6 maiores razões para você investir em Marketing Digital

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Confira algumas razões para começar a investir em Marketing Digital e alavancar os resultados da sua empresa agora mesmo!

É incrivelmente significante o número de empresas que agregaram as estratégias de Marketing Digital em seus processos para alavancar resultados. Prova disso são as variadas empresas que já prestei consultoria, e que hoje estão percebendo como investir em Marketing Digital foi produtivo para eles.

Além das constantes mudanças causadas pela Transformação Digital, a pandemia também despertou interesse nas empresas em conquistarem o seu espaço na internet. Muitas empresas, inclusive, apostaram fielmente no marketing digital como uma saída para continuar ativo no mercado.

Sendo assim, podemos presumir que esta atitude será ainda mais constante no mundo corporativo, não é mesmo? Por isso, construí este texto para te convencer que o Marketing Digital pode ser uma ótima forma de trazer ainda mais clientes para a sua empresa. Confira a seguir 6 das milhares de razões para investir em Marketing Digital:

Conceito de Marketing Digital

Primeiro de tudo, é bom entender que marketing digital é a soma de variadas ações e informações criadas para veicular materiais nos meios digitais, tendo como principal objetivo divulgar a empresa, seus produtos e serviços. São inúmeras as possibilidades de se trabalhar com o digital.

Contudo, algumas ações são bem comuns para a maioria das empresas. Por exemplo, blogs, vídeos, posts de Facebook, posts de Instagram, newsletters, enfim… Tudo aquilo que você costuma ver na internet fazem parte dessas ações comprovadamente eficazes. Em outras palavras, o Marketing Digital utiliza estratégias de promoção que envolvem:

  • Redes Sociais;
  • E-mail Marketing;
  • Marketing de Conteúdo;
  • Estratégias de Conversão;
  • Marketing de Pesquisa.

Razões para investir em Marketing Digital

Agora vou te contar quais são as 6 mais valiosas razões para inserir o Marketing Digital nos seus planos de negócio. Acompanhe comigo:

#1 Ter presença online

Se perguntarmos para uma pessoa em qual buscador costuma realizar suas pesquisas, certamente, ela poderá responder que usa o Google.  São milhões de pessoas buscando respostas para suas dúvidas nesta plataforma.

Sendo assim, ter a chance de aparecer em meio a lista de resultados é de grande valor. Isso porque você estará atraindo a atenção dos usuários para a sua empresa ou marca no canal com grande volume de acessos. Além disso, esta prática diminui consideravelmente seu custo de aquisição de cliente.

Presença digital é essencial nos dias de hoje. Mas, isso vai além de estar no Google e de SEO. Na realidade, é bem importante pensar oferecer pelo menos um site com suas informações para os interessados. Afinal, é também muito frustrante para um cliente que busca pela sua empresa nas pesquisas perceber que você não está lá. E, vamos combinar que você não gostaria de perder esta oportunidade, não é mesmo?

#2 Construir relacionamentos

O quanto você é próximo de seus cliente hoje? Conhece quem são e quais seus hábitos de consumo? Conhecer o cliente é algo bem importante quando falamos de marketing digital. Pois as ações tenderão a oferecer à empresa a certeza que o seu material chegará às pessoas certas.

Claro que isso apenas depois de muita pesquisa de mercado e construção de personas. Contudo, com as estratégias digitais, sua empresa pode construir uma audiência, acumulando seguidores, por exemplo. Mas, o melhor disso tudo é que você estará divulgando para pessoas que realmente possuem intenção de comprar o seu produto.

Para trabalhar com uma audiência, você pode capturar seguidores nas redes sociais, assinantes da sua news e etc. Aqui, a estratégia se baseia em fisgar os usuários que compactuam com as suas ideias e poderiam realmente se tornar clientes.

#3 O lugar certo com o público certo

Não apenas construir um relacionamento com o cliente ideal, mas, no marketing digital, podemos influenciar a decisão de compra na hora certa. E, isso o distingue drasticamente do Marketing Offline.

Há tempos atrás, apenas a TV, o jornal e o rádio eram os canais possíveis de comunicação com a massa. Todos recebiam os mesmos conteúdos totalmente padronizados. Dessa maneira, ficava difícil de oferecer seu produto para a pessoa certa, sendo que não havia uma seleção específica.

Ao investir em Marketing Digital, a segmentação atinge um patamar muito mais certeiro no alcance do seu público. Hoje ainda existem ferramentas capazes de realizar diversas segmentações e garantir uma comunicação diferente para cada tipo de cliente. Com ações personalizadas, seus resultados podem ser incrivelmente melhores.

#4 Destacar-se no mercado

Como comentei anteriormente, muitas empresas ainda não migraram para o digital. Logo, tomar esta atitude te deixará na frente de muitos concorrentes que ainda não despertaram para o mundo virtual.

Existem milhares de formas de se destacar da concorrência utilizando os recursos online. Inclusive, em um dos meus artigos deste blog tratei exatamente sobre isso. Confira o post Práticas assertivas para se destacar da concorrência para conhecer algumas dicas bem interessantes para você.

#5 Melhor custo-benefício

Claro que Marketing Digital também precisa de investimento financeiro. Entretanto, com as inúmeras ferramentas e estratégias, é possível fazer um bom trabalho de maneira mais em conta.

No caso, comparando-se com o investimento em mídias offline, realmente acaba sendo a melhor opção de custo-benefício. Afinal, as mídias off são hoje de altíssimo valor agregado, e pode não ser tão eficiente para a sua empresa.

#6 Análise assertiva

Como conseguimos saber com assertividade quem é o seu consumidor e seus hábitos de compra, fica muito mais fácil de se obter informações deles. Um exemplo básico disso é o controle de quantos e-mails disparados foram abertos, quantos obtiveram cliques em links e, inclusive, quantos finalizaram a compra depois de receber a sua news.

Além disso, o Google Ads ainda permite uma análise completa e precisa do comportamento do seu target, como seus anúncios estão funcionando e até perceber se um post nas redes sociais teve bom resultado.

Acredito que com esses 6 motivos reais de se investir em Marketing Digital sua empresa comece agora mesmo a pensar nessa estratégia. Precisando de profissionais qualificados para alavancar seus resultados, é só falar comigo!