cliente na hora da compra.
Marcas de destaque investem em fidelização e pós-venda
A princípio, uma das marcas brasileiras mais bem-sucedidas é o Boticário. A marca de cosméticos foi criada em 1977 com a proposta de atuar como farmácia de manipulação. Mas, com o tempo, passou a direcionar suas atividades para a área de cosméticos.
Além de ter uma proposta focada nos gostos e preferências da mulher brasileira, outra característica da empresa é o foco em manter os clientes. Um exemplo de estratégia para fidelizar os clientes é o Clube Viva Boticário, lançado em 1999, um programa de fidelidade que traz vantagens e descontos para os clientes que compram com mais frequência.
Ou seja, para ter sucesso, não basta apenas criar estratégias para conquistar novos clientes, é preciso manter os clientes que já conhecem a sua marca e a sua linha de produtos. Isso porque uma clientela fiel pode aumentar o ticket média das vendas e divulgar a sua marca de forma gratuita.
Conclusão
De fato, uma trajetória de sucesso acontece quando as marcas conseguem aliar qualidade, impacto emocional e cuidado com os clientes. Não é por acaso que gigantes de diferentes segmentos apresentam faturamentos altíssimos e poder de influência inquestionável quando buscam excelência e conexão com o público.
Mas, independente do tempo de atuação da sua marca, se está no início ou há anos no mercado, para ser referência é fundamental elaborar a melhor estratégia para se posicionar no mercado e conquistar a atenção dos clientes.
E, para isso, nada melhor que uma consultoria personalizada. Entre em contato e agende o seu horário. Juntos vamos analisar a sua atual estratégia de posicionamento e vendas e, em seguida, traçar o melhor caminho para o sucesso da sua marca.
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